Conteúdo da Notícia

Centrais de Atendimento do TJCE realizam mais de 1 milhão de atendimentos em 2025

Ouvir: Centrais de Atendimento do TJCE realizam mais de 1 milhão de atendimentos em 2025

Em um ano marcado por expansão e aproximação da população, o Judiciário cearense alcança resultados históricos: mais de 1 milhão de atendimentos realizados por meio da Central de Atendimento Judicial (CAJ) e da Central Interna de Atendimento (CIAT). De janeiro a 18 de dezembro de 2025, a CAJ registrou 900 mil atendimentos ao público externo, enquanto a CIAT registrou 100.909 atendimentos, dando suporte às unidades administrativas e judiciais do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

A ampliação da rede de atendimento foi um dos fatores determinantes para esse resultado. Ao longo do ano, o TJCE inaugurou novas CAJs em comarcas estratégicas do interior, como Missão Velha, Farias Brito, Campos Sales, Assaré, Araripe, Jardim, Barro, Caririaçu e Mauriti. Também foram criados núcleos remotos para atender localidades mais distantes e houve a expansão dos Pontos de Inclusão Digital (PID), com inaugurações em Sobral, Juazeiro do Norte e Fortaleza, garantindo que a Justiça chegasse a quem mais precisa.

Outros destaques são as frentes de atuação. A CAJ iniciou atendimentos junto aos Juizados Especiais, com unidades-piloto em Juazeiro do Norte, Crato e Fortaleza, e conta também com atendimentos para o Núcleo de Justiça 4.0, atuando em áreas como cumprimento de sentença, execução fiscal, saúde pública e direito privado, além da atuação nos Precatórios, oferecendo orientação e suporte aos cidadãos, e a CAJ Mulher, garantindo acolhimento rápido e seguro para mulheres em situação de vulnerabilidade.

A equipe da CAJ promoveu ainda capacitações sobre protocolos humanizados, direitos e deveres e também treinamentos voltados à liderança e integração das equipes. Ações como escutas ativas, reuniões de resultados e campanhas internas reforçaram a cultura de acolhimento e excelência no atendimento.

Já no atendimento interno, a CIAT também expandiu o conjunto de serviços prestados, intensificando a gestão e o acompanhamento dos atendimentos nas comarcas, por meio do Balcão Virtual, com oferecimento de atendimento humanizado e próximo das servidoras e dos servidores do TJCE.

Para o diretor estadual de Atendimento do TJCE, Nelson Nogueira, o resultado alcançado em 2025 é fruto de uma estratégia voltada para aproximar a Justiça da(o) cidadã(o). “Este resultado é fruto de um trabalho contínuo baseado em capacitação constante das equipes, inovação tecnológica nos canais e implementação de protocolos humanizados. Hoje são 21 protocolos especializados que garantem um atendimento empático e preciso para todos os segmentos da sociedade. A marca histórica reflete nosso compromisso com um serviço público de excelência, onde o cidadão é verdadeiramente acolhido”, destaca.

Mais do que números, o resultado reflete um ano dedicado a aproximar a Justiça da população, com investimentos em infraestrutura, tecnologia e, principalmente, em práticas humanizadas através da capacitação contínua das equipes.