Conteúdo da Notícia

Estudantes de escolas públicas participam de projeto do Tribunal de Justiça do Ceará

Estudantes de escolas públicas participam de projeto do Tribunal de Justiça do Ceará

Ouvir: Estudantes de escolas públicas participam de projeto do Tribunal de Justiça do Ceará

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) recebeu, nesta quarta-feira (07/03), a visita de 21 estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio (EEFM) Prof. Aloísio Barros Leal e de 40 alunos da EEFM Governador Flávio Marcílio. O encontro faz parte do Programa “Justiça e Cidadania”, que tem como objetivo aproximar o Judiciário estadual da sociedade.
Inicialmente, os estudantes conheceram o Memorial do Poder Judiciário do Estado do Ceará, fundado em 1966, na gestão do desembargador José Ari Cisne, e localizado no andar térreo do Palácio da Justiça, no Cambeba. Em seguida, foram ao Setor de Protocolo, onde receberam informações sobre digitalização e processo de virtualização da Justiça estadual.
Os estudantes da EEFM Aloísio Barros Leal assistiram à sessão da 5ª Câmara Cível, sendo saudados pelo presidente do órgão julgador, desembargador Francisco Suenon Bastos Mota. Já os alunos da Escola Governador Flávio Marcílio assistiram à sessão da 2ª Câmara Cível, e também receberam os cumprimentos do presidente do órgão colegiado, desembargador Ademar Mendes Bezerra.
As visitas orientadas objetivam fazer com que os estudantes compreendam o funcionamento da Justiça de 2º Grau. “A finalidade é quebrar o paradigma de que o Judiciário é um Poder hermético e ficar aberto para que a comunidade estudantil conheça as funções e atividades da Justiça”, destacou Clara Leonor Távora Teixeira, diretora do Departamento de Otimização Organizacional da Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Seplag) do Tribunal.
Mikaelle Moura, estudante do 3º ano da EEFM Aloísio Barros Leal, destacou a importância da iniciativa. Para ela, conhecer as funções de desembargadores e juízes de Direito, além das unidades do Poder Judiciário, foi uma experiência positiva. “Agora fiquei em dúvida a respeito do curso superior que deverei escolher”, disse.
O “Justiça e Cidadania” foi instituído por meio da Resolução nº 05/2011. O programa está alinhado à Meta 4 de 2011 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).