Conteúdo da Notícia

Lançamento: Peças processuais do PJe estão disponíveis para advogadas e advogados em nova versão do TJCE Mobile

Ouvir: Lançamento: Peças processuais do PJe estão disponíveis para advogadas e advogados em nova versão do TJCE Mobile

Pensando em aprimorar o atendimento àqueles que buscam o Judiciário, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) apresentou, nesta quarta-feira (23/04), uma nova versão do aplicativo TJCE Mobile, visando ampliar o acesso a diferentes serviços judiciais. O lançamento ocorreu durante o evento “A Nova Era da Justiça – Humanização e Inovação”, no Fórum Clóvis Beviláqua (FCB).

“O aplicativo já existe há algum tempo, mas como todo elemento que emprega tecnologia, principalmente em relação à informação, a aceleração de aperfeiçoamentos tem sido cada vez maior, incorporando funcionalidades que facilitem tanto a vida de aplicadores do Direito quanto dos jurisdicionados”, detalhou o presidente da Corte, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, destacando que o TJCE Mobile deve seguir sendo continuamente enriquecido.

A partir de agora, advogadas e advogados conseguem, por meio do ambiente virtual, visualizar todas as peças processuais no âmbito do Processo Judicial Eletrônico (PJe). “Este é mais um avanço do TJCE Mobile, com o intuito de levar para os nossos públicos principais a ferramenta mais importante de acesso ao Poder Judiciário”, afirmou o secretário-geral da área Judiciária do TJCE, Nilsiton Aragão, responsável por apresentar as novidades durante o evento. Na área específica para tais profissionais dentro da plataforma, a partir de cadastro, já era possível visualizar e receber alertas referentes a processos, bem como ter acesso a calendário de audiências.

Atualmente, além da consulta processual para o acompanhamento simplificado da tramitação de processos, o aplicativo permite que usuárias e usuários contatem a Central de Atendimento Judicial (CAJ), bem como disponibiliza lista de contatos das unidades da Justiça estadual. É possível ainda: solicitar a autorização de viagens para crianças e adolescentes; enviar propostas de acordo aos Juizados Especiais em casos de acidentes de trânsito; emitir certidões judiciais e requerer outras espécies de certidões; requisitar o agendamento de audiências de conciliação; e participar ativamente da evolução do TJCE, enviando sugestões, críticas e elogios à Ouvidoria do Poder Judiciário.

 

O lançamento da nova versão do aplicativo ocorreu no evento “A Nova Era da Justiça – Humanização e Inovação”, no FCB

 

A área destinada às mulheres é outro destaque da ferramenta, pois garante que vítimas de violência doméstica e familiar encontrem facilmente informações sobre seus direitos, além de contatos de instituições envolvidas na rede de apoio. Já com o “Dicionário Jurídico”, cidadãs e cidadãos podem esclarecer dúvidas sobre termos jurídicos por meio de linguagem simplificada e de animações criadas especificamente para facilitar o entendimento e aproximar o Judiciário da sociedade.

 

 

HUMANIZAÇÃO E INOVAÇÃO

 

Durante o lançamento, a diretora do FCB, juíza Solange Menezes Holanda, ressaltou que, embora a tecnologia seja um importante facilitador das atividades diárias, a prioridade sempre será atender as necessidades e particularidades de cada ser humano. “Que a gente possa fazer dessas ferramentas instrumentos que nos ajudem a trabalhar com mais qualidade, mais celeridade e eficiência. Esse é o nosso objetivo”, declarou a magistrada. No evento, o diretor do Núcleo de Governança da Comarca de Fortaleza, Élber Gonçalves, apresentou o Planejamento Estratégico do Fórum Clóvis Beviláqua, que norteará as ações e metas da unidade nos próximos anos.

Também definindo as demandas de cidadãs e cidadãos como ponto central das atividades, o diretor estadual de Atendimento do TJCE, Nelson Nogueira, explicou sobre as conquistas alcançadas na área a partir da identificação das principais necessidades do público. “O FCB foi onde começamos o processo de humanização do atendimento, foi o grande laboratório, e deu certo. Agora, estamos avançando para águas mais profundas”, disse, lembrando que, em 2024, a Corte alcançou o índice de 97,71% de satisfação com o atendimento.

 

GESTÃO HUMANÍSTICA

 

Os participantes do evento tiveram a oportunidade de assistir à palestra “A Gestão Humanística, uma inovação em tempos de Inteligência Artificial”, ministrada pelo professor João André de Barros Teixeira, que abordou temas como os desafios enfrentados atualmente, em meio à utilização massiva da tecnologia, e a importância de assegurar o bem-estar coletivo, tendo as pessoas como protagonistas de decisões e estratégias de gestão. “O humanismo não é contrário à tecnologia. Na verdade, uma tecnologia bem aplicada traz uma série de vantagens humanísticas”, assegurou.

 

Os participantes também assistiram à palestra sobre “Gestão Humanística, uma inovação em tempos de Inteligência Artificial”

Estiveram presentes ainda a vice-diretora do FCB, juíza Daniela Lima da Rocha, o CEO do Grupo Portfólio, Cássio Germano Gurgel Soares, bem como magistradas, magistrados, servidoras, servidores e demais colaboradoras e colaboradores da Justiça estadual.

 

Agenda2030