Comarca de Sobral vai receber Oficina Pais e Filhos para reforçar a importância do diálogo na convivência familiar
- 2528 Visualizações
- 28-04-2025
Para oportunizar mais um espaço de escuta, reflexão e autoconhecimento, o Poder Judiciário estadual vai promover uma edição da Oficina Pais e Filhos na Comarca de Sobral, no dia 29 de abril. A atividade, realizada por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), é voltada para pais e mães envolvidos em processos judiciais de natureza familiar.
Uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que já funciona há mais de dez anos, a Oficina surge como uma ferramenta de fortalecimento dos vínculos familiares. O encontro, que promove ações de auxílio à pacificação das relações e na criação de vínculos mais respeitosos, com foco no bem-estar e proteção dos filhos, será realizada em parceria com o Projeto Laços de Família e a Instituição de Ensino Superior Uninta.
EXPANSÃO
No último dia 11 de março, integrando o propósito do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) de expandir a iniciativa para as comarcas do Interior do Estado, foi realizada mais uma Oficina no Município. A ação foi também fruto de parcerias entre o Projeto Laços de Família, a Uninta e o Cejusc do Fórum de Sobral.
De acordo com a coordenadora do Núcleo, juíza Jovina d’Avila Bordoni, com a expansão do projeto, o Nupemec busca fortalecer a política de resolução adequada de conflitos, principalmente em seu aspecto educativo e preventivo. “A ideia é ampliar a atuação na aérea de cidadania nos Cejuscs no Estado, oferecendo à população acesso a informações que facilitam a convivência familiar e que tornam o exercício da parentalidade mais saudável”, explica.
A atividade, que aconteceu na estrutura física do Projeto Laços de Família, reuniu 11 participantes, referente a nove processos judiciais relacionados a questões como guarda, alimentos, divórcio e convivência familiar. Os presentes foram convidados a praticarem reflexões importantes sobre a responsabilidade parental, se reconhecerem como protagonistas de suas histórias e incentivados ao amadurecimento e ao diálogo para convívios mais atenciosos.
O evento teve a participação dos facilitadores José Tupinambá Cysne Frota Lima (que também é servidor do TJCE); Francisca Moara Cordeiro Carneiro; Luara Ranessa Braga Ximenes; Francisca Xavier de Sousa Bento; Denise da Silva Araújo; Emanuela Guimarães Barbosa; Inara Bruna Cabral Vasconcelos; Maria Izabelly Morais da Silva e Sérgio Ricardo de Oliveira Santiago.
SERVIÇO
EVENTO: Oficina Pais e Filhos na Comarca de Sobral
DATA: 29/04/ Com início às 14hs até 17hs, na Uninta



