Conteúdo da Notícia

Novas regras de autorização de viagens para menores são tema do “Judiciário em Evidência”

Novas regras de autorização de viagens para menores são tema do “Judiciário em Evidência”

Ouvir: Novas regras de autorização de viagens para menores são tema do “Judiciário em Evidência”

O programa “Judiciário em Evidência” desta edição mostra as mudanças nas regras de autorização de viagens para crianças e adolescentes promovidas pela Lei nº 13.812, que trata da política nacional de busca de pessoas desaparecidas. Quem fala sobre o assunto é a coordenadora dos Processos Administrativos e Judiciais da Infância e Juventude do Fórum Clóvis Beviláqua, Nathália Cruz.
Segundo a servidora, a Lei nº 13.812 alterou regras do Estatuto da Criança e do Adolescente referentes a viagens, com o objetivo de dar maior proteção a esse público. De acordo com a nova determinação, menores de 16 anos de idade, que não estejam acompanhados do pai, da mãe ou de parente até o terceiro grau, precisam de autorização para viajar dentro do território brasileiro.
Com relação a viagens internacionais, as determinações permanecem as mesmas. É preciso autorização de ambos os pais, tanto para crianças quanto para adolescentes. O documento pode ser feito em cartório, mediante reconhecimento de firma, ou nos fóruns. No caso de viagens nacionais, é possível também procurar os agentes de proteção situados na rodoviária ou no aeroporto.
Nathália Cruz destacou que não existe um prazo para obter o termo de autorização, mas orientou que os pais providenciem o documento com antecedência de pelo menos 15 dias, sobretudo em viagens internacionais. A documentação pode ser válida por até dois anos.
O programa desta semana mostra também a primeira reunião oficial do Comitê de Governança do “Pacto por um Ceará Pacífico”. Na ocasião, o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Washington Araújo, e o governador Camilo Santana ressaltaram os resultados positivos do programa “Tempo de Justiça”, que monitora e acelera o julgamento de crimes de homicídio com autoria esclarecida.
O chefe do Judiciário também tem promovido reuniões com representantes da sociedade para apresentar o Programa Celeridade, conjunto de iniciativas que compõem o Plano de Gestão 2019-2021 do TJCE. Um dos encontros ocorreu no dia 10 de abril, no Palácio da Justiça, com mais de 20 deputados estaduais.
E no dia 15 de abril, magistrados e servidores no Fórum Clóvis Beviláqua conheceram detalhes do projeto de implantação da Secretaria Judiciária de 1º Grau, que está inserido no Programa Celeridade.
Veja também a entrega de documentos de autorização de pagamento de precatórios a 163 credores do Estado e do Município de Fortaleza incluídos na lista de prioridade (idosos, deficientes físicos e portadores de doença grave). O montante pago totaliza R$ 4,8 milhões. De forma inédita, pessoas que não solicitaram a prioridade foram beneficiadas de forma automática.
Confira ainda a obrigação dos cartórios de lavrar escritura de união estável homoafetiva, no quadro “É direito seu”.
O programa será exibido neste sábado (27/04), às 14h, na TVC, e às 18h30, na TV Assembleia; segunda-feira (29/04), às 14h30, na TV Fortaleza; e terça-feira (30/04), às 20h, na TV O Povo. Haverá ainda reprise nessas emissoras, nos dias 4, 6 e 7 de maio, respectivamente.
CANAIS
TVC – canal 5.1 digital aberto
TV Assembleia – canal 31.1 digital aberto
TV O Povo – 23 da Multiplay e 24 da NET
TV Fortaleza – canal 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).
O programa fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.