Conteúdo da Notícia

Acusados de tráfico interestadual de drogas têm habeas corpus negado

Ouvir: Acusados de tráfico interestadual de drogas têm habeas corpus negado

03.08.09
A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ/Ce) negou, nesta 2ª.feira (03/08), pedido de habeas corpus em favor de Jeffreson Oliveira de Almeida, acusado por corrupção de menores, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e tráfico interestadual de drogas.
Consta nos autos que Jeffreson de Almeida, natural de Manaus (AM), era membro de uma quadrilha criminosa especializada no tráfico de entorpecentes, com atuação na rota Tabatinga/ Manaus/Belém/Fortaleza. O grupo, composto por outras 14 pessoas, tinha como chefe Francisco Adriano dos Santos, vulgo ?Bauru?.
Segundo o Ministério Público estadual, as drogas que chegavam a Fortaleza eram distribuídas, principalmente, nos bairros Água Fria, Cidade dos Funcionários, Edson Queiroz e Cambeba.
A defesa do réu entrou com pedido de habeas corpus (nº 2009.0008.5428-4/0) no TJ/Ce solicitando a liberdade do réu, preso atualmente na Casa de Detenção Provisória Desembargador Barros Leal, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. A relatora do processo, desembargadora Maria Estela Aragão Brilhante, votou pela denegação da ordem, sendo acompanhada pelos demais membros da Câmara.
Quadrilha em Itapipoca
Na mesma sessão, foram negados dois pedidos de habeas corpus em favor de Francisco Talvane Teixeira, acusado de chefiar quadrilha de traficantes no município de Itapipoca, distante cerca de 130 km de Fortaleza. O relator dos processos foi o desembargador Francisco Gurgel Holanda.
Francisco Talvane chefiava uma organização criminosa que tinha, entre seus membros, policiais e comerciantes da cidade de Itapipoca, além de um delegado e de um advogado. Segundo denúncia do Ministério Público estadual, a quadrilha movimentava cerca de 150 kg de cocaína por mês, oriunda dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso. O réu, que se encontra atualmente recolhido na penitenciária de segurança máxima de Catanduvas, no Paraná, é responsável ainda por ter matado diversos rivais, sobretudo pequenos traficantes.
No último dia 28 de julho, o acusado teve outro pedido de habeas corpus negado, daquela vez na 1ª Câmara Criminal do TJ/Ce.