Conteúdo da Notícia

3º Juizado Especial Cível e Criminal de Fortaleza reduz 22% do acervo de processos em um mês

3º Juizado Especial Cível e Criminal de Fortaleza reduz 22% do acervo de processos em um mês

Ouvir: 3º Juizado Especial Cível e Criminal de Fortaleza reduz 22% do acervo de processos em um mês

A 3ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, que tem à frente a juíza Maria Cristiane Costa Nogueira, reduziu em 22% o acervo processual somente no mês de março. De acordo com os dados divulgados pela Secretaria do Juizado, localizado no bairro Vicente Pinzón, em Fortaleza, foram proferidas 131 sentenças, 645 despachos e houve a finalização de 706 processos. “Os números refletem o esforço de todos o servidores, que se empenharam em dar maior celeridade às ações”, ressaltou a magistrada.

O diretor de Secretaria, Ribamar Santos, explicou que o trabalho no JECC foi reorganizado em virtude da divisão de jurisdição entre o 3º e o 24º Juizado. “A redução de novas ações permitiu maior dedicação dos servidores aos processos mais antigos. Em função disso, houve uma redistribuição interna de tarefas, sem comprometer o atendimento ao público”.

Ribamar Santos disse que muitos processos julgados precisavam ainda de procedimentos, como juntadas de mandados e de ofícios ou manifestação das partes para que fossem enviados ao arquivo. Com esse esforço, o acervo, que era de 3.903, está atualmente com 3.192 processos. A expectativa é que nova ação concentrada neste mês de abril represente a diminuição em torno de 30% de processos.

Havia quantidade grande de processos porque a 3ª Unidade atendia o bairro Antonio Diogo e Papicu, Cocó, Dunas, Varjota, Mucuripe e Vicente Pinzon. Agora, o trabalho é dividido com o 24º JECC, que funciona na Faculdade Nordeste (Fanor).