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Arte para transformar: projeto realiza aula para concurso de redação escolar sobre combate à violência de gênero

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Para conscientizar sobre o combate à violência de gênero por meio da arte e da educação, o projeto “Arte para Transformar: cada traço, um gesto de respeito às mulheres” realizou, nesta segunda-feira (03/11) aulão de redação virtual. O objetivo foi preparar estudantes para um concurso que compõe a segunda fase da iniciativa. O aulão foi ministrado pelo professor Diego Pereira, autor do best-seller “Curso de Redação para o Enem e Particulares” e da coleção “Redação Enem: chego a 1000”. O projeto é uma parceria do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc).

A coordenadora da Coordenadoria da Mulher, desembargadora Vanja Fontenele Pontes, agradeceu as parcerias. “É um tema que nos é muito caro, aliás caro para toda a sociedade hoje. Precisamos realmente ter atitudes que sejam afirmativas em defesa da mulher. E essa foi a nossa ideia com o programa Arte para Transformar. Nós só acreditamos na mudança da sociedade quando existe a educação”, ressaltou na abertura do evento, que também contou com a participação da vice-coordenadora da Coordenadoria da Mulher, desembargadora Sílvia Soares de Sá Nóbrega.

Também durante a abertura, um dos secretários executivos da Seduc, professor Helder Nogueira, falou sobre o desenvolvimento individual dos alunos sobre o tema. “Essa boa parceria com o Tribunal de Justiça é muito salutar nessa perspectiva da proteção às mulheres. Tivemos a primeira etapa com três escolas estaduais, olhando para essa frente mais artístico-cultural, e agora nós vamos para uma segunda etapa, que coincide com a semana do ENEM, garantindo um aulão maravilhoso de redação. O protagonismo estudantil é uma marca desse projeto, e iniciativas como essas são sempre muito bem-vindas para garantir o direito das nossas mulheres”, disse.

ETAPA ATUAL

O aulão e o concurso de redação fazem parte da segunda etapa do projeto, que se expandiu para um total de 25 escolas da rede pública estadual. Nela, o projeto se fortaleceu com a união ao projeto “De Mãos Dadas”, promovendo a realização de ciclos literários. O foco foi a literatura, utilizando clássicos como Dom Casmurro e O Quinze para debater com estudantes temas como ciúme, controle e a força da superação feminina.

Na próxima quinta-feira (06/11), quem se inscreveu participará do ponto alto da etapa, quando serão aplicadas as redações do concurso simultaneamente nas 25 escolas participantes. O anúncio de quem venceu o concurso de redação (que levará um smartphone) e a premiação acontecerão no dia 28 de novembro, na sede do TJCE.

“A premiação é um estímulo, mas o que é melhor é a participação de cada estudante nesse processo. Esforcem-se, empenhem-se porque, quando se tem educação, se tem a liberdade para a vida inteira. Educação é a joia que nós nunca perderemos na vida”, disse a desembargadora aos participantes.

A etapa vem acontecendo em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (por meio da Secretaria Executiva de Equidade, Direitos Humanos, Educação Complementar e Protagonismo Estudantil), com  a Universidade Federal do Ceará (UFC) e com o professor Diego Pereira.

O INÍCIO

O projeto teve início com um desafio artístico na primeira fase, envolvendo alunos de três escolas públicas de Ensino Médio: Estado do Paraná, Cesár Cals e Matias Beck. Estudantes transformaram caixas de pizza em telas de pintura, expressando suas reflexões sobre o respeito às mulheres e o combate à violência doméstica. As obras já foram expostas nas sedes do Poder Judiciário, do Ministério Público Estadual, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará (OAB-CE), na Câmara Municipal de Fortaleza, no Fórum Clóvis Beviláqua e na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).

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