Cidadania e Justiça: curso é realizado com foco na transformação social

Cidadania e Justiça: curso é realizado com foco na transformação social

 

Terminou nesta sexta-feira (7), após três dias de programação iniciada na quarta-feira (5), o curso “Cidadania e Justiça – O Judiciário e a construção de modelos para o aprimoramento da cidadania e conscientização da população”. A formação reuniu magistradas, magistrados, servidoras e servidores com o objetivo de desenvolver modelos e estratégias que favoreçam o fortalecimento da cidadania e a conscientização da população, subsidiando ações e políticas do Poder Judiciário voltadas à promoção da justiça social.

Os trabalhos foram conduzidos pelo professor Erisevelton Silva Lima e pelo desembargador Roberto Portugal Bacellar, que é o idealizador do programa “Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola”. Desenvolvido desde 1993 pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a iniciativa é reconhecida por contribuir para ampliar o esclarecimento da população, a partir do público infantil, sobre temas essenciais à vida em sociedade. O programa abrange direitos, deveres, ética, moral e política, incentivando a formação cidadã e o fortalecimento de valores fundamentais para a convivência social.

A experiência foi avaliada de forma muito positiva pelas(os) participantes. O juiz Vinícius Rangel destacou a relevância da proposta para a atuação do Judiciário. “Participar do curso ‘Cidadania e Justiça’ foi uma experiência profundamente enriquecedora. O programa reafirma a importância de aproximar o Poder Judiciário da sociedade, especialmente das crianças e jovens, promovendo uma educação voltada para os valores da cidadania, da ética e da justiça.”

Entusiasmada, a juíza Marília Vieira expressou sua surpresa e satisfação com o conteúdo apresentado e o potencial prático do programa: “Eu adorei. Não sabia do que se tratava e me surpreendi. Achei uma iniciativa muito bacana para implementar na prática, tirar um pouco a carga de trabalho do dia a dia e ver a diferença.”