Respeito é um Gol de Placa: Judiciário e instituições parceiras iniciam preparativos para ação na final do Campeonato Cearense de Futebol
- 796 Visualizações
- 12-02-2026
A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) se reuniu, nesta quinta-feira (12/02), com instituições parceiras da campanha “Respeito é um Gol de Placa”, que visa transformar estádios em espaços de mais respeito e equidade de gênero. O objetivo do encontro, na sede do Poder Judiciário, foi iniciar os preparativos para a ação que ocorrerá na final do Campeonato Cearense de Futebol, marcada para 08 de março, Dia Internacional da Mulher.
“Estamos o ano inteiro chamando a atenção da sociedade para a necessidade de evitar tanta violência contra a mulher e essa é uma data simbólica, muito significativa, por isso a nossa intenção é dar ainda mais visibilidade nesta grande final. Queremos o respeito à vida da mulher, por isso o nome da campanha: Respeito é um Gol de Placa”, ressaltou a presidente da Coordenadoria da Mulher do TJCE, desembargadora Vanja Fontenele Pontes.
O vice-presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio Neto, destacou a importância de reforçar a mensagem da campanha na partida mais aguardada da competição estadual. “A Federação embarcou nesta campanha para evitar, mudar essa cultura com urgência, e ter um ambiente de paz também em casa, não só nos estádios. Estamos à disposição do Tribunal e preparando grandes novidades para esta final do dia 8”, garantiu o vice-presidente da FCF.
“Futebol é entretenimento de massa, né? Atrai milhares de pessoas, crianças, adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, mulheres, famílias. Então, temos que trabalhar essa cultura de paz para que esses grupos frequentem os estádios e possam, além de assistir ao espetáculo esportivo, ter tranquilidade, ter segurança”, afirmou o coordenador auxiliar do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor) do Ministério Público Estadual (MPCE), Wander Timbó.
O coordenador-geral da Arena Castelão, Eduardo Santos, também participou da reunião e salientou o compromisso com a iniciativa. “Ficamos muito felizes em poder contribuir com este projeto e vamos fazer o possível para levar e ampliar a comunicação do estádio para que a campanha chegue a todas as pessoas que frequentem o estádio”. Também participaram da reunião a desembargadora Silvia Soares de Sá Nóbrega, da Coordenadoria da Mulher do TJCE; e o coordenador do Núcleo de Combate à Violência Doméstica (Nucevid) do TJCE, juiz César Morel Alcântara. Presentes, ainda, a promotora de justiça Ana Claudia Torres, do Núcleo de Gênero Pró-Mulher (Nuprom) do MPCE, a servidora Juliana Figueiredo, do Nudetor, e Abel Jaguará, da Arena Castelão, além de servidoras e servidores do Tribunal de Justiça.

Ao final do encontro, ficou agendada uma próxima reunião para o dia 19 de fevereiro. Serão convidados os quatro clubes que disputam a semifinal da competição: Ceará, Floresta, Ferroviário e Fortaleza.
A CAMPANHA
A campanha “Respeito é um Gol de Placa” foi lançada no dia 11 de janeiro de 2026, no Clássico das Cores (Ferroviário x Fortaleza), no Estádio Presidente Vargas (PV). Depois a ação foi levada à partida entre Ceará e Maranguape, no dia 14, no PV. Nesse último domingo (08/02), no primeiro Clássico-Rei do ano (Ceará x Fortaleza), a mobilização foi realizada, pela primeira vez, na Arena Castelão.
Durante os jogos, mensagens exibidas nos telões reforçam os canais de denúncia, como a Central de Atendimento à Mulher (Disque 180), e a importância de combater qualquer forma de violência de gênero. Também há distribuição de cartazes informativos e camisetas da campanha, que são vestidas por jogadores, crianças e mascotes dos times e da Federação.
A mobilização conta com o apoio da FCF, das Secretarias de Esportes e da Segurança Pública do Estado, do Ministério Público, da Polícia Militar e dos clubes de futebol.



