Conteúdo da Notícia

3ª Câmara anula multa de trânsito por excesso de velocidade em caso de urgência médica

3ª Câmara anula multa de trânsito por excesso de velocidade em caso de urgência médica

Ouvir: 3ª Câmara anula multa de trânsito por excesso de velocidade em caso de urgência médica

A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) anulou multa de trânsito por excesso de velocidade de N.I.L. aplicada pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A decisão, proferida nessa segunda-feira (16/08) reforma a sentença do 1º Grau.
De acordo com os autos (nº 717132-87.2000.8.06.0001/1), no dia 25 de maio de 2003, N.I.L. necessitou com urgência de atendimento médico. A idosa é portadora de cardiopatia e diante da situação emergencial, o motorista que a conduziu ao hospital excedeu o limite de velocidade permitido de 60 km/h para 87 km/h.
O carro, de propriedade de N.I. L, foi multado e ela ficou impossibilitada de licenciar o veículo, pois o Detran condicionou o licenciamento ao pagamento da infração.
Em outubro de 2003, o Juízo da 1ª Vara da Fazenda Pública deferiu pedido de liminar e determinou a liberação do licenciamento do veículo sem o pagamento da multa. A AMC, em contestação disse que nesse caso N.I.L. deveria ter utilizado uma ambulância, veículo apropriado para situações dessa natureza. Já o Detran alegou que não há fundamento o pedido de liberação do licenciamento sem a quitação da multa, pois a autora foi devidamente notificada.
Ao decidir, o Juízo de 1º Grau julgou improcedente o pedido de anulação das multas. Sustentou que os órgãos de trânsito agiram de acordo com a Lei nº 9.503/97, do Código de Trânsito Brasileiro, que exige o pagamento da multa como condição para a liberação do licenciamento anual do veículo. Sustentou que o pedido de N.I.L. só procederia se ela não tivesse sido notificada.
Ao julgar o recurso, o relator do processo, desembargador Celso Albuquerque Macêdo, ressaltou que nos autos não há dúvida de que N.I.L. recebeu atendimento médico na madrugada daquele dia. O desembargador disse ainda que nesse caso há ?típica configuração do estado de necessidade, excludente da conduta ilícita além dos limites de velocidade estabelecidos?.