Conteúdo da Notícia

Concurso Legal

Ouvir: Concurso Legal

Opinião 17.05.2010
Nunca houve na história do Brasil, momento mais propício do que este em que vivemos, para que se submeta aos concursos públicos. Há verdadeira onda de concursos e uma imensa parcela de seguidores, ou melhor, perseguidores deste sonho que é a estabilidade, onde só o Estado é capaz de propiciar. Neste capítulo ?concursos?, um fato chama bastante atenção. Trata-se das anulações de quesitos ou questões que envolvem, aquela prova ?a?, aquele teste ?b?. Essas anulações são capazes de doar aos candidatos, visão mais próxima do porto-seguro: a famigerada aprovação.
É comum haver erros, falhas, omissões em diversas bancas de concursos, ou seja, nas provas aferidoras de conhecimento. Esses vícios podem ser: erros técnicos na grafia da questão; contradições entre pergunta e itens de resposta ou falhas que levam o candidato a erro. Questões viciadas com esses termos ou de qualquer forma que deixe o examinando claudicante diante do que é justo e da justiça, deve ser anulada, evitando assim aprovações e nomeações injustas.
O ato de anulação, que deve ser administrativamente, dificilmente ocorre ?ex officio?, isto é, sem provocação de ninguém. Na maior parte das vezes, é necessário que haja uma ação por parte do examinado, seja de maneira judicial ou extrajudicial. Na modalidade extrajudicial, o candidato deve obedecer os preceitos designados no edital do concurso submetido, no que concerne a recursos administrativos, isto é, recorrer para a banca examinadora.
Já na esfera judicial, o lesado poderá impetrar mandado de segurança ou uma ação anulatória (declaratória de nulidade). Nesta última ação, o advogado deverá pedir a antecipação da tutela, a fim de resguardar de forma mais célere o direito do candidato.
Na interposição do mandado de segurança deve-se observar a regra constante no inciso I, do artigo 5o, da lei 12.016 (nova lei do mandado de segurança). Prezados concurseiros, não se acomodem, não permitam que adormeça o direito de vocês, busquem-no, afinal o cidadão tem direito a possuir direitos.
Roberto Victor – Advogado