Judiciário e Secretaria das Mulheres articulam parceria para ampliar serviços dos Juizados em novas Casas da Mulher Cearense
- 1426 Visualizações
- 21-05-2025
Para ampliar os serviços disponibilizados pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), como o Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher que funcionam nas dependências da Casa da Mulher Cearense, a secretária da Secretaria das Mulheres do Ceará, Lia Gomes, apresentou aos gestores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o projeto de implementação de três novas Casas que serão instaladas em Tauá, Iguatu e Crateús. A reunião institucional aconteceu nesta quarta-feira (21/05), na sede do Poder Judiciário, no Cambeba.
O presidente do TJCE, Heráclito Vieira de Sousa Neto, foi bastante receptivo à proposta apresentada, e afirmou que vai trabalhar firme para que o planejamento da ampliação do Juizado da Mulher seja mantido com excelência nas unidades de apoio à mulher.
As novas unidades integram uma política pública que visa oferecer acolhimento, proteção e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência. Conforme detalhado durante a reunião, a unidade de Tauá é a mais adiantada e tem previsão de inauguração para setembro deste ano, seguida pela de Crateús, prevista para novembro. A de Iguatu ainda não tem previsão de entrega.
Atualmente, o Ceará conta com 25 casas municipais de atendimento ao público feminino, estruturas menores em comparação com as Casas da Mulher Cearense, mas fundamentais para descentralizar o acolhimento e garantir presença institucional em localidades onde não há sequer delegacias especializadas. A meta é ampliar o número e a qualidade dos serviços ofertados nessas unidades, em razão da diversidade de realidades do Interior e das dificuldades de acesso enfrentadas por muitas vítimas, especialmente nas zonas rurais.
A Casa da Mulher Cearense atua com rede de proteção e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência e vulnerabilidade. As Casas dispõem de serviços especializados e integrados para atender diversas situações e auxiliar as mulheres na quebra do ciclo da violência. Além de Fortaleza, existem três Casas da Mulher Cearense no Interior, localizadas nos municípios de Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral, onde contam com Delegacia de Defesa da Mulher, serviços do Tribunal de Justiça, de atendimento psicossocial, do Ministério Público e da Defensoria Pública. O atendimento acontece 24 horas, todos os dias da semana.
CONTATOS
Casa da Mulher Brasileira – Fortaleza
Rua Tabuleiro do Norte com Rua Teles de Sousa (Couto Fernandes – Fortaleza)
Fone: (85) 31082999 / 31082998 / 31082997 E-mail: casadamulherbrasileiradoceara@mulheres.ce.gov.br
Casa da Mulher Cearense – Juazeiro do Norte
Av. Pe. Cícero, 4501, São José
Fone: (85) 98128-8071 | E-mail: casadamulhercearense.cariri@mulheres.ce.gov.br
Casa da Mulher Cearense – Quixadá
Rua Luis Barbosa da Silva – Planalto Renascer
Fone: (85) 98957-2422 | E-mail: casadamulhercearense.quixada@mulheres.ce.gov.br
Casa da Mulher Cearense – Sobral
Av. Monsenhor Aloísio Pinho, s/n – bairro Gerardo Cristino de Menezes
Fone: (85) 98959-7453 | E-mail: casadamulhercearensesobral@gmail.com



