Conteúdo da Notícia

Desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira destaca importância da mediação para a solução de conflitos

Desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira destaca importância da mediação para a solução de conflitos

Ouvir: Desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira destaca importância da mediação para a solução de conflitos

A desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), participou, nesta terça-feira (11/12), do encerramento da segunda turma do Curso de Mediação Judicial do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A capacitação teve início no dia 20 de novembro, na Escola Superior da Magistratura (Esmec).

Ao todo, foram qualificados 23 alunos. Na última aula, eles foram separados em grupos e simularam uma mediação. Ao final, os representantes das equipes apresentaram as principais dificuldades encontradas e avaliaram a atuação dos colegas.

Para João Paulo Souza Silva, oficial de Justiça em Pacatuba, o curso foi positivo. “Deixei de ver o processo como um litígio e passei a enxergá-lo como efetiva interação social entre as partes, na qual cabe ao Poder Judiciário buscar a origem do problema e a solução para que as partes possam restabelecer as relações sociais”.

A psicóloga Rosane Maneiro considerou que a capacitação ajudou-a a aprender uma técnica que ela desconhecia. “Deu mais consistência à teoria, pois aprendemos técnicas novas para receber as partes, de modo que ambas saiam satisfeitas”.

Ao final, a desembargadora Nailde Pinheiro destacou a importância de colocar em prática as ideias trocadas durante o curso e disse estar otimista com o futuro da mediação no Brasil. “Ter a oportunidade de aplicar na prática o que se aprendeu na teoria durante o curso é fundamental. Na prática, as pessoas trazem o conflito e o mediador precisa saber dizer a palavra correta, no momento correto”.

A desembargadora disse ainda que na mediação é preciso deixar as pessoas à vontade para que possam expor os problemas. Ela disse estar convencida de que o curso proporciona às pessoas conhecimento delas mesmas.

A coordenadora do Núcleo, juíza Helga Medved, afirmou que o mediador deve transmitir às partes empatia e paciência para que elas se sintam importantes e o acordo possa ser celebrado.

O curso teve como instrutoras a gestora do Núcleo, Veridiana Monteiro Chaves, Lara Coe Mota, Ana Karine Pessoa e Tereza Mônica Sarquis.