Conteúdo da Notícia

TJCE avança com ações sustentáveis, tecnológicas e humanas em nova reunião do Comitê Executivo Estratégico

Ouvir: TJCE avança com ações sustentáveis, tecnológicas e humanas em nova reunião do Comitê Executivo Estratégico

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) reafirmou, mais uma vez, seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a humanização dos serviços judiciais durante a reunião do Comitê Executivo Estratégico (Coex), realizada nesta quarta-feira (02/07), na sede administrativa do Judiciário estadual. O encontro reuniu magistrados(as), gestores(as) e servidores(as) das principais áreas responsáveis pela execução do Plano Estratégico TJCE 2030, e apresentou resultados parciais de janeiro a junho de 2025, além do andamento de projetos que desenham o futuro do Judiciário cearense.

De forma colaborativa, as equipes mostraram avanços significativos em diversas frentes — da transição energética ao uso de inteligência artificial, da modernização de fóruns à ampliação de projetos sociais que impactam diretamente a vida da população.

 

ENERGIA LIMPA E DESCARBONIZAÇÃO

 

O Tribunal avança com força no Programa Justiça Carbono Zero, com projetos em fase final de contratação para o inventário de gases de efeito estufa. Segundo o secretário de Administração e Infraestrutura, Pedro Ítalo Sampaio Girão, “a expectativa é que, muito em breve, 20% da energia limpa usada pelo Tribunal seja gerada pelo próprio TJCE”. A iniciativa integra o plano de descarbonização em consonância com a resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reforçando o compromisso com o meio ambiente.

Além disso, estudos apontam para a substituição de combustíveis fósseis por biocombustíveis na frota do TJCE, e a modernização de sistemas de climatização também já está em andamento. O plano de obras segue com 40% de execução e previsão de entregas importantes até janeiro de 2026, com destaque para os Fóruns de Acopiara, Jucás, Aracati, Boa Viagem, Juazeiro do Norte, Eusébio e Cascavel.

 

JUSTIÇA COM TECNOLOGIA E SENSIBILIDADE

 

A tecnologia tem sido uma grande aliada na transformação institucional. A secretária de Governança Institucional, Rafaella Lopes Ferreira, destacou os avanços no desenvolvimento de chatbots, com foco na proteção das vítimas de violência doméstica. “A ideia é que a vítima receba pelo WhatsApp um formulário automatizado, para avaliar a necessidade de prorrogação da medida protetiva, sem que seja necessário enviar um oficial de Justiça”, explicou.

A medida é parte de um pacote de ações digitais que também inclui o Datamart Administrativo, sistema que permitirá mapear, com mais precisão, os custos de manutenção do TJCE por unidade, e o avanço na implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

 

ATENDIMENTO HUMANIZADO E MODERNIZAÇÃO DOS SERVIÇOS

 

O secretário-geral da Área Judiciária, Nilsiton Rodrigues de Andrade Aragão, citou os esforços de humanização, como a adaptação do sistema mobile, o avanço na expansão de caixas de autoatendimento e a criação da Central Única de Certidões. Também ressaltou a continuidade da absorção dos atendimentos dos Juizados Especiais pelas Centrais de Atendimento Judiciário (CAJs), com fluxos otimizados e validados.

Outro ponto de destaque foi a expansão do Núcleo de Combate à Violência Doméstica (Nucevid), idealizado dentro do Programa de Modernização do Judiciário (Promojud). O juiz César Morel Alcântara explicou que o projeto, iniciado em Maracanaú em 2023, agora será expandido para o Interior do Estado. As cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha receberão o Nucevid já em agosto; em outubro será a vez de Sobral e Jijoca de Jericoacoara, e em dezembro, Jaguaribe. “É uma entrega que começa bem antes da cerimônia de abertura e continua com acompanhamento após o lançamento oficial. É a união da sociedade pelo enfrentamento da violência doméstica”, afirmou.

 

DIGITALIZAÇÃO E GESTÃO DE PROCESSOS

 

No campo da tecnologia judicial, o diretor negocial do PJe, Miguel Mota dos Santos, compartilhou os avanços na migração de processos do sistema SAJ para o PJe, especialmente no Direito Privado. A quinta e última fase da implantação do PJe — voltada à área criminal — já está planejada. A meta é concluir as migrações até outubro de 2026. “Vamos desenvolver todos os fluxos e implantá-los em um único dia, com modelagens que respeitam as particularidades de cada especialidade criminal”, disse.

 

COMUNICAÇÃO MAIS PRÓXIMA E CONECTADA

 

A Comunicação do TJCE também apresentou avanços. A chefe da Assessoria de Comunicação, Lyana Ribeiro, falou sobre a aceitação positiva do novo perfil do Instagram institucional, que alcançou rapidamente os primeiros 1.000 seguidores. Em paralelo, está em curso a contratação de um profissional de endomarketing e a consolidação de um plano de comunicação, com o objetivo de atender adequadamente as demandas de todas as áreas do Judiciário.

 

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO EM PAUTA

 

Por fim, a Secretaria de Tecnologia da Informação destacou o início do processo de contratação de auditoria para análise de segurança digital de todos os usuários do Tribunal. A proposta é promover a conscientização sobre segurança da informação, prevenindo ataques e reforçando a cultura da proteção de dados em toda a rede.

A reunião foi conduzida pelo presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, e contou com a participação dos juízes auxiliares da Presidência: Marcelo Roseno, Sirley Cíntia Prudêncio e Cláudio Ibiapina; do secretário de Auditoria Interna, juiz Alexandre Bezerra; da diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, juíza Solange Menezes; do juiz auxiliar da Corregedoria, Gúcio Carvalho; da coordenadora da Esmec, juíza Ana Paula Feitosa; do coordenador dos Juizados Especiais, juiz Ângelo Vettorazzi; e do cogestor dos projetos de Inteligência Artificial e Robotização, juiz Ricardo Alexandre.

Participaram ainda as(os) secretários(as) Sérgio Mendes (Finanças), Denise Olsen (TI), Jacqueline Alves (Gestão de Pessoas); o diretor do PJe, Miguel Mota; consultor jurídico Cristhian Rios; a chefe da Comunicação, Lyana Ribeiro; o diretor do Cerimonial, Silvio Ribeiro; secretário da Secretaria Judiciária, Marcelo Fontenele; a coordenadora da UGP, Roberta Jucá; além do secretariado da reunião: Renata Meneses (diretora de Estratégia) e Daniel Chagas (gerente de Resultados); Roberta Araújo (diretora da Presidência) e José Eumar Júnior (coordenador dos Juizados Especiais).

TjceTransparente Pje Agenda2030 Promojud JustiçaMulher