
Núcleo de Solução de Conflitos encerra I Curso de Formação de Mediadores
- 677 Visualizações
- 03-11-2011
O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais Solução de Conflitos e Cidadania do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) encerrou, nesta quinta-feira (03/11), o I Curso de Formação de Mediadores Judiciais e Conciliadores. Durante o treinamento, 125 servidores foram capacitados sobre técnicas de solução de conflitos.
Os encontros ocorreram no Tribunal de Justiça e no Fórum Clóvis Beviláqua, de 20 de setembro a 18 de outubro. De acordo com Veridiana Monteiro Chaves, assessora pedagógica da Presidência do TJCE e integrante do Núcleo de Mediação, foram formados novos multiplicadores, conciliadores e mediadores voluntários, atendendo à Resolução nº 125, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a política jurídica nacional de tratamento aos conflitos no âmbito do Poder Judiciário.
A professora Lilia Maia de Morais Sales, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da Universidade de Fortaleza (Unifor), coordenadora e facilitadora do curso, ressaltou a importância do treinamento para colocar os servidores em contato com a teoria e a prática da mediação e conciliação. “Desenvolver uma atividade tão rica, que é facilitar diálogos em prol de uma possibilidade de acordo, requer muito estudo e muita prática”.
Com o fim das aulas teóricas, os participantes passarão por um estágio. Conforme Lília Sales, o objetivo é proporcionar um estudo continuado. “Estamos organizando vários momentos de encontros e discussões que serão referentes a esse período de estágio, para que eles informem as dificuldades, desafios enfrentados e que essas experiências proporcionem uma formação cada vez melhor”, ressaltou. Conforme a professora, as atualizações e treinamentos servirão para tornar o Núcleo de Mediação do TJCE uma referência para a população como espaço de inclusão e resolução de conflitos.