Ouvidoria do Judiciário destaca boas práticas de atendimento durante visita da CGU
- 1505 Visualizações
- 06-08-2025
A Ouvidoria do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) recebeu, nesta quarta-feira (06/08), a visita institucional da Controladoria-Geral da União no Estado do Ceará (CGU/CE). O encontro teve como foco a troca de experiências e o fortalecimento de práticas que contribuem para um atendimento mais resolutivo, transparente e humanizado à sociedade.
Na ocasião, foram apresentados dados consolidados de janeiro a junho de 2025, com destaque para a resolutividade das manifestações no primeiro nível de atendimento. No período, a Ouvidoria registrou 6.174 acionamentos, dos quais 1.067 foram resolvidos diretamente pela equipe, sem a necessidade de encaminhamento às unidades do Judiciário, o que representa 17,28% de resolutividade interna. Além disso, no acumulado de 2024, foram registradas 9.070 demandas, sendo 1.567 solucionadas no primeiro nível.
A ouvidora do TJCE, desembargadora Andréa Mendes Bezerra Delfino, destacou a importância da visita como uma oportunidade de diálogo e valorização das ações realizadas. “A Ouvidoria é um espaço de acolhimento, crescimento e conhecimento. A visita da CGU veio para mostrar o nosso trabalho e também nos permitir conhecer o deles. Foi muito gratificante apresentar os avanços que a Ouvidoria tem promovido para servidoras e servidores, magistradas e magistrados e, principalmente, para a população”, afirmou.
Também foram apresentadas as principais ações da atual gestão da Ouvidoria, como a realização de audiências públicas, a produção e distribuição de material informativo (entre elas, a Cartilha da Ouvidoria) e a divulgação de indicadores estratégicos por meio do Painel BI da Ouvidoria. A ferramenta permite acompanhar a média mensal de manifestações, pedidos de informação e elogios às unidades, além de contribuir com o acompanhamento dos prazos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O superintendente da CGU/CE, Luiz Fernando Menescal, destacou a importância do encontro como mecanismo de aperfeiçoamento mútuo. “Viemos com o propósito específico de conversar com a Ouvidoria do TJCE e trocar experiências. Esse ‘benchmark’ nos ajuda a entender os procedimentos, a forma de atuação e a buscar, juntos, o aprimoramento dos serviços prestados à sociedade”, disse.
Entre as sugestões discutidas, estiveram o fortalecimento do trâmite das demandas encaminhadas ao CNJ e o cumprimento dos prazos para respostas, o que impacta diretamente na pontuação do programa +GESTÃO, que impulsiona a produtividade e a qualidade dos serviços do TJCE por meio de capacitação e implementação de boas práticas de gestão. Também foram discutidas a emissão de certidões para fins de promoção de magistradas e magistrados, a valorização de boas práticas, com a divulgação de elogios às unidades, e o uso da linguagem simples como estratégia de aproximação com a cidadã e o cidadão.
A visita institucional reafirma o compromisso do Judiciário cearense com a transparência, a escuta ativa e a melhoria contínua dos serviços, consolidando a Ouvidoria como canal essencial entre a sociedade e o TJCE.
Encontro entre profissionais da Ouvidoria do TJCE e da CGU/CE reafirma compromisso com a transparência
DEMAIS PRESENÇAS
Também estiveram presentes, por parte da Ouvidoria, os juízes auxiliares Danielle Pontes de Arruda Pinheiro, Cristiane Maria Martins Pinto de Faria e Antônio Edilberto Oliveira Lima, e a coordenadora Terezinha de Jesus Mendes Vasconcelos. Ainda participaram da reunião, pela CGU/CE, o coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção Antônio, Edilberto Araújo Barreto, e o auditor federal Rodrigo Vieira Medeiros.




