Conteúdo da Notícia

Núcleo de Conciliação discute capacitação de colaboradores que irão atuar na solução de conflitos

Núcleo de Conciliação discute capacitação de colaboradores que irão atuar na solução de conflitos

Ouvir: Núcleo de Conciliação discute capacitação de colaboradores que irão atuar na solução de conflitos

A supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos e Cidadania (Nupemec), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, reuniu-se na tarde desta segunda-feira (29/07) com representantes da Associação dos Notários e Registradores do Ceará (Anoreg-CE) e do Sindicato dos Notários, Registradores e Distribuidores do Estado do Ceará (Sinoredi-CE).

No encontro, realizado no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), foi discutido o calendário e a metodologia da capacitação para titulares e prepostos que irão realizar mediações e conciliações extrajudiciais. De acordo com a magistrada, será publicado edital de inscrição para o treinamento. Os interessados terão de 12 a 16 de agosto para se candidatar. Inicialmente, serão ofertadas 60 vagas.

Os selecionados passarão por três semanas de capacitação. Na primeira etapa, será oferecido curso à distância. Em seguida, haverá aula presencial na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). A última etapa será de estágio supervisionado pelo Nupemec.

A desembargadora afirmou que serão objeto das mediações e conciliações apenas os direitos patrimoniais disponíveis (aqueles que as partes podem usar e comercializar livremente, de acordo com a vontade). Ela destacou que, quando estiverem prontos para atuar, “os colaboradores serão importantes ferramentas à disposição da sociedade na solução de conflitos”.

A coordenadora do Núcleo de Mediação, juíza Helga Medved, ressaltou que as serventias extrajudiciais têm trabalho reconhecido pela sociedade. “Vamos aproveitar a credibilidade que os cartórios têm no Ceará e em todo o Brasil para esse novo trabalho de solução de conflitos”.

O presidente da Anoreg, Alexandre Alencar, disse que os cerca de 500 cartórios do Estado estão prontos para contribuir com a Justiça. “Esse é um serviço que não tínhamos e que será importante para desafogar o Poder Judiciário. Com certeza a sociedade irá receber bem a iniciativa, porque tem segurança no trabalho que desempenhamos”. Para o 1º secretário do Sinoredi, Francisco José Leite Pinheiro, a inclusão do serviço vai “melhorar o atendimento para quem precisa e aproximar ainda mais os cartórios da sociedade”.

A capacitação atende ao Provimento nº 12/2013, da Corregedoria Geral da Justiça. O documento, publicado no Diário da Justiça Eletrônico do dia 24 de junho, autoriza titulares de cartórios a realizar mediações e conciliações extrajudiciais. O objetivo da medida é reduzir a judicialização de conflitos, a quantidade de recursos e de execução de sentenças.

NUPEMEC

O Nupemec trabalha com os métodos consensuais da conciliação e a mediação para solucionar e prevenir conflitos na Justiça. Tem como função implantar uma cultura de paz na sociedade. O Núcleo foi instituído por meio do Provimento n° 03/2011 e da Portaria n° 281/2011, em virtude da Resolução n°125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos.