
8ª Vara de Família do Fórum Clóvis Beviláqua promove 97 acordos em cinco dias
- 2988 Visualizações
- 16-07-2012
A 8ª Vara de Família da Comarca de Fortaleza realizou 97 acordos durante mutirão de conciliação. A unidade judiciária resolveu 51 casos de divórcio consensual, 44 de execuções de alimentos e duas exonerações (quando o pai não é mais obrigado a pagar alimentos).
Na avaliação do juiz Geraldo Bizerra de Sousa, titular da Vara, o bom resultado se deve à prática da conciliação. “O contato direto com as partes é fundamental. Isso mostra que, por meio do diálogo, podemos chegar a uma solução e, consequentemente, atender aos anseios da sociedade”.
Ainda segundo o magistrado, outra medida que ajuda na solução dos processos é a realização de audiências extrapauta, ou seja, quando as partes, juntas, procuram a unidade para resolver os problemas. Nessas situações, o atendimento é imediato, não sendo necessário agendamento antecipado ou intimação prévia.
De acordo com o diretor de Secretaria da 8ª Vara de Família, George Lincoln, o Sistema de Automação da Justiça (SAJ), software utilizado na gestão dos processos virtuais, também foi essencial para alcançar o objetivo. “O Sistema nos ajudou a gerenciar melhor e agilizar o trâmite processual”.
O mutirão de conciliação ocorreu entre os dias 2 e 6 deste mês, no Fórum Clóvis Beviláqua.