Tecnologia da Informação

A Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin), alinhada aos objetivos estratégicos nacionais, institucionais e setoriais de aprimoramento da governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), tem realizado a modelagem e a automatização de processos produtivos, para ampliar a padronização de suas atividades, formalizar o conhecimento, otimizar o uso dos recursos de TIC e melhorar os produtos e serviços fornecidos.

No âmbito da Estratégia Nacional do Poder Judiciário, busca-se atender ao macrodesafio nº 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), previsto no anexo da Resolução CNJ nº 198, de 1º de julho de 2014, para o período 2015-2020, atinente à melhoria da infraestrutura e da governança de TIC.

No âmbito do Plano Estratégico do Poder Judiciário do Estado do Ceará, busca-se atender ao objetivo previsto no item 6, alínea “c”, inciso IV, do art. 1º da Resolução do Órgão Especial nº 05, de 23 de abril de 2015, para o período 2015-2020, relativo ao aprimoramento da governança e da infraestrutura de TIC e, por conseguinte, de seu indicador nº 30, referente ao Índice de Governança de TIC.

No âmbito do Planejamento Estratégico de TIC da Setin, busca-se atender ao objetivo previsto na alínea “d”, inciso IV, do art. 1º da Resolução do Órgão Especial nº 18, de 30 de junho de 2016, para o período 2015-2020, relativo ao aprimoramento da governança de TIC e, por conseguinte, de seu indicador nº 9, referente ao Índice de Governança de TI.

Nesse contexto, a Setin atua por meio de sua Divisão de Projetos e Processos, em parceria com a Rede de Analistas de Processos, formada sob coordenação da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Glossário

1. Governança de TI

 

1.1 Gerir Processo

1.1.1 Automatizar Processo

1.1.2 Analisar Conformidade de Processo

1.1.3 Configurar Processo

1.1.4 Analisar Caso de Processo com Erro

1.1.5 Incluir Usuário em Processo

1.2 Planejar Contratação de Soluções de TI

1.3 Gerir Contrato de TI

1.4 Elaborar e Monitorar – Plano Estratégico de TIC

1.5 Gerenciar Capacitações

1.6 Ciclo de Vida – Plano Diretor de TIC

1.6.1 Elaborar Plano Diretor de TIC

1.6.2 Monitorar Plano Diretor de TI

1.7 Gerir Plano Orçamentário

1.7.1 Elaborar Plano Orçamentário

1.7.2 Monitorar Plano Orçamentário

1.7.3 Ajustar Plano Orçamentário

 

2. Infraestrutura de TI

 

2.1 Gerenciar  Problemas 

2.2 Gerenciar configuração e ativos

2.3 Gerenciar catálogo de serviços

2.4 Gerenciar Incidentes

2.5 Gerenciar Liberação

2.6 Gerenciar Mudanças

2.7 Gerenciar Disponibilidade de TIC

2.8. Gerenciar e Monitorar Capacidade de TIC

2.8.1 Gerenciar Capacidade de TIC

2.8.2 Monitorar Capacidade de TIC

2.9 Realizar Cópias de Segurança e Restaurar Dados

2.10 Gerenciar Central de Serviços de TIC

2.11 Gerenciar Requisições de TIC

2.12 Gerenciar ANO/ANS

 

3. Sistemas

 

3.1 Desenvolver Sistemas (PDS 2.0)

3.2 Desenvolver Sistemas (PDS Ágil)

3.3 Gerenciar Demandas

3.4 Desenvolver Arquitetura de Software

3.5 Realizar Sprint de Arquitetura de Software

3.6 Gerir Arquitetura de Software

3.7 Descontinuar Arquitetura de Software

3.8 Desativar Sistema

 

4. Segurança da Informação

 

4.1 Gerenciar Incidente de Segurança da Informação

4.2 Gerenciar o Risco de Segurança da Informação

4.3 Gerir Continuidade de Serviços Essenciais de TIC

4.4 Gerenciar e Auditar Ativos de Informação

4.4.1 Gerir Ativos de Informações

4.4.2 Auditar Ativos de Informação

4.5 Gerenciar Política de Segurança da Informação ( PSI)

4.5.1 Elaborar Política de Segurança da Informação (PSI)

4.5.2 Acompanhar Política de Segurança da Informação (PSI)

4.5.3 Revisar Política de Segurança da Informação (PSI)

4.6 Gerenciar Acessos e Uso de Recursos de TIC

4.6.1 Gerenciar Acesso Lógico

4.6.2 Desabilitar Acesso de Colaboradores

4.6.3 Gerenciar Acessos por Unidade

4.6.4 Gerenciar Acesso Físico (datacenter)