Estão abertas as inscrições para a palestra “Masculinidades em Tempos Digitais: precisamos falar sobre crianças e adolescentes”
O Comitê Gestor de Equidade de Gênero do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), com apoio da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), realizará, no próximo dia 10 de outubro, a palestra “Masculinidades em Tempos Digitais: precisamos falar sobre crianças e adolescentes”, às 8h30min, no Auditório da Esmec.
A palestra será ministrada pela Profa. Dra. Ana Rita Fonteles Duarte, professora associada do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Coordenadora do Grupo de Pesquisas e Estudos em História e Gênero (GEPEHG), na UFC.
O evento também contará com a participação do juiz Wildemberg Ferreira de Sousa, titular da 1ª Vara de Sucessões de Fortaleza, juiz Corregedor Auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, coordenador da Comissão de Inclusão e Acessibilidade do TJCE e membro da Comissão de Heteroidentificação do TJCE, e do jornalista Rogério Maia, que é mestre em Comunicação e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC, membro do grupo de trabalho do Plano Municipal de Prevenção e Pós-venção à Autolesão e Suicídio da Prefeitura de Fortaleza, membro-pesquisador do Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (LabGrim) da UFC e também compõe o grupo de pesquisadores da Recria – Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências, do Brasil.
A iniciativa faz parte do programa “Equidade é Compromisso Conjunto: Refletindo sobre Masculinidades no Poder Judiciário Cearense” e tem como objetivo abordar os efeitos da masculinidade nas redes sociais, discutindo seus impactos sobre crianças, adolescentes, mulheres e homens. Serão exploradas as consequências desse comportamento no ambiente digital, especialmente no que diz respeito à influência sobre meninas e meninos. Além disso, o debate incluirá os desafios relacionados ao uso excessivo das telas, destacando os perigos e prejuízos que o consumo de dispositivos eletrônicos pode causar para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes.
O evento é destinado aos(às) integrantes do Poder Judiciário Cearense e ao público interessado na temática. Para participar do evento, as(os) interessadas(os) devem fazer inscrição prévia AQUI.
Serviço
Palestra: Masculinidades em Tempos Digitais: precisamos falar sobre crianças e adolescentes
Data: 10 de outubro de 2025
Horário: 8h30
Local: Auditório da Esmec
Período de inscrição: 03 a 10 de outubro
Link de Inscrição: https://spes.tjce.jus.br/index.php/771845?lang=pt-BR
O evento terá certificado de 4 horas/aula e pontuação para o Programa +Gestão!