Conteúdo da Notícia

Diretoria do Fórum apresenta ferramentas de gestão para juízes das Varas da Fazenda Pública

Diretoria do Fórum apresenta ferramentas de gestão para juízes das Varas da Fazenda Pública

Ouvir: Diretoria do Fórum apresenta ferramentas de gestão para juízes das Varas da Fazenda Pública

A Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua está desenvolvendo ferramentas de gestão para otimizar o desempenho das unidades judiciárias da Capital. As ações foram apresentadas, nessa quinta-feira (11/04), a juízes e diretores de secretaria das Varas da Fazenda Pública, primeiras unidades a serem contempladas com a iniciativa.

O diretor do Fórum, juiz Francisco Luciano Lima Rodrigues, conduziu o encontro, realizado no Auditório Manuel Dias Branco. Ele ressaltou que, atualmente, os magistrados têm diversas atribuições, além do ofício de julgar. “Precisam se preocupar com a administração da Vara, com o cumprimento de metas e a gestão da equipe de servidores”, disse.

O secretário executivo do Fórum, Wilton Bessa, destacou a importância de se desenvolver uma cultura de planejamento e de verificação de resultados. Para isso, foi elaborado projeto “Saneamento dos dados”, apresentado durante a reunião. O objetivo é atualizar as informações processuais cadastradas nos sistemas informatizados, de modo a garantir que retratem a real situação das unidades. “Dados estatísticos confiáveis são essenciais para a tomada de decisões estratégicas”, afirmou.

Além de colaborar com o trabalho das Varas, o projeto irá beneficiar os jurisdicionados e operadores do Direito, que poderão ter acesso a informações atualizadas e fidedignas sobre o andamento dos processos, por meio eletrônico, sem necessidade de se deslocar até o Fórum.

METODOLOGIA DE ANÁLISE

O segundo projeto apresentado na reunião, intitulado “Metodologia de análise e melhoria de performance”, oferecerá recursos e ferramentas para as unidades reduzirem a taxa de congestionamento de processos e, assim, melhorar a eficiência da prestação jurisdicional.

Foram apresentados dados das nove Varas da Fazenda Pública, referentes aos índices de congestionamento, produtividade e quantidade de servidores. Foi feita ainda uma projeção de quantos processos precisam ser baixados, até o final deste ano, para que sejam cumpridas as metas previstas no Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

Também foram repassadas sugestões de medidas simples para que as Varas possam aprimorar os resultados. “Muitos processos que constam no sistema já foram julgados e precisam apenas de ações simples da secretaria para serem baixados”, explicou Natália Maria Fernandes Pereira, chefe do Serviço de Atividades de Apoio da Diretoria do Fórum.

Foi disponibilizado ainda um “congestiômetro”, ferramenta que permitirá às Varas monitorar o próprio desempenho, de forma mais rápida e prática.