Conteúdo da Notícia

Fugitivos são indiciados

Ouvir: Fugitivos são indiciados

02.03.2011 fortaleza
O delegado Sidney Furtado, titular da Delegacia Metropolitana de Itaitinga (Região Metropolitana de Fortaleza) indiciou os 10 presos que no dia 5 de fevereiro foram resgatados do Instituto Presidio Professor Olavo Oliveira (IPPOO II). Agora, os fugitivos que ainda não foram recapturados irão responder por crimes de tentativa de homicídio, lesão corporal e evasão mediante violência a pessoas.
Cerca de 30 pessoas já foram ouvidas em depoimento, inclusive a diretora do presídio, Ruth Leite. Segundo o delegado Sidney Furtado, ela atribuiu a fuga a uma suposta corrupção de agentes prisionais que estavam em serviço.
A diretora confirmou em depoimento à Policia o que já havia afirmado ao O POVO na edição do dia 7 de fevereiro, dois dias após a fuga. ?Se os presos não tivessem armados, não teria ocorrido a fuga?.
Os 10 presos saíram do presidio armados com pistolas municiadas e contaram com ajuda de homens de posse de pistolas automáticas e fuzis, quando então ocorreu um tiroteio entre eles e policiais militares.
O delegado Sidney Furtado disse ao O POVO que o inquérito sobre o caso já está ?bastante volumoso?. Além da diretora do presídio, ele tomou depoimentos de militares e agentes prisionais.
O delegado contou que pretende enviar o inquérito à Justiça até o fim desta semana, mas poderá solicitar ao Juiz e ao promotor da Comarca de Itaitinga a devolução dos autos para novas diligências por conta da complexidade do caso.
Para o delegado, o assaltante Alex Gardenal, dono de uma extensa ficha criminal, teria sido o responsável por aquela violenta ação. Segundo ele, o comparsa de Alex, Fabinho da Pavuna, teria sido o articulador do resgate.
Além de Alex Gardenal, fugiram do IPPOO II os seguintes presos: Antônio Reginaldo Araújo, Edésio Batista Neves Sobrinho, Edson Barbosa de Andrade Silva, Francisco Mauro Lima, Rosélio Chaves Vieira, Francisco Edverton Amaro Honório, Francisco das Chagas Rodrigues, Marcos Rogério Machado e Fernando Carvalho.
O delegado Sidney Furtado disse que também tomou depoimentos de familiares dos fugitivos, mas ninguém soube informar o paradeiro deles. Ele contou que as investigações para recapturar os fugitivos estão sendo feitas pela Divisão de Inteligencia da Policia (DIP) com a ajuda da Policia Militar.
Quando
ENTENDA A NOTÍCIA
O resgate dos presos do IPPOO II ocorreu por volta das 13h30min do dia 5 de fevereiro, quando ocorria uma visita a familiares dos detentos. Houve troca de tiros por vários minutos. Alexandre de Souza Ribeiro, conhecido como Alex Gardenal, foi um dos fugitivos na ação no presídio.
Landry Pedrosa
landry@opovo.com.br