Conteúdo da Notícia

Pesquisa de Satisfação: 87,72% dos usuários estão satisfeitos com atendimento do Judiciário

Ouvir: Pesquisa de Satisfação: 87,72% dos usuários estão satisfeitos com atendimento do Judiciário

O Poder Judiciário cearense está cada vez mais próximo dos(as) cidadão(ãs). É o que mostra a mais recente Pesquisa de Satisfação do TJCE, realizada ano passado, que aponta um aumento no índice de aprovação do atendimento, resultado direto das melhorias implementadas com base nos dados de 2023, que proporcionam um acolhimento mais adequado e uma prestação jurisdicional mais rápida e eficiente.

Em 2023, 81,44% dos usuários afirmaram estar satisfeitos com o atendimento do Poder Judiciário; já em 2024, o número subiu para 87,72%. O resultado, de acordo com a gerente de Atendimento Externo do TJCE, Mariana Nunes, é fruto da expansão da Central de Atendimento Judicial (CAJ) e da Central Interna de Atendimento (CIAT), além do aumento dos Pontos de Inclusão Digital (PID) em todo o estado.

Como foco na humanização do atendimento, a Central de Atendimento Judicial (CAJ) tem sido aprimorada com protocolos específicos para grupos vulneráveis, como moradores de áreas rurais, gestantes e pessoas com dificuldades na fala. O destaque é a CAJ Mulher, que oferece apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade, contribuindo significativamente para fortalecer a rede de proteção e o acesso a serviços essenciais.

Ao todo, já são 54 CAJs instaladas, sendo 53 no Interior do Estado, além dos núcleos remotos, que, juntos, totalizaram 659 mil atendimentos somente em 2024, consolidando-se como o principal canal de acolhimento e orientação ao cidadão.

Já a Central Interna de Atendimento (CIAT), criada para auxiliar magistradas, magistrados, servidoras, servidores e demais colaboradoras e colaboradores do TJCE, registrou 68 mil atendimentos em 2024, entre presenciais e remotos, garantindo mais agilidade no suporte a magistrados, servidores e unidades judiciais nas demandas internas.

A gerente destacou, ainda, a importância dos Pontos de Inclusão Digital (PID), que estão na quarta fase de expansão. Atualmente, os PIDs já atendem 14 comarcas e, com a previsão de mais 8 novas unidades neste ano, a meta é alcançar 22 PIDs ativos em todo o Estado.

Além disso, dois novos Núcleos de Justiça 4.0 foram implantados. Operando de forma virtual, esses núcleos permitem aos cidadãos serem atendidos ou participarem de audiências sem precisar ir ao Fórum. Essa iniciativa tem acelerado o andamento dos processos e contribuído para maior eficiência na prestação jurisdicional.

“As ações implementadas refletem o compromisso do TJCE com a ampliação do acesso à Justiça, a humanização dos serviços e o uso de tecnologia para aproximar o Judiciário da sociedade”, ressalta a gerente.

 

PARTICIPE DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO 2025

 

Você também pode contribuir para a Pesquisa de Satisfação anual, que avalia desde a qualidade do atendimento até a infraestrutura dos prédios, celeridade, acessibilidade, comunicação, transparência e proximidade com a população, ajudando o Tribunal a acompanhar as demandas e implementar melhorias.

Advogados(as), membros da Defensoria Pública e Ministério Público, partes em processos e testemunhas também podem participar.

A Pesquisa de Satisfação 2025 pode ser realizada até o próximo dia 31 de outubro clicando AQUI.

Agenda2030