Conteúdo da Notícia

Nova rodada de visitas do “Corregedoria Mais Perto” viabiliza escuta de juízas(es) e servidoras(es) das Comarcas de Aracati, Jaguaruana e Beberibe

Ouvir: Nova rodada de visitas do “Corregedoria Mais Perto” viabiliza escuta de juízas(es) e servidoras(es) das Comarcas de Aracati, Jaguaruana e Beberibe

Em mais uma rodada de visitas do programa “Corregedoria Mais Perto”, nesta semana, a equipe da Corregedoria-Geral de Justiça do Ceará (CGJ-CE) se reuniu com os profissionais que atuam nas Comarcas de Aracati, Jaguaruana e Beberibe. A iniciativa foi lançada em março com o objetivo de aproximar a CGJ-CE daqueles(as) que compõem o Judiciário estadual e de garantir o aprimoramento contínuo da prestação jurisdicional.

“É uma alegria dar continuidade ao ‘Corregedoria Mais Perto’ em um novo momento de escuta e diálogo. O programa vem possibilitando que conheçamos o dia a dia das comarcas visitadas, inclusive os desafios enfrentados. A ideia é fortalecer a atuação da CGJ-CE como parceira de juízas, juízes, servidoras e servidores, melhorando a rotina de trabalho e, consequentemente, o atendimento às demandas da sociedade”, destacou a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Marlúcia de Araújo Bezerra.

Para o juiz Lucas Rocha Solon, titular da Vara Única Criminal de Aracati, o encontro, realizado na segunda-feira (20/05), no fórum da cidade, representou uma oportunidade para que os profissionais pudessem compartilhar experiências e receber conselhos. “A reunião com juízas e juízes da 12ª Zona Judiciária foi muito produtiva, pois foram repassadas orientações importantes que buscam aprimorar o serviço prestado aos jurisdicionados. A corregedora se mostrou disponível para ouvir a todos sobre dificuldades e sobre sugestões visando a melhoria das atividades. Magistradas, magistrados, servidores e servidoras conseguiram ficar bem à vontade”, detalhou. Na mesma data, a desembargadora também visitou as instalações do Fórum de Jaguaruana.

 

Foto com várias pessoas durante visitas às comarcas
A equipe da Corregedoria orienta e fiscaliza os serviços judiciais e extrajudiciais durante visitas às comarcas

 

Durante as visitas são realizadas rodas de conversa com profissionais de unidades judiciais, extrajudiciais, penitenciárias e similares para coletar ideias, críticas, sugestões e soluções, que serão posteriormente discutidas. Desde o lançamento, o “Corregedoria Mais Perto” já viabilizou reuniões semelhantes nas Comarcas do Crato, Baturité, Mulungu, Redenção e Pacoti.

Na terça-feira (21/05), foi a vez da unidade prisional de Fortim e da Comarca de Beberibe serem contempladas pelo programa. A juíza Juliana Bragança Fernandes Lopes, auxiliar da 12ª Zona Judiciária, ressaltou a relevância de ter os gestores do TJCE próximos de servidoras e servidores tanto na Capital quanto no Interior. “Como é bom ter, em cargos tão importantes, pessoas que fazem questão de estar presentes em todos os lugares, ouvindo a todos com carinho, com um olhar humano. Foi realmente muito especial”, avaliou.

SAIBA MAIS

O cronograma de visitas do “Corregedoria Mais Perto” é organizado pela Diretoria-Geral da CGJ-CE e conta com divulgação mensal. Além de orientar e fiscalizar os serviços judiciais e extrajudiciais em âmbito estadual, o órgão realiza processos administrativos e avalia o desempenho de juízas e juízes, bem como de secretarias de vara e de outras unidades, com o intuito de zelar pelo funcionamento adequado do Poder Judiciário do Ceará.

 

Link que dá acesso à galeria de fotos

Agenda2030