Conteúdo da Notícia

TJCE é finalista em duas categorias do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2025

Ouvir: TJCE é finalista em duas categorias do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2025

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) é finalista em duas categorias do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2025, que reconhece iniciativas voltadas a aproximar o Judiciário da sociedade. Estão concorrendo os projetos: Nupedinho e Nudepinha em “Conversa com uma pessoa muito especial: você” (Publicação Impressa Especial) e Histórias da Gente da Justiça (Comunicação Interna).

Nesta edição, 80 instituições se inscreveram, somando 426 projetos. Cada uma das 16 categorias tem cinco finalistas. Os vencedores serão anunciados durante o encerramento do XIX Congresso Brasileiro de Comunicação e Justiça (Conbrascom), que será realizado, de 6 a 8 de agosto deste ano, na cidade de São Luís, no Maranhão.

 

PROJETOS DO TJCE

 

O projeto Nupedinho e Nudepinha em “Conversa com uma pessoa muito especial: você”, que concorre na categoria Publicação Impressa Especial, foi lançado pelo TJCE durante a Campanha Maio Laranja de 2024, para tornar mais acessível a compreensão sobre o método do Depoimento Especial. A cartilha lúdica, voltada para crianças e adolescentes, vítimas ou testemunhas de violência, traz os personagens Nudepinho e Nudepinha, que explicam quem são os entrevistadores forenses e tudo o que acontece no dia da audiência, acompanhada virtualmente por juiz(a), promotor(a) e advogado(a) de defesa.

A iniciativa foi realizada pela Assessoria de Comunicação em parceria com o Núcleo de Depoimento Especial (Nudepe) do TJCE. Clique AQUI para conferir.

Já o projeto “Histórias da Gente da Justiça”, inscrito na categoria Comunicação Interna, foi lançada em 25 de março do ano passado, em comemoração ao Dia do Oficial de Justiça, e consiste em um livreto com crônicas curtas inspiradas em relatos de oficialas e oficiais do Judiciário cearense. Os textos mostram que esses profissionais, além das funções típicas, desempenham papel importante na humanização da Justiça, principalmente no que se refere ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Escritas por jornalistas da Assessoria de Comunicação do TJCE, as crônicas seguem os padrões literários do gênero e são de livre criação dos seus autores. Foram suprimidas algumas informações, como nomes verdadeiros e locais. O material foi divulgado para o público interno e, posteriormente, publicado no perfil do TJCE no Instagram. Clique AQUI para conferir.

Uma nova edição do projeto, lançada em agosto do ano passado, traz crônicas inspiradas em vivências de magistradas e magistrados do Poder Judiciário cearense, celebrando Dia do Magistrado (11/08). Baseados em histórias reais, os textos mostram os múltiplos aspectos sociais e humanos que envolvem a magistratura e o trabalho diário de promoção da Justiça. 

 

DEMAIS FINALISTAS

 

Os finalistas foram anunciados pelo FNCJ nessa segunda-feira (30/06). Além do Nupedinho e Nudepinha em “Conversa com uma pessoa muito especial: você”, concorrem na categoria Publicação Impressa Especial os projetos “Isso é papo de homem”, da Defensoria Pública de Minas Gerais; “Vozes fortes – as mulheres na política”, da Defensoria Pública de Tocantins; “Labor nº 14 – Eleições Municipais 2024”, do Ministério Público do Trabalho do Maranhão; e “Livro dos Sonhos: Histórias e ilustrações de crianças acolhidas em Goiás”, do Tribunal de Justiça de Goiás. Ao todo, 19 projetos foram inscritos.

Na categoria Comunicação Interna, que teve 46 inscritos, o “Histórias da Gente da Justiça” disputa com os projetos “Degraus da reflexão”, da Procuradoria-Geral do Estado da Bahia; “Percepções em jogo – gamificação sobre racismo estrutural”, do TJGO; “Eu Digo Basta! Poder Judiciário Contra a Violência Doméstica e Familiar”, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso; e “Campanha de Integridade do TJPR”, do Tribunal de Justiça do Paraná.

 

O PRÊMIO

 

O Prêmio, que está na 23ª edição e tem 16 categorias (incluindo Artigo Acadêmico), foi criado para destacar trabalhos que ajudam a aproximar a Justiça da sociedade, tornando a comunicação mais clara, acessível e eficiente.

A iniciativa é do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, organização não governamental sem fins lucrativos fundada por assessores de Comunicação do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), tribunais de contas e instituições afins. Todos os anos, o prêmio é entregue durante o Conbrascom, evento que reúne esses profissionais para trocar experiências e debater novas ideias.

 

EDIÇÕES ANTERIORES

 

Em 2020, o TJCE foi finalista pela primeira vez e obteve o segundo lugar em duas categorias do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. As iniciativas reconhecidas foram o “Novo Judiciário em Evidência” (Programa de TV) e o “Case Modernização do Judiciário” (Relacionamento com a Mídia).

No ano de 2021, o trabalho “Como o Judiciário se comunicou no início da pandemia: uma análise do Instagram de cinco Tribunais”, da jornalista Karine Wanessa, da Assessoria de Comunicação Social do TJCE, conquistou o primeiro lugar na categoria Artigo Acadêmico. E o programa de TV “Judiciário em Evidência” ficou na segunda colocação, entre 25 trabalhos inscritos na categoria Mídia Audiovisual.

Outro projeto do TJCE reconhecido nacionalmente foi o “Justiça Além da Pauta”, uma iniciativa da jornalista Talita Silva, que ficou em segundo lugar na categoria Relacionamento com a Mídia na edição de 2023. A ideia foi capacitar jornalistas da imprensa cearense sobre o universo jurídico, com a produção de cartilha e realização de colóquio.

Agenda2030