
Desembargadora Nailde Pinheiro participa de aula inaugural da segunda turma do curso de mediação
- 638 Visualizações
- 23-09-2013
A desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará, fez a abertura, nesta segunda-feira (23/09), das aulas presenciais da segunda turma do Curso de Mediação e Conciliação. O treinamento, realizado na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), é direcionado para titulares e prepostos indicados de cartórios cearenses.
Segundo a magistrada, a conciliação representa a oportunidade de as pessoas resolverem conflitos e pendências judiciais. “Com a disposição para conciliar, você resolve o litígio. Não há mais necessidade de recursos, pois as partes acordaram em solucionar o conflito e, por fim, a paz é alcançada”.
O tema inicial do curso foi “Ética”, ministrado pelo juiz Carlos Henrique Garcia de Oliveira, titular do 2º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza. Os instrutores do curso são os servidores Flávio José Moreira Gonçalves, assessor pedagógico da Esmec, Tereza Mônica Sarquis Bezerra e Maria Célia Lima Moreira.
A próxima etapa será o estágio supervisionado, que consiste em participar de dez sessões de mediação/conciliação. Essa etapa ocorrerá de 30 de setembro a 4 de outubro deste ano, em unidades do Judiciário estadual.
A capacitação atende à Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ao Provimento nº 12/2013 da Corregedoria Geral de Justiça do Ceará.
TURMA I
Os alunos da primeira turma já iniciaram o estágio supervisionado, sob a supervisão de instrutores. As audiências estão sendo realizadas no 2º, 22º, 24º e 25º JECCs da Capital.