Esmec conclui Módulo 1 do Nível 1 da Formação de Formadores(as) no Contexto da Magistratura (FOFO)
A Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) realizou, entre os dias 25 e 27 de junho, o curso de Formação de Formadores no Contexto da Magistratura (FOFO) Módulo 1 do Nível 1, na sede da Esmec.
Entre os objetivos específicos deste módulo está o planejamento de aulas que utilizem metodologias ativas, contribuindo para que os participantes desenvolvam habilidades didáticas e atuem com mais segurança em suas práticas pedagógicas.
Para a formadora Rosângela Evangelista, Coordenadora de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados(as) e Servidores(as), a capacitação é fundamental para promover uma Justiça melhor para a sociedade. “Esta é uma formação específica voltada para o contexto da magistratura, com foco nas competências necessárias para o exercício da função jurisdicional e para o papel dos magistrados(as) como formadores(as), capazes de multiplicar saberes e experiências de forma qualificada e inovadora, a fim de atender melhor o jurisdicionado e a sociedade”.
O formador e juiz do TJCE, Ângelo Bianco Vettorazzi, destaca a importância do curso para o exercício da docência no âmbito das Escolas Judiciais e de Magistratura. “A Formação de Formadores é imprescindível para qualificar os docentes a partir das Diretrizes Pedagógicas da Enfam, que visam o humanismo, a ética e multidisciplinaridade. Nesse contexto de formação profissional, aliar teoria e prática através das metodologias ativas é o meio para transformar a realidade das pessoas e do ambiente profissional, de modo a alcançar o aprimoramento do serviço judiciário e realização da Justiça”.

A servidora Renata Sales participou do curso e destacou de forma positiva as técnicas de metodologias ativas apresentadas, bem como a troca de experiências durante as interações em sala de aula.
“Vivenciamos três dias de imersão em atividades e diálogos. Iniciamos pelas Diretrizes da ENFAM nos utilizando de metodologias ativas para aprendizagem, desde a nossa apresentação em duplas, debates, exposições dialogadas, formas diferentes de nos dispormos em sala de aula, trocas de espaço, sala invertida e muitas reflexões sobre o saber, do porquê saber, do para quê e como saber fazer. Aprendemos vivenciando as experiências de quarta até sexta-feira. Ao final construímos dois projetos, um quadro de saberes e um projeto de aula. Saímos sabendo fazê-los”, destaca.
A formação ainda contará com dois módulos, que integram o programa total de 80 horas-aula, oferecendo aos participantes uma trajetória completa de aperfeiçoamento para atuar como formadores(as) no âmbito da Justiça cearense.
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