Esmec abre as pré-inscrições para curso sobre Audiências e Procedimentos em Ambiente Eletrônico
A Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) realizará, de 06 a 08 de agosto, o curso de formação continuada “Audiências e Procedimentos em Ambiente Eletrônico: Lei Processual, Resoluções do Conselho Nacional de Justiça e Técnicas para Audiências em Ambiente Eletrônico”, com o formador Gustavo Quintanilha Telles de Menezes, na modalidade Semipresencial, de acordo com o seguinte cronograma:
|
Data |
Modalidade |
Horário |
Local |
|
06/08 |
EaD |
Necessário cumprir 4h/a |
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) |
|
07 e 08/08 |
Presencial |
8h às 12h e 14h às 18h |
Sede da Esmec |
A formação tem 20 h/a, é destinada preferencialmente a magistradas e magistrados do TJCE e é credenciada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) para fins de vitaliciamento e promoção na carreira.
O objetivo do curso é capacitar os(as) magistrados(as) para realizar audiências e atos em ambiente eletrônico, com segurança e qualidade, bem como identificar com clareza os limites para a utilização da tecnologia e seus pontos críticos, de modo a possibilitar que a prestação jurisdicional ocorra de forma responsável e ética.
O período de inscrições ocorrerá entre os dias 21 e 27 de julho de 2025 pelo formulário eletrônico, que é constituído de duas etapas, sendo concluída pelo Sistema Educa Enfam. Ao efetuar a inscrição, o educando será direcionado automaticamente para a lista de espera. Caso o número de inscritos supere o número de vagas, serão observados os critérios presentes no artigo 35 do Regimento Interno da Esmec.
Para a inscrição de servidores(as), será necessário juntar termo de anuência da chefia imediata, devidamente assinado, conforme o modelo disponível aqui.
Conteúdo programático:
-
Audiências e procedimentos em ambiente eletrônico: normas para julgamento em ambiente eletrônico;
-
Lei Processual e Resoluções do Conselho Nacional de Justiça que regulam audiências em ambiente eletrônico;
-
Técnicas de Comunicação;
-
Utilização de sistemas e equipamentos para audiências em ambiente eletrônico;
-
Conduta, ética e cuidados especiais em atos gravados ou transmitidos em áudio e vídeo.
Sobre o formador:
Gustavo Quintanilha Telles de Menezes é Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Doutor e Mestre em Direito Processual (Currículo)
Serviço
Curso: Audiências e Procedimentos em Ambiente Eletrônico: Lei Processual, Resoluções do Conselho Nacional de Justiça e técnicas para audiências em ambiente eletrônico
Modalidade: Semipresencial
Realização: 06 a 08 de agosto de 2025
Período de inscrição: 21 a 27 de julho
Formador: Gustavo Quintanilha Telles de Menezes
Carga horária: 20h/a
Público-alvo: Preferencialmente magistradas e magistrados do TJCE
Link de inscrição: https://spes.tjce.jus.br/index.php/223369?lang=pt-BR
Credenciado pela Enfam para fins de vitaliciamento e promoção na carreira.