Conteúdo da Notícia

Comitê Gestor do Programa Tempo de Justiça realiza reunião mensal para acompanhar ações prioritárias

Ouvir: Comitê Gestor do Programa Tempo de Justiça realiza reunião mensal para acompanhar ações prioritárias

O Programa Tempo de Justiça segue avançando com o objetivo de garantir maior celeridade e efetividade à tramitação de processos relacionados à criminalidade violenta, especialmente os que envolvem crimes dolosos contra a vida. Nessa quinta-feira (29/05), o Comitê Gestor do Programa, que envolve o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Vice-Governadoria do Estado, Ministério Público do Ceará (MPCE), Defensoria Pública estadual, entre outros órgãos, se reuniu na Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSPDS) para o encontro mensal.

A ação busca dar celeridade no julgamento de casos de crimes dolosos contra a vida com autoria esclarecida ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2017. Representante do TJCE no Comitê, a desembargadora Ângela Teresa Gondim Chaves Carneiro avaliou como excelente o trabalho que tem sido desenvolvido com os parceiros. “Contamos com o apoio da Secretaria na articulação das instituições, para que conheçam ainda mais o projeto e, assim, possamos avançar nos números, na rapidez e na agilidade”, destacou.

Para a vice-governadora e secretária de Proteção Social do Estado, Jade Romero, o combate à impunidade é fundamental na prevenção da violência e na sensação de segurança. “Nossa grande motivação é saber que uma família que teve a vida de um parente ceifada conseguiu, enfim, dar o descanso para aquele ente querido. E justiça que demora não é uma justiça completa, ela é justiça pela metade. Então, o tempo é fundamental na resposta que a gente dá nessa impunidade”, analisou.

O secretário da SSPDS, Roberto Sá, afirmou que a pasta está sempre à disposição do Comitê Gestor. “Além do nosso esforço no Programa Tempo de Justiça, temos também estabelecido outras estratégias de diagnóstico, ação imediata e repressão qualificada de crimes, de forma a responsabilizar autores imediatos no Ceará e fora do Ceará”, afirmou.

Também participaram do encontro o secretário-executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, Alzir Chaves; o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Sinval Sampaio; o delegado-geral da Polícia Civil do Ceará (PCCE), Márcio Gutierrez; o diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp), Leonardo Barreto; o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Ceará (CBMCE) Cláudio Barreto; o perito-geral da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), Júlio Torres; o superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Feitosa; o chefe de gabinete da SSPDS, coronel PMCE Cristiano Lins; o diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP/PCCE), Danilo Rafanelli; a diretora do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV/PCCE), Janaína Silveira Braga; além de representantes do TJCE, MPCE, DPGE, Secretaria das Mulheres e Vice-Governadoria.

*Com informações da SSPDS

Agenda2030