Conteúdo da Notícia

Judiciário apresenta os 13 projetos selecionados do 1º Ciclo do Programa de Desenvolvimento de Gestores

Ouvir: Judiciário apresenta os 13 projetos selecionados do 1º Ciclo do Programa de Desenvolvimento de Gestores

Com o propósito de incentivar a cultura de inovação e reconhecer práticas de gestão alinhadas às diretrizes estratégicas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promoveu, nessa sexta-feira (29/08), evento de conclusão do 1º Ciclo do Programa de Desenvolvimento de Gestores (PDG). As apresentações dos projetos aconteceram na sede da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) e contou com a participação de servidoras e servidores de diversas unidades do Poder Judiciário estadual.

Na ocasião, foram apresentados os 13 projetos mais bem avaliados entre os que foram elaborados durante a formação, conduzida pelo Centro de Formação de Servidores (Cefor), unidade vinculada à Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do TJCE.

“Estamos reunidos hoje para a apresentação dos 13 melhores projetos desenvolvidos no PDG, iniciativa consolidada pelo Tribunal e que, neste ano, inovou ao propor que cada turma elaborasse soluções práticas e aplicativos voltados às atividades da instituição. No primeiro ciclo, realizado no primeiro semestre deste ano, participaram dez turmas, das quais foram eleitos os melhores trabalhos”, explicou a coordenadora do programa e diretora do Cefor, Ticiana Mota Sales.

Os projetos foram avaliados por uma comissão formada por secretários e lideranças estratégicas do Tribunal, em parceria com o Centro de Formação, o Laboratório de Inovação e a Coordenação de Cultura e Engajamento. As apresentações foram feitas no formato dinâmico e utilizada a metodologia de análise da viabilidade prática das propostas. Cada avaliador atribuiu cores para indicar o nível de aplicabilidade: verde (implantação em curto prazo), amarelo (ideia relevante, mas ainda em amadurecimento) e vermelho (proposta importante, porém sem viabilidade imediata).

A coordenadora do programa disse que o objetivo é transformar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, aplicando-o no dia a dia para tornar os serviços cada vez mais eficientes. “Talvez esta seja a primeira ação do Centro que leva a aprendizagem da formação diretamente para a realidade institucional, fortalecendo a entrega à sociedade.”

OS PROJETOS

Os 13 projetos apresentados foram: Robô Proativo, Juslogix, Judiciário na Palma da Mão, Decisão Judicial Inteligente, DiligenciAI, Automação Inteligente, Mandado na Hora, Inovação na Gestão Documental, Autolá, Cumpre-Fácil, Adaos, Integrar para Excelência e Acompanhamento de Custos.

O projeto Automação de Despachos e Atos Ordinatórios Simples (Adaos) teve maior pontuação, e foi premiado e priorizado para implementação no âmbito do Judiciário; em segundo lugar ficou o projeto Integrar para Excelência e em terceiro lugar o projeto Automação Inteligente.

O Adaos foi desenvolvido pelos servidores Diovanna Gonçalves Aguiar, Hebe de Moura Gomes, Humberto Jardel Souza Monteiro e Sofia Ferreira Holanda. Foi criado para enfrentar o aumento expressivo da demanda processual, que chegou a registrar mais de 649 mil novos casos apenas em 2024. O projeto propõe o uso de automação no sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) para tornar mais rápida e eficiente a execução de tarefas repetitivas.

A ferramenta funciona por meio de modelos padronizados e botões funcionais, que permitem gerar textos automáticos, classificar documentos, encaminhar tarefas e analisar prazos de forma imediata. Dessa forma, atos como intimações e notificações passam a ser cumpridos pelo sistema, diminuindo falhas humanas e acelerando o trâmite processual.

“Nosso projeto foi feito para beneficiar todo o Poder Judiciário. Nosso objetivo é reduzir o congestionamento de processos e encurtar o tempo de tramitação, por meio de um robô que automatiza atos ordinatórios vinculados aos despachos. Com isso, os servidores poderão dedicar mais tempo a outras demandas e haverá mais produtividade. O maior ganho, sem dúvida, será para o jurisdicionado, que terá ações com maior celeridade. Trata-se de uma inovação que está em fase de aperfeiçoamento, mas que já demonstra grande potencial para destacar o Tribunal em âmbito nacional”, destacou o representante do projeto ganhador, Humberto Jardel Souza Monteiro, diretor de secretaria da Vara Única de Uruoca.

A entrega da premiação surpresa aos ganhadores acontecerá na Semana do Servidor, em outubro.

FORMAÇÃO ESTRATÉGICA PARA LIDERANÇAS

O Programa de Desenvolvimento de Gestores é voltado a gestoras e gestores do TJCE, com foco na capacitação para uma atuação mais estratégica, colaborativa e alinhada aos valores institucionais de transparência, eficiência e foco em resultados. O primeiro ciclo do PDG foi realizado entre os meses de maio e junho deste ano, com aulas ministradas pelo Instituto Publix, especializado em gestão pública.

A iniciativa integra o Programa + Gestão e está alinhada à Visão 2030 do TJCE, documento estratégico que orienta as ações do Judiciário cearense com foco na melhoria da prestação jurisdicional e na ampliação do acesso à Justiça.

Promojud