Plano Estratégico

O Planejamento Estratégico é uma técnica que pressupõe um intenso conhecimento da organização de uma instituição e das influências por ela recebidas das mudanças do ambiente nos aspectos políticos, econômicos, sociais e tecnológicos, visando mantê-la sempre em condições de prestar serviço de qualidade ao seu usuário.

Nos últimos anos, o Poder Judiciário tem reconhecido a importância do planejamento quanto ao melhor uso de recursos e aperfeiçoamento da qualidade do serviço entregue à sociedade, buscando cumprir sua missão principal, garantir Direitos e realizar Justiça à sociedade.

No Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, um novo ciclo se inicia em 2021. Nos últimos meses de 2020, o TJCE contou com a colaboração de magistrados, servidores, colaboradores e da sociedade em geral, para a construção colaborativa da Estratégia do Judiciário para uma década a frente.

A elaboração do Plano Estratégico do Tribunal de Justiça do Ceará contou com a realização de 13 oficinas colaborativas, divididas entre três etapas: Diagnóstico e análise organizacional, Formulação Estratégica e Alinhamento Estratégico, as quais contaram com a participação de mais de cinquenta integrantes do Poder Judiciário, dentre eles magistrados de primeiro e segundo grau e servidores, cujas deliberações foram validadas pela presidência e vice-presidência do TJCE, Corregedoria-Geral de Justiça, ESMEC, Juízes Auxiliares e as Superintendências Administrativa e Judiciária.

Após a conclusão de todas as etapas, O novo Plano Estratégico do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará 2021-2030, encontra-se pronto, tendo sido instituído através da Resolução n° 07/2021 do Órgão Especial do TJCE.

Os três direcionadores estratégicos básicos do Plano Estratégico TJCE 2030 são:

Missão: Garantir direitos para realizar Justiça no Ceará.

Visão: Ser um tribunal de referência nacional em celeridade e eficiência, reconhecido por ser acessível e por contribuir com a redução das desigualdades.

Valores: Celeridade; Efetividade; Transparência; Diálogo com a sociedade; Humanização e empatia; Ética; Acessibilidade; Inovação; Excelência nos trabalhos; Sustentabilidade.