Conteúdo

Núcleo de Apoio à Jurisdição

Criado pela Lei nº 14.311, de 25/03/2009, originalmente com a denominação de Núcleo de Apoio à Jurisdição, o atual Núcleo de Psicologia e Serviço Social em Apoio à Jurisdição da Comarca da Capital está diretamente subordinado à diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua. É composto por equipe técnica de assistentes sociais e psicólogos, além de equipe de apoio integrada por servidores e estagiários, sendo dirigido por uma profissional da área de Serviço Social.

O Núcleo de Psicologia e Serviço Social tem como finalidade precípua o desenvolvimento de atividades de apoio técnico especializado às Varas ou Unidades Judiciárias – da Infância e Juventude, de Família e da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, bem como o atendimento psicossocial ao servidor do Poder Judiciário. Tais atividades compreendem na realização de perícias psicológicas, sociais ou psicossociais, como também avaliações psicológicas e sociais, cujos procedimentos técnicos e metodológicos variam de acordo com as necessidades da unidade que demanda a atuação do Núcleo. Os profissionais também participam de audiências, quando solicitados pelos magistrados das Varas de Família,  principalmente para acompanhar oitiva de crianças e adolescentes.

Os assistentes sociais e psicólogos ainda contribuem com a elaboração e efetivação de projetos em sua respectiva área de conhecimento, no âmbito do Poder Judiciário estadual. Quanto ao atendimento psicossocial ao servidor, os mesmos ocorrem de forma pontual, para os devidos encaminhamentos.