Conteúdo da Notícia

Servidores do TJCE participam de capacitação no CNJ sobre processo eletrônico

Ouvir: Servidores do TJCE participam de capacitação no CNJ sobre processo eletrônico

Três servidores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) participaram de capacitação sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJe), no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília. Com carga horária de 16h, o conteúdo foi direcionado à configuração e à administração do sistema.

Estiveram presentes também servidores da Justiça Federal da 2ª Região e dos Tribunais de Justiça do Distrito Federal e Territórios, do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso. O Judiciário cearense foi representado pelos servidores Alexandre Oliveira Damasceno (analista de negócios do Projeto de Implantação do PJe), Francisco Gomes da Silva Júnior (chefe do Serviço de Organização e Métodos) e Welkey Costa do Carmo (gerente do Projeto de Implantação do PJe).

Segundo Welkey Costa, a capacitação, nos dias 31 de maio e 1º de junho, permitiu que os especialistas do CNJ tirassem dúvidas e fizessem correções nos PJes locais. “Ao adotarmos uma solução proposta pelo próprio CNJ, contamos com apoio do Conselho e estreitamos os laços”, explicou.

Entre as vantagens da ferramenta, o servidor destacou ainda a gratuidade, a flexibilidade nos fluxos processuais, o fato de ser desenvolvida em comunidade por técnicos de várias partes do país, a agilidade em decorrência da interligação com aproveitamento de dados da Receita Federal e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o agendamento automatizado de audiências e a disponibilização de modelos de petições.

Para dar continuidade à implantação do PJe no Judiciário do Ceará, o presidente do TJCE, desembargador José Arísio Lopes da Costa, solicitou ao CNJ visita técnica para validar os trabalhos, uma vez que a implantação do projeto-piloto ocorrerá em agosto deste ano. “Estamos fechando um ciclo. Estamos muito próximos de concluir”, disse o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Dilthey Pontes Forte.

Outros detalhes sobre o sistema digital você confere na entrevista concedida pelo secretário ao programa “CNJ em Ação”, da TV Justiça, durante o I Encontro Nacional sobre Processo Eletrônico, ocorrido em Brasília no dia 29 de maio deste ano. Na ocasião, o vice-presidente do TJCE, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, representou o presidente do Tribunal de Justiça.

Para acessar o vídeo, clique no link https://www.tjce.jus.br/paginas_banners/videos/dilthey.mp4