Conteúdo da Notícia

Juizado da Mulher de Juazeiro do Norte planeja convênio com Urca para capacitar agentes públicos

Juizado da Mulher de Juazeiro do Norte planeja convênio com Urca para capacitar agentes públicos

Ouvir: Juizado da Mulher de Juazeiro do Norte planeja convênio com Urca para capacitar agentes públicos

O Juizado de Violência contra a Mulher de Juazeiro do Norte está organizando encontro com a reitora da Universidade Regional do Cariri (Urca), professora Otonite Cortez, e representantes de órgãos ligados ao combate à violência doméstica. O objetivo é planejar convênio para capacitação permanente de profissionais de segurança pública e demais agentes que atuam no atendimento de casos envolvendo a Lei Maria da Penha na região.

A reunião está marcada para o próximo dia 11 de dezembro, às 14h30. A comitiva será composta pela desembargadora Francisca Adelineide Viana, presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, a secretária de Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), Mariana Lobo, promotores de Justiça, defensores públicos e delegados regionais. O Juizado da Mulher de Juazeiro do Norte, que também atende às Comarcas de Crato e Barbalha, tem como titular o juiz José Mauro Lima.

“Percebemos a necessidade de implantar projeto de extensão beneficiando policiais, agentes penitenciários e outros parceiros. A ideia é que os cursos sejam ministrados por professores da Faculdade de Direito da Urca e que forneçam noções de Direito Constitucional, Penal, Processual Penal e Perícia Forense”, disse o magistrado.
Também no dia 11 de dezembro, a Comitiva irá se reunir com integrantes do sistema Judiciário da região para falar sobre o programa de monitoramento eletrônico de infratores da Lei Maria da Penha.

PRÓXIMAS AÇÕES
Na próxima segunda-feira (17/11), a desembargadora Adelineide Viana estará na sede da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) para discutir parceria entre a STDS e o Sistema Nacional de Emprego e Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT) para capacitação e inclusão no mercado de trabalho de mulheres vítimas de violência.

O encontro ocorrerá às 10h30, na sede da STDS (rua Soriano Albuquerque, 230 – Joaquim Távora). Estarão presentes o secretário da STDS, Josbertini Clementino, a secretária Mariana Lobo, a defensora pública Elizabeth Chagas e a juíza Rosa Mendonça, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza.

No mesmo dia, às 17h30, a juíza Rosa Mendonça e o juiz auxiliar Luiz Carlos Saraiva Guerra (respondendo pelo 6º Juizado Especial Cível e Criminal de Fortaleza) participarão da solenidade de posse do Conselho Cearense de Direitos da Mulher e do Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta. O evento será realizado no auditório do Centro Dragão do Mar, na Praia de Iracema.

Os juízes representarão o Tribunal de Justiça no fórum, que está inserido no programa “Mulher: viver sem violência”, do Governo Federal. O programa objetiva integrar os serviços oferecidos às mulheres em situação de violência, mediante a articulação dos atendimentos no âmbito da saúde, justiça, rede socioassistencial e de autonomia financeira. Entre as estratégias de ação está a utilização de unidades móveis de atendimento.

A desembargadora Adelineide Viana também estará no seminário para elaboração do regimento interno da Câmara Técnica Estadual de Gestão do Pacto de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, na próxima quarta-feira (19/11). A reunião ocorrerá na Casa das Coordenadorias Especiais (rua Silva Paulet, 334, Meireles), das 9h às 16 horas.