
Estudantes da rede municipal visitam Tribunal de Justiça do Ceará
- 658 Visualizações
- 11-09-2012
Alunos da rede pública de ensino de Fortaleza visitaram, nesta terça-feira (11/09), o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A atividade faz parte do projeto “Justiça e Cidadania”, coordenado pela Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Seplag), em parceria com a Assessoria de Cerimonial do TJCE.
Aproximadamente 120 alunos de três estabelecimentos tiveram a oportunidade de conhecer sobre o funcionamento da 2ª Instância da Justiça do Estado. No período da tarde, o projeto beneficiou a Escola Antônio Girão Barroso (Jangurussu) e o Centro Municipal de Educação e Saúde Projeto Nascente (Itaperi). Os alunos conheceram o Memorial, a Biblioteca e o Núcleo de Digitalização de Processos, além de terem assistido a vídeo institucional.
Pela manhã, estudantes da Escola de Ensino Fundamental Frei Tito de Alencar Lima (Vicente Pinzon) estiveram na Corte de Justiça e assistiram à sessão da 7ª Câmara Cível. O presidente do órgão julgador, desembargador Ernani Barreira Porto, saudou o grupo e ressaltou a importância de trazer a juventude para dentro do Tribunal.
Ao final, os alunos receberam certidão, assinada por todos os integrantes da Câmara. “Não esperava que o Tribunal fosse tão grande nem que tivesse tantas funções”, disse Bárbara Pinheiro, de 15 anos.
A coordenadora pedagógica Stenilde Aquino destacou a iniciativa. “Muitos alunos não tinham ideia de como funciona o Judiciário. Vivenciar essa experiência, conhecer a rotina de um Tribunal e os profissionais que nele atuam é algo muito válido”, ressaltou.
Os grupos foram acompanhados pela diretora do Departamento de Otimização Organizacional da Seplag, Clara Távora.
PROJETO “JUSTIÇA E CIDADANIA”
Novos encontros estão programados para esta quarta-feira (12/09). As instituições beneficiadas serão as escolas de Ensino Fundamental e Médio Dr. César Cals e Michelson Nobre da Silva, além da Faculdade Metropolitana (Fametro).
Em atividade desde 2011, o “Justiça e Cidadania” tem o objetivo de aproximar o Judiciário cearense e a sociedade. O projeto inclui visitas monitoradas de alunos a unidades judiciárias e palestras de juízes em escolas e faculdades.