Conteúdo da Notícia

2ª Câmara Cível determina que Estado forneça medicamento para paciente com câncer de mama

2ª Câmara Cível determina que Estado forneça medicamento para paciente com câncer de mama

Ouvir: 2ª Câmara Cível determina que Estado forneça medicamento para paciente com câncer de mama

A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) determinou que o Estado do Ceará forneça o medicamento Herceptin à paciente F.P.M., vítima de câncer de mama. O relator do processo foi o desembargador Ademar Mendes Bezerra.
Conforme os autos, F.P.M. necessita da referida medicação a cada 21 dias, pelo período de um ano. A paciente afirmou não ter condições financeiras de comprar com o remédio, que custa R$ 5.800,00.
O Juízo de 1º Grau determinou, por meio de liminar, que o Estado fornecesse o medicamento. Inconformado, o ente público interpôs agravo de instrumento (nº 45315-63.2010.8.06.0000/0) no TJCE, requerendo a suspensão da decisão.
Segundo o Estado, depois da criação dos Centros de Alta Complexidade em Oncologia, por meio da Portaria nº 3.535/1998, todo e qualquer tratamento relacionado ao câncer é de responsabilidade da União.
Ao analisar o caso, a 2ª Câmara Cível negou provimento ao agravo e manteve a liminar. O relator ressaltou que se trata de competência comum da União, dos Estados e dos municípios cuidar da saúde, além da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiências, conforme estabelece a Constituição Federal. A decisão foi proferida na última quarta-feira (06/04).