Corregedoria Nacional de Justiça destaca boas práticas do TJCE durante encerramento de inspeção
- 1449 Visualizações
- 28-11-2025
A Corregedoria Nacional de Justiça concluiu nesta sexta-feira (28/11) inspeção no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Ao todo, foram visitadas 78 unidades em todo o Estado, entre setores judiciais de 1º e 2º Graus, administrativos e serventias extrajudiciais. Os trabalhos foram iniciados no último dia 25.
A equipe da Corregedoria Nacional foi composta por 11 magistrados e 29 servidores, 40 pessoas no total, que se dividiram em equipes para inspecionar. Por amostragem, foram visitadas unidades localizadas na Grande Fortaleza e em cidades do Interior, de modo a permitir uma ampla percepção do funcionamento do Judiciário estadual.
Ao final, o magistrado auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça e coordenador dos trabalhos, desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Arnoldo Camanho, avaliou a visita como muito positiva “pela disponibilidade e comprometimento com o cumprimento das determinações do Conselho Nacional de Justiça”.
Entre as práticas avaliadas, o magistrado destacou o modelo de auditoria interna e o sistema de controle de três linhas, a atuação do setor de Precatórios e a alta produtividade da Vice-Presidência do Tribunal. No 1º Grau, houve destaque para o Núcleo de Justiça 4.0 de Execuções Fiscais, que passou por processo de robotização.
Na ocasião, o presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira, ressaltou o espírito de compromisso com o Poder Judiciário: “O norte maior de todos nós é uma prestação jurisdicional, célere e de qualidade”.
Participaram da reunião de encerramento da inspeção a corregedora-geral da Justiça do Ceará, desembargadora Marlúcia da Araújo Bezerra; as magistradas auxiliares da Corregedoria Nacional de Justiça, desembargadoras Agamenilde Dias, Sandra Reves e Simone Lucindo; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargadora Maria Iraneide Moura Silva; o procurador-geral de Justiça, Harley de Carvalho Filho; a diretora do Fórum Clóvis Beviláqua em exercício, juíza Daniela Lima da Rocha; o diretor adjunto de Relações Institucionais do Conselho Seccional da OAB-CE Henrique Oliveira, representando a Presidência do Conselho Federal da OAB; e a vice-presidente da Associação Cearense de Magistrados, juíza Helga Medved.



