Visita da Enfam à Esmec reforça a importância da aproximação e troca de boas práticas

Visita da Enfam à Esmec reforça a importância da aproximação e troca de boas práticas

 

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira (Enfam) realizou uma visita à Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) nessa quinta-feira (23/10), com foco no estreitamento de laços e na troca de experiências entre as instituições. A visita incluiu a apresentação de dados da ENFAM e dos resultados do último ano da Esmec.

Na ocasião, a desembargadora Joriza Magalhães, diretora da Esmec, destacou a importância do estreitamento entre as instituições, permitindo que as escolas estaduais apresentem seus projetos, realizações e ações. “Essa interação permite uma troca de boas práticas, de boas experiências. Ao colher as informações, a Enfam pode estimular que cada escola possa adotar práticas de sucesso, inovadoras, que já estão sendo adotadas. O objetivo final é que todas as escolas possam crescer e capacitar, da melhor forma possível, os magistrados e as magistradas.”

Durante a visita, o ministro Benedito Gonçalves, presidente da Enfam, participou por meio de videoconferência. Integrando a comitiva, a assessora Kassia Zinato, atuando como coordenadora institucional da Enfam, enfatizou a prioridade dada à aproximação pela atual gestão. “Nessa nova gestão, o ministro Benedito Gonçalves fez questão de que deixasse na gestão dele a marca de aproximação, que ele entende que todo resultado positivo começa de um bom contato, de uma boa relação”, explicou.

Segundo Kassia, a equipe da Enfam veio com o objetivo de estar mais próximo das escolas, ouvir as escolas de perto. A comitiva técnica inclui membros do setor de formação e pedagógico, representante institucional, da área de cadastramento, de orçamento e finanças e de governança.

Daniella Cabeceira, chefe-substituta da seção de credenciamentos da Enfam, reforçou que a principal intenção das visitas é a equipe se aproxime mais das escolas judiciais e da magistratura. “Viemos no intuito de ouvir a Esmec, as críticas, as sugestões de mudança, de melhoria, para que a gente possa tentar mudar a nossa forma de trabalhar e tentar atender melhor aquilo que a escola precisa”, concluiu.

Também estiveram na comitiva da Enfam o secretário-executivo da Enfam, Leonardo Peter; Iraci Gonçalves Guimarães, coordenadora da Seção de Programas de Formação; e Ivan Gomes Bonifácio, secretaria de gestão administrativa, orçamentária e financeira. Da Esmec, participaram do encontro a juíza Ana Paula Feitosa, coordenadora geral; Beatriz de Castro Rosa, diretora pedagógica; Rosângela Evangelista, coordenadora de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados; Isabela Fares, coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; e Jucélia de Castro, chefe do Núcleo de Governança.