
Nova desembargadora do TJCE defende Justiça feita com amor e compaixão
- 905 Visualizações
- 06-07-2012
A desembargadora Maria Vilauba Fausto Lopes, durante discurso de posse no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), lembrou a trajetória no magistério e defendeu a Justiça “feita com amor e compaixão”. A solenidade ocorreu nesta sexta-feira (06/07), no auditório do Pleno, sob o comando do presidente do Tribunal, desembargador José Arísio Lopes da Costa.
Maria Vilauba, que assumiu pelo critério de merecimento, relembrou as dificuldades enfrentadas no início da carreira como juíza, na Comarca de Tamboril, distante 301 km de Fortaleza. Destacou a atuação em outras comarcas e a colaboração dos servidores. Foi a primeira mulher a assumir uma Vara da Fazenda Pública, o que ocorreu em 1996, quando se tornou titular da 5ª Vara desse tipo.
A desembargadora ressaltou que “se não houver amor e compaixão com aqueles que buscam e defendem os seus direitos, e direitos fundamentais, com a dignidade humana, pilar deste nosso tão defendido Estado Democrático de Direito, não como há como se falar em justiça”.
Agradeceu à professora Adísia Sá pela ajuda no início da carreira em Tamboril e, em especial, à família. “Estes são os meus companheiros de toda a vida”. Lamentou não poder contar com a presença dos pais, Raimundo Fausto de Sousa e Francisca Viana, do marido José Adriano Lopes e da filha Ariana Morena, que faleceram precocemente.