
Diretor do Fórum, MP e Polícia Civil discutem implantação do inquérito policial eletrônico
- 659 Visualizações
- 04-09-2012
O diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz José Krentel Ferreira Filho, magistrados do Grupo de Trabalho de Sistemas de Gestão Processual de 1º Grau e representantes do Ministério Público do Estado (MP) e da Polícia Civil do Ceará discutiram a implantação do inquérito policial eletrônico. A reunião ocorreu nessa segunda-feira (03/09), na Diretoria do Fórum de Fortaleza.
No encontro, foi apresentada a proposta para que os documentos tramitem de forma virtual entre as delegacias, MP e Judiciário. Ficou decidido que, antes da mudança, deverá ser feito o credenciamento dos delegados e assessores que atuam em Fortaleza. Em seguida, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) ofertará treinamentos para visualização dos inquéritos pelo Sistema de Automação da Justiça (SAJ), ferramenta virtual de tramitação dos processos utilizada pelo Judiciário estadual.
De acordo com a juíza Jacinta Inamar Franco Mota, integrante do Grupo de Trabalho, “a existência de estrutura de comunicação de dados, equipamentos com acesso à internet e certificados digitais para delegados e assessores são premissas para o sucesso do peticionamento eletrônico referente ao inquérito policial”.
O delegado geral da Polícia Civil, Luiz Carlos de Araújo Dantas, considerou que o encontro possibilitou o início para a virtualização dos procedimentos da atividade policial.