Estão abertas as pré-inscrições para curso sobre Sentença Penal Condenatória nos Crimes Contra a Dignidade Sexual
A Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) realizará, de 10 a 12 de setembro 2025, o curso de formação continuada “Sentença Penal Condenatória nos Crimes Contra a Dignidade Sexual: teoria e prática”, com o formador Marcelo Veiga Vieira, na modalidade Semipresencial, de acordo com o seguinte cronograma:
| Data | Modalidade | Horário | Local |
| 10/09 | EaD | Necessário cumprir 4h/a | Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) |
| 11 e 12/09 | Presencial | 8h às 12h e 14h às 18h | Sede Esmec |
A formação tem 20 h/a, é destinada preferencialmente a magistradas e magistrados do TJCE e é credenciada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) para fins de vitaliciamento e promoção na carreira.
O objetivo do curso é que os(as) participantes desenvolvam competências com foco na elaboração de sentenças penais condenatórias, especialmente em crimes contra a dignidade sexual, de modo a garantir uma justiça mais sensível, técnica e alinhada aos direitos constitucionais.
O período de inscrições ocorrerá entre os dias 25 e 31 de agosto pelo formulário eletrônico, que é constituído de duas etapas, sendo concluída pelo Sistema Educa Enfam. Ao efetuar a inscrição, o educando será direcionado automaticamente para a lista de espera. Caso o número de inscritos supere o número de vagas, serão observados os critérios presentes no artigo 35 do Regimento Interno da Esmec.
Para a inscrição de servidores(as), será necessário juntar termo de anuência da chefia imediata, devidamente assinado, conforme o modelo disponível aqui.
Conteúdo programático:
- Fundamentos e Estrutura da Sentença Penal Condenatória;
- Crimes Contra a Dignidade Sexual: Aspectos Legislativos e Doutrinários;
- Técnicas de Fundamentação e Redação da Sentença Penal;
- A proteção da Vítima no Processo Penal;
- Procedimentos da Lei e da jurisprudência: aspectos práticos da Condução Processual e Decisória;
- Dosimetria da pena nos crimes sexuais contra a dignidade sexual.
Sobre o formador:
Marcelo Veiga Vieira é Juiz de Direito Substituto do TJCE, Mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) (Currículo)
Serviço
Curso: Sentença Penal Condenatória nos Crimes Contra a Dignidade Sexual: teoria e prática
Modalidade: Semipresencial
Realização: 10 a 12 de setembro de 2025
Período de inscrição: 25 a 31 de agosto
Formador: Marcelo Veiga Vieira
Carga horária: 20h/a
Público-alvo: Preferencialmente magistradas e magistrados do TJCE
Link de inscrição: https://spes.tjce.jus.br/index.php/333517?lang=pt-BR
Credenciado pela Enfam para fins de vitaliciamento e promoção na carreira.