PORTARIA Nº 914/2025

Local de Publicação Tipo de Matéria Número do ato Data do Ato Disponibilizada em Situação
TRIBUNAL DE JUSTIÇA PORTARIA 914 17/06/2025 18/06/2025 VIGENTE
PORTARIA Nº 914/2025

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ , no uso de suas atribuições legais;

CONSIDERANDO a Resolução nº 325, de 29 de junho de 2020, do Conselho Nacional de Justiça, que instituiu a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026.

CONSIDERANDO a Resolução nº 07, de 18 de fevereiro de 2021, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará, que instituiu o Plano Estratégico 2030 do Poder Judiciário do Estado do Ceará;

CONSIDERANDO a Portaria nº 846, de 29 de maio de 2024, do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, que instituiu e atualizou as fichas de indicadores e metas institucionais do Plano Estratégico TJCE 2030;

CONSIDERANDO a necessidade de promover revisões anuais nos indicadores e metas do plano estratégico institucional para adequação às diretrizes e cenários da Estratégia Nacional do Poder Judiciário.

RESOLVE:

Art. 1º Atualizar as fichas de indicadores e metas institucionais do Plano Estratégico TJCE 2030, conforme Anexo único desta Portaria.

Art. 2º Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

PUBLIQUE-SE, REGISTRE-SE E CUMPRA-SE.

GABINETE DA PRESIDÊNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 17 de junho de 2025.

Desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto

Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará

ANEXO ÚNICO da Portaria nº 914 /2025

FICHA DE INDICADORES

PLANO ESTRATÉGICO 2030

Indicador 01: Posicionamento do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará entre os tribunais do país
Objetivo Estratégico Visão: Ser um tribunal de referência nacional em celeridade e eficiência, reconhecido por ser acessível e por contribuir com a redução das desigualdades.
Macrodesafio Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional
Descrição do indicador Mede o posicionamento do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará nos seguintes indicadores de produtividade, conforme resultados divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no relatório Justiça em Números: taxa de congestionamento, índice de produtividade por magistrado (IPM), índice de atendimento à demanda (IAD), sentença/magistrado e sentenças por casos novos.
Frequência de medição Anual
Como medir Número de indicadores nos quais o TJCE posicione-se entre os 3 tribunais estaduais de médio porte com melhor desempenho no país.
Responsável pelos dados Secretaria de Governança Institucional
Linha de base 0 (2021)
Descrição da Meta Alcançar, até 2026, o quantitativo de 3 indicadores nos quais o TJCE se posicione entre os 3 tribunais estaduais de médio porte com melhor desempenho no país.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
1 1 2 2 3
Gestor das Metas Secretaria de Governança Institucional

 

Indicador 02: Índice de percepção da sociedade com relação à atuação do TJCE
Objetivo Estratégico Visão: Ser um tribunal de referência nacional em celeridade e eficiência, reconhecido por ser acessível e por contribuir com a redução das desigualdades.
Macrodesafio Fortalecimento da relação institucional do judiciário com a sociedade
Descrição do indicador Mede a percepção do cidadão com relação à atuação do Poder Judiciário do Estado do Ceará, considerando a acessibilidade aos prédios e aos serviços, o atendimento prestado, a qualidade dos serviços, a comunicação com a sociedade, a transparência nas informações e a infraestrutura dos prédios.
Frequência de medição Anual
Como medir Média dos resultados das pesquisas de percepção respondidas
Responsável pelos dados Secretaria de Governança Institucional
Linha de base 56,0% (2021)
Descrição da Meta Alcançar, até 2026, 74,0% de satisfação da sociedade com relação à atuação do TJCE.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
58,0% 62,0% 72,0% 73,0% 74,0%
Gestor das Metas Presidência

 

Indicador 03: Efetividade da Gestão do TJCE
Objetivo Estratégico Visão: Ser um tribunal de referência nacional em celeridade e eficiência, reconhecido por ser acessível e por contribuir com a redução das desigualdades.
Macrodesafio Aperfeiçoamento da gestão orçamentária e financeira
Descrição do indicador Mede o custo médio do processo judicial.
Frequência de medição Mensal
Como medir [Custo total anual do TJCE deflacionado a preços de 2021/Casos finalizados no ano]

Casos finalizados = processos baixados

Custo total anual do TJCE deflacionado a preços de 2021 = Total de despesas empenhadas /

(1+IPCA acumulado a partir de 2021)

Responsável pelos dados Secretaria de Governança Institucional
Linha de base R$ 3.349,00 (2021)
Descrição da Meta Alcançar custo médio do processo judicial de R$ 2.956,00 (dois mil novecentos e cinquenta e seis) até 2026.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
R$ 3.293,00 R$ 3.281,00 R$ 3.199,00 R$ 3.059,00 R$ 2.956,00
Gestor das Metas Secretaria de Governança Institucional

 

Indicador 04: Índice de incremento de acordos processuais e pré-processuais
Objetivo Estratégico Fortalecer as soluções consensuais de conflito nas esferas judicial e extrajudicial
Macrodesafio Prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para os conflitos
Descrição do indicador Mede o incremento na quantidade de acordos processuais e pré-processuais homologados no 1º e 2º graus.​
Frequência de medição Mensal
Como medir [(THPPa-THPPaa)/THPPaa​] x 100

THPPa – Total de homologações de acordos pré-processuais e processuais homologados do ano corrente​

THPPaa – Total de homologações de acordos pré-processuais e processuais homologados do ano anterior​

Responsável pelos dados Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Secretaria de Governança Institucional
Linha de base 50.522 acordos processuais e pré-processuais firmados em 2021

8,6% (acréscimo de 2018-2019, período anterior a pandemia)​

Descrição da Meta Alcançar, até 2026, 50,0% de incremento de acordos processuais e pré-processuais em relação ao ano de 2021.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
10,0%​ (55.574) 20,0%​ (60.626) 30,0%​ (65.679) 40,0%​ (70.731) 50,0%​ (75.783)
Gestor das Metas Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos

 

Indicador 05: Índice de Composição de Conflito – ICoC
Objetivo Estratégico Fortalecer as soluções consensuais de conflito nas esferas judicial e extrajudicial
Macrodesafio Prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para os conflitos
Descrição do indicador Mede o percentual de uma composição de indicadores que evidenciam os acordos e decisões em cinco diferentes dimensões.
Frequência de medição Mensal
Como medir Calculado pelo CNJ, levando em consideração a média ponderada, por tribunal, nos indicadores dos incisos I a V, previamente padronizados, de forma que o menor valor seja igual a zero e o maior valor igual a um, atribuindo-se peso 3 para os indicadores I e II e peso 1 para os indicadores III a V);

I – Total de processos com sentenças e decisões terminativas homologatórias de acordo, em relação ao total de processos com sentenças e decisões terminativas, considerando os processos de conhecimento não criminais de primeiro grau;

II – Total de processos com sentenças e decisões terminativas homologatórias de acordo, em relação ao total de processos com sentenças e decisões terminativas, considerando os processos de conhecimento não criminais de juizados especiais;

III – Total de processos com sentenças e decisões terminativas homologatórias de acordo, em relação ao total de processos com sentenças e decisões terminativas, considerando os processos de conhecimento não criminais de segundo grau;

IV – Total de processos com sentenças de execução de títulos executivos extrajudiciais não fiscais homologatórias de acordo, em relação ao total de processos com sentenças de execução de títulos executivos extrajudiciais não fiscais;

V – Total de processos não criminais com sentenças em execução judicial ou em cumprimento de sentença homologatórias de acordo, em relação ao total de processos não criminais com sentenças em execução judicial ou em cumprimento de sentença.

Responsável pelos dados Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Secretaria de Governança Institucional
Linha de base 24,37% (em 2024)
Descrição da Meta Alcançar, até 2026, 30,0% no ICoC.
  Metas anuais   2021 2022 2023 2024 2025 2026
25% 30%
Gestor das Metas Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos

 

Indicador 06: Taxa de congestionamento bruta
Objetivo Estratégico Promover a celeridade e a qualidade na prestação dos serviços.
Macrodesafio Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional
Descrição do indicador Mede o percentual de processos que não são finalizados no ano.
Frequência de medição Mensal
Como medir Pendentes de baixa / (pendentes de baixa + total de baixados)
Responsável pelos dados Secretaria de Governança Institucional
Linha de base 70,1% (2020)
Descrição da Meta Reduzir, até 2026, a taxa de congestionamento bruta do TJCE, para 56,8%.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
69,9% 68,7% 65,2% 62,6% 59,8% 56,8%
Gestor das Metas Corregedoria-Geral da Justiça

 

Indicador 07: Tempo médio de duração dos processos pendentes líquidos
Objetivo Estratégico Promover a celeridade e a qualidade na prestação dos serviços.
Macrodesafio Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional
Descrição do indicador Mede o tempo médio entre a distribuição do processo de conhecimento e a data-base de cálculo, desconsiderando os suspensos, sobrestados e em arquivo provisório bem como os períodos em que os processos permaneceram em tais situações.
Frequência de medição Mensal
Como medir De acordo com metodologia do indicador de “Tempo médio dos processos pendentes líquidos” do CNJ e parametrização do Datajud
Responsável pelos dados Secretaria de Governança Institucional
Linha de base 1092 (2023)
Descrição da Meta Reduzir o tempo médio de julgamento das ações de conhecimento para 700 dias em 2026.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
900 700 700
Gestor das Metas Corregedoria-Geral da Justiça

 

Indicador 08: Índice de cumprimento das Metas Nacionais
Objetivo Estratégico Promover a celeridade e a qualidade na prestação dos serviços
Macrodesafio Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional
Descrição do indicador Mede o grau de cumprimento das Metas Nacionais definidas anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Frequência de medição Mensal
Como medir [Somatório (número de metas cumpridas x respectivo peso) / somatório dos pesos] x 100

Sendo:

Meta 1 e Meta 2 = peso 2

Demais metas = peso 1

Responsável pelos dados Secretaria de Governança Institucional
Linha de base 50,0% (2022)
Descrição da Meta Alcançar 95,0% de cumprimento das metas do CNJ até 2026.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
65,0% 95,0% 95,0% 95,0%
Gestor das Metas Corregedoria-Geral da Justiça

 

Indicador 09: Índice de desempenho no Prêmio CNJ Qualidade
Objetivo Estratégico Promover a celeridade e a qualidade na prestação dos serviços.
Macrodesafio Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional
Descrição do indicador Mede o desempenho geral do TJCE no Prêmio CNJ de Qualidade (PCNJQ), considerando todos os eixos de avaliação
Frequência de medição Anual
Como medir (Total de pontos obtidos em todos os eixos do PCNJQ/ Total de pontos possíveis em todos os eixos do PCNJQ) x 100
Responsável pelos dados Secretaria de Governança Institucional
Linha de base 59,4% (2021)
Descrição da Meta Alcançar, até 2026, 75,0% de desempenho geral no Prêmio CNJ Qualidade.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
60,0% 65,0% 75,0% 75,0% 75,0%
Gestor das Metas Presidência

 

Indicador 10:  Percentual de unidades certificadas no Programa +Gestão
Objetivo Estratégico Promover a celeridade e a qualidade na prestação dos serviços
Macrodesafio Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional
Descrição do indicador Mede o percentual de unidades que obtiveram certificação no programa +Gestão no ciclo (Prata, Ouro, Diamante ou Excelência)
Frequência de medição Anual
Como medir nº unidades certificadas no ciclo / nº unidades participantes do ciclo) X 100
Responsável pelos dados Secretaria de Governança Institucional
Linha de base 70% (2024)
Descrição da Meta Alcançar, até 2026, 80% de unidades certificadas no ciclo (Prata, Ouro, Diamante ou Excelência) do programa +Gestão.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
75% 80%
Gestor das Metas Secretaria de Governança Institucional

 

Indicador 11: Índice de qualidade e efetividade da comunicação ativa do Judiciário
Objetivo Estratégico Intensificar a comunicação ativa e engajada do Judiciário com a sociedade
Macrodesafio Fortalecimento da relação institucional do judiciário com a sociedade
Descrição do indicador Mede a satisfação do público externo com a comunicação ativa do Poder Judiciário do Estado do Ceará.
Frequência de medição Anual
Como medir Média dos resultados positivos na seção “comunicação com a sociedade” das pesquisas respondidas.
Responsável pelos dados Assessoria de Comunicação Social
Linha de base 61,6% (2022)
Descrição da Meta Alcançar, até 2026, 74,0% de satisfação da sociedade com relação à comunicação institucional do TJCE.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
63,0% 72,0% 73,0% 74,0%
Gestor das Metas Assessoria de Comunicação Social

 

Indicador 12: Índice de satisfação com o atendimento
Objetivo Estratégico Garantir o atendimento acessível, acolhedor e resolutivo
Macrodesafio Fortalecimento da relação institucional do judiciário com a sociedade
Descrição do indicador Mede o grau de satisfação do cidadão com o atendimento prestado pelas unidades do Poder Judiciário do Estado do Ceará.
Frequência de medição Anual
Como medir Média dos resultados positivos na seção “atendimento” das pesquisas respondidas.
Responsável pelos dados Secretaria de Governança Institucional
Linha de base 66,0% (2021)
Descrição da Meta Alcançar, até 2026, 84,0% de satisfação da sociedade com relação ao atendimento prestado pelo TJCE.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
68,0% 70,0% 82,0% 83,0% 84,0%
Gestor das Metas Diretoria Estadual de Atendimento

 

Indicador 13: Tempo médio dos processos pendentes de julgamento da classe 1116-Execução Fiscal
Objetivo Estratégico Racionalizar as execuções fiscais, demandas repetitivas e grandes litigantes.
Macrodesafio Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional
Descrição do indicador Mede o tempo médio dos processos pendentes de julgamento (com base na data da primeira distribuição).
Frequência de medição Mensal
Como medir Número de dias entre a primeira distribuição e a data de referência / total de processos pendentes de julgamento
Responsável pelos dados Secretaria de Governança Institucional
Linha de base 1.571 (2022)
Descrição da Meta Reduzir, até 2026, o tempo médio de processos pendentes de julgamento para 1.280 dias.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
1.492 dias
redução -5%
1.418 dias
redução -5%
1.347 dias
redução -5%
1.280 dias
redução -5%
Gestor das Metas Corregedoria-Geral da Justiça

 

Indicador 14: Índice de participação dos juizados especiais na demanda do Poder Judiciário
Objetivo Estratégico Fortalecer o sistema de juizados especiais.
Macrodesafio Prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para os conflitos
Descrição do indicador Mede o grau de participação dos processos de conhecimento cível de competência de juizado especial na demanda do Poder Judiciário no 1º grau.
Frequência de medição Mensal
Como medir (CnCNCrimJE / CnCNCrimJE + CnCNCrim1º) X 100

Onde:

CnCNCrim1º – Casos Novos de Conhecimento no 1º Grau Não-Criminais

CnCNCrimJE – Casos Novos de Conhecimento nos Juizados Especiais Não-Criminais

Responsável pelos dados Secretaria de Governança Institucional
Linha de base 31,6% (2022)
Descrição da Meta Aumentar para 35,0% a participação do sistema de juizado na demanda do TJCE, até 2026.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
32,0% 33,0% 34,0% 35,0%
Gestor das Metas Coordenadoria do Sistema dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais e da Fazenda Pública do Ceará

 

Indicador 15:  Tempo médio de Julgamento – Juizados Especiais (Competência Exclusiva)
Objetivo Estratégico Fortalecer o sistema de juizados especiais.
Macrodesafio Prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para os conflitos
Descrição do indicador Mede a relação entre a quantidade de dias para julgamento dos processos e a quantidade de processos de conhecimento julgados no âmbito dos juizados especiais de competência exclusiva
Frequência de medição Mensal
Como medir Soma da quantidade de dias para julgamento dos processos de conhecimento no período / quantidade de processos de conhecimento julgados no período
Responsável pelos dados Secretaria de Governança Institucional
Linha de base 282 (2024)
Descrição da Meta Alcançar, até 2026, o quantitativo de 235 dias como resultado para o tempo médio de julgamento no âmbito do sistema de juizados especiais
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
265 235
Gestor das Metas Coordenadoria do Sistema dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais e da Fazenda Pública do Ceará

 

Indicador 16: Tempo médio de tramitação da ação penal
Objetivo Estratégico Aperfeiçoar a gestão da justiça criminal
Macrodesafio Aperfeiçoamento da gestão da justiça criminal
Descrição do indicador Mede Tempo médio dos processos pendentes líquidos, considerando o número de dias decorridos entre o início da ação penal (classes 282, 283, 1033, 1317, 10943, 10944, 11037, 11528) e a data-base de cálculo (último dia do mês de medição).
Frequência de medição Mensal
Como medir Soma dos dias entre a distribuição e a data base das Ações Penais Pendentes de Baixa / Total de Ações Penais Pendentes de Baixa
Responsável pelos dados Secretaria de Governança Institucional
Linha de base 1.707 (2023)
Descrição da Meta Reduzir o tempo médio das ações penais pendentes de baixa para 1.100 dias em 2026.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
1.500 1.300 1.100
Gestor das Metas Corregedoria-Geral da Justiça

 

Indicador 17: Índice de acessibilidade, segurança e conforto na estrutura física e no mobiliário
Objetivo Estratégico Prover estrutura física segura, acessível, sustentável e flexível.
Macrodesafio Promoção da sustentabilidade
Descrição do indicador Mensura o percentual de conformidade da estrutura física e do mobiliário.
Frequência de medição Semestral
Como medir Média aritmética ponderada dos critérios:

atende acessibilidade (peso 2); atende as normas do CBMCE (peso 3); atende à res. 114/2010 CNJ – disponibilidade de espaço (peso 1); melhorias em eficiência energética (peso 1); mobiliário atende à NR17 (peso 1), multiplicado pelo número de varas de cada edificação judicial.

Responsável pelos dados Secretaria de Administração e Infraestrutura
Linha de base 38,08% (2024)
Descrição da Meta Aumentar o percentual de conformidade da estrutura física e do mobiliária nas edificações judiciais para 50% até 2026.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
45,0% 50,0%
Gestor das Metas Secretaria de Administração e Infraestrutura

 

Indicador 18: Índice de recursos aplicados em investimentos
Objetivo Estratégico Fortalecer a gestão e a sustentabilidade orçamentária e financeira
Macrodesafio Aperfeiçoamento da gestão orçamentária e financeira
Descrição do indicador Mede o percentual de recursos próprios do Fermoju, do Funseg e de recursos oriundos de fontes do Tesouro Estadual (excetuando aqueles pagos em folha) bem como os decorrentes de operação de crédito, aplicados em investimentos.
Frequência de medição Mensal
Como medir [Total de recursos aplicados (despesas empenhadas) em investimentos / Total de recursos obtidos (LEI+ CRÉDITOS referentes ao custeio de manutenção + investimentos)] x 100

 

Obs: Com Recursos do Promojud + Investimentos aprovados com saldo do Fermoju

Responsável pelos dados Secretaria de Governança Institucional e Secretaria de Finanças
Linha de base 12,0% (2021)
Descrição da Meta Alcançar, até 2026, 23,0% de recursos obtidos no Fermoju, Funseg e Tesouro (exceto despesas pagas em folha) aplicados em investimentos.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
15,0% 17,0% 19,0% 21,0% 23,0%
Gestor das Metas Secretaria de Governança Institucional

 

Indicador 19: Índice de incremento da arrecadação corrente
Objetivo Estratégico Fortalecer a gestão e a sustentabilidade orçamentária e financeira
Macrodesafio Aperfeiçoamento da gestão orçamentária e financeira
Descrição do indicador Mede o grau de incremento das receitas correntes oriundas do Fermoju, Funseg e Fecdoj em relação à arrecadação do ano anterior.

 

Frequência de medição Mensal
Como medir [(Receita corrente arrecadada ano corrente / Receita corrente arrecadada ano anterior) – 1] x100
Responsável pelos dados Secretaria de Finanças
Linha de base R$ 172.538.120,05 (2021)

R$ 136.468.452,21 (2020)

26,4% (incremento de 2021 em relação a 2020)

Descrição da Meta Alcançar, até 2026, 20,0% de incremento na arrecadação corrente anual em relação ao ano anterior.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
50,0% 10,0% 10,0% 10,0% 20,0%
Gestor das Metas Secretaria de Finanças

 

Indicador 20: Índice de governança do Judiciário
Objetivo Estratégico Fortalecer a governança institucional e a comunicação interna
Macrodesafio Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária
Descrição do indicador Mede o desempenho do TJCE no prêmio CNJ de Qualidade no eixo de governança.
Frequência de medição Anual
Como medir (Total de pontos concedidos / Total de pontos possíveis) x 100
Responsável pelos dados Secretaria de Governança Institucional
Linha de base 75,0% (2021)
Descrição da Meta Alcançar, até 2026, o percentual de 95,0% de pontos possíveis no eixo de governança no prêmio CNJ de qualidade.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
77,0% 82,0% 90,0% 90,0% 95,0%
Gestor das Metas Secretaria de Governança Institucional

 

Indicador 21: Índice de satisfação com a comunicação interna
Objetivo Estratégico Fortalecer a governança institucional e a comunicação interna
Macrodesafio Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária
Descrição do indicador Avalia o nível de satisfação do público interno com a comunicação institucional.

 

Frequência de medição Anual
Como medir Média dos resultados positivos (avaliações positivas “ótimo” ou “bom”) das pesquisas de satisfação com a comunicação interna respondidas.
Responsável pelos dados Assessoria de Comunicação Social
Linha de base 75,9% (2021)
Descrição da Meta Alcançar, até 2026, o percentual de 81,0% de satisfação com a comunicação interna.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
76,0% 77,0% 79,0% 80,0% 81,0%
Gestor das Metas Assessoria de Comunicação Social

 

Indicador 22: Percentual de execução do Programa de Modernização do Poder Judiciário
Objetivo Estratégico Prover soluções de TIC inovadoras e integradas para a transformação digital
Macrodesafio Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados
Descrição do indicador Mede o percentual de progresso financeiro dos produtos contemplados no Programa de Modernização do Poder Judiciário (Promojud).
Frequência de medição Semestral
Como medir (Orçamento executado no período / orçamento total do Promojud) x 100
Responsável pelos dados Unidade de Gerenciamento do Promojud
Linha de base N/D
Descrição da Meta Executar 100,0% do Promojud até 2026.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
21,0% 36,0%

(execução de 15,0% do orçamento no ano)

 

69,0%

(execução de 33,0%

do orçamento no ano)

 

86,0%

(execução de 17,0% do orçamento no ano)

 

100,0%

(execução de 12,0% do orçamento no ano)

 

Gestor das Metas Unidade de Gerenciamento do Promojud

 

Indicador 23: Índice de conformidade com as políticas de segurança de TIC
Objetivo Estratégico Fortalecer a inteligência de dados e a segurança da informação
Macrodesafio Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados
Descrição do indicador Mede o nível de atendimento aos requisitos de segurança de tecnologia da informação e comunicação (TIC) presentes nos normativos correlatos.
Frequência de medição Mensal
Como medir (Valor de atendimento da N1 + Valor de atendimento da N2 + … + Valor de atendimento da Nn)/(Somatório do valor máximo de cada norma)*100N = normativo de segurança da informação
Responsável pelos dados Secretaria de Tecnologia da Informação
Linha de base 48,5% (2021)
Descrição da Meta Alcançar, até 2026, 90,0% de nível de conformidade com as políticas de segurança de TIC.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
50,0% 60,0% 70,0% 80,0% 90,0%
Gestor das Metas Secretaria de Tecnologia da Informação

 

Indicador 24: iGov-TIC-JUD
Objetivo Estratégico Prover soluções de TIC inovadoras e integradas para a transformação digital
Macrodesafio Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados
Descrição do indicador Mede o desempenho do TJCE no iGov-TIC-JUD que avalia o nível de maturidade e competência em Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC dos órgãos do Poder Judiciário (Resolução CNJ nº 370/2021)
Frequência de medição Anual
Como medir Resultado do TJCE no questionário iGov-TIC-JUD, divulgado anualmente pelo CNJ
Responsável pelos dados Secretaria de Tecnologia da Informação
Linha de base 92,01% (2023)
Descrição da Meta Alcançar, até 2026, 90,0% no iGov-TIC-JUD.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
94,0% 90,0% 90,0%
Gestor das Metas Secretaria de Tecnologia da Informação

 

Indicador 25: Índice de aprimoramento de magistrados
Objetivo Estratégico Aprimorar a gestão de pessoas
Macrodesafio Aperfeiçoamento da gestão de pessoas
Descrição do indicador Mede o percentual de magistrados capacitados, em mínimo, 20h de formação em cursos certificados pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec).
Frequência de medição Mensal
Como medir (nº de magistrados que tiveram no mínimo 20h de capacitações credenciadas pela ESMEC / nº total de magistrados) x 100
Responsável pelos dados Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará
Linha de base 37,0% (2021)
Descrição da Meta Alcançar, até 2026, 52,0% de magistrados capacitados no ano em cursos credenciados pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) com, no mínimo, 20h de formação.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
38,0% 43,0% 44,0% 50,0% 52,0%
Gestor das Metas Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará

 

Indicador 26: Percentual de servidores capacitados
Objetivo Estratégico Aprimorar a gestão de pessoas
Macrodesafio Aperfeiçoamento da gestão de pessoas
Descrição do indicador Mede o percentual de servidores capacitados no ano em, no mínimo, 20 horas-aula.
Frequência de medição Bimestral
Como medir (número de servidores capacitados no período / total de servidores) x 100
Responsável pelos dados Secretaria de Gestão de Pessoas
Linha de base 16,0% (2021)
Descrição da Meta Alcançar, até 2026, 40,0% de servidores capacitados no ano em, no mínimo, 20 horas-aula.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
20,0% 25,0% 30,0% 35,0% 40,0%
Gestor das Metas Secretaria de Gestão de Pessoas

 

Indicador 27: Índice de clima organizacional
Objetivo Estratégico Aprimorar a gestão de pessoas
Macrodesafio Aperfeiçoamento da gestão de pessoas
Descrição do indicador Mede o percentual de servidores que consideram haver um “bom” ou “ótimo” clima organizacional para desenvolvimento dos trabalhos, em pesquisa institucional aplicada.
Frequência de medição Bianual
Como medir (número de servidores que consideram haver um “bom” ou “ótimo” clima organizacional na pesquisa aplicada / número total de servidores pesquisados) x 100
Responsável pelos dados Secretaria de Gestão de Pessoas
Linha de base 78,7% (2020)
Descrição da Meta Alcançar, até 2026, 87,0% de servidores que consideram haver um “bom” ou “ótimo” clima organizacional na pesquisa aplicada, dentre servidores pesquisados.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
81,0% 84,0% 87,0%
Gestor das Metas Secretaria de Gestão de Pessoas

 

Texto Original

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ , no uso de suas atribuições legais;

CONSIDERANDO a Resolução nº 325, de 29 de junho de 2020, do Conselho Nacional de Justiça, que instituiu a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026.

CONSIDERANDO a Resolução nº 07, de 18 de fevereiro de 2021, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará, que instituiu o Plano Estratégico 2030 do Poder Judiciário do Estado do Ceará;

CONSIDERANDO a Portaria nº 846, de 29 de maio de 2024, do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, que instituiu e atualizou as fichas de indicadores e metas institucionais do Plano Estratégico TJCE 2030;

CONSIDERANDO a necessidade de promover revisões anuais nos indicadores e metas do plano estratégico institucional para adequação às diretrizes e cenários da Estratégia Nacional do Poder Judiciário.

RESOLVE:

Art. 1º Atualizar as fichas de indicadores e metas institucionais do Plano Estratégico TJCE 2030, conforme Anexo único desta Portaria.

Art. 2º Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

PUBLIQUE-SE, REGISTRE-SE E CUMPRA-SE.

GABINETE DA PRESIDÊNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 17 de junho de 2025.

Desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto

Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará

ANEXO ÚNICO da Portaria nº 914 /2025

FICHA DE INDICADORES

PLANO ESTRATÉGICO 2030

Indicador 01: Posicionamento do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará entre os tribunais do país
Objetivo Estratégico Visão: Ser um tribunal de referência nacional em celeridade e eficiência, reconhecido por ser acessível e por contribuir com a redução das desigualdades.
Macrodesafio Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional
Descrição do indicador Mede o posicionamento do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará nos seguintes indicadores de produtividade, conforme resultados divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no relatório Justiça em Números: taxa de congestionamento, índice de produtividade por magistrado (IPM), índice de atendimento à demanda (IAD), sentença/magistrado e sentenças por casos novos.
Frequência de medição Anual
Como medir Número de indicadores nos quais o TJCE posicione-se entre os 3 tribunais estaduais de médio porte com melhor desempenho no país.
Responsável pelos dados Secretaria de Governança Institucional
Linha de base 0 (2021)
Descrição da Meta Alcançar, até 2026, o quantitativo de 3 indicadores nos quais o TJCE se posicione entre os 3 tribunais estaduais de médio porte com melhor desempenho no país.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
- 1 1 2 2 3
Gestor das Metas Secretaria de Governança Institucional

 

Indicador 02: Índice de percepção da sociedade com relação à atuação do TJCE
Objetivo Estratégico Visão: Ser um tribunal de referência nacional em celeridade e eficiência, reconhecido por ser acessível e por contribuir com a redução das desigualdades.
Macrodesafio Fortalecimento da relação institucional do judiciário com a sociedade
Descrição do indicador Mede a percepção do cidadão com relação à atuação do Poder Judiciário do Estado do Ceará, considerando a acessibilidade aos prédios e aos serviços, o atendimento prestado, a qualidade dos serviços, a comunicação com a sociedade, a transparência nas informações e a infraestrutura dos prédios.
Frequência de medição Anual
Como medir Média dos resultados das pesquisas de percepção respondidas
Responsável pelos dados Secretaria de Governança Institucional
Linha de base 56,0% (2021)
Descrição da Meta Alcançar, até 2026, 74,0% de satisfação da sociedade com relação à atuação do TJCE.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
- 58,0% 62,0% 72,0% 73,0% 74,0%
Gestor das Metas Presidência

 

Indicador 03: Efetividade da Gestão do TJCE
Objetivo Estratégico Visão: Ser um tribunal de referência nacional em celeridade e eficiência, reconhecido por ser acessível e por contribuir com a redução das desigualdades.
Macrodesafio Aperfeiçoamento da gestão orçamentária e financeira
Descrição do indicador Mede o custo médio do processo judicial.
Frequência de medição Mensal
Como medir [Custo total anual do TJCE deflacionado a preços de 2021/Casos finalizados no ano]

Casos finalizados = processos baixados

Custo total anual do TJCE deflacionado a preços de 2021 = Total de despesas empenhadas /

(1+IPCA acumulado a partir de 2021)

Responsável pelos dados Secretaria de Governança Institucional
Linha de base R$ 3.349,00 (2021)
Descrição da Meta Alcançar custo médio do processo judicial de R$ 2.956,00 (dois mil novecentos e cinquenta e seis) até 2026.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
- R$ 3.293,00 R$ 3.281,00 R$ 3.199,00 R$ 3.059,00 R$ 2.956,00
Gestor das Metas Secretaria de Governança Institucional

 

Indicador 04: Índice de incremento de acordos processuais e pré-processuais
Objetivo Estratégico Fortalecer as soluções consensuais de conflito nas esferas judicial e extrajudicial
Macrodesafio Prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para os conflitos
Descrição do indicador Mede o incremento na quantidade de acordos processuais e pré-processuais homologados no 1º e 2º graus.​
Frequência de medição Mensal
Como medir [(THPPa-THPPaa)/THPPaa​] x 100

THPPa - Total de homologações de acordos pré-processuais e processuais homologados do ano corrente​

THPPaa - Total de homologações de acordos pré-processuais e processuais homologados do ano anterior​

Responsável pelos dados Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Secretaria de Governança Institucional
Linha de base 50.522 acordos processuais e pré-processuais firmados em 2021

8,6% (acréscimo de 2018-2019, período anterior a pandemia)​

Descrição da Meta Alcançar, até 2026, 50,0% de incremento de acordos processuais e pré-processuais em relação ao ano de 2021.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
- 10,0%​ (55.574) 20,0%​ (60.626) 30,0%​ (65.679) 40,0%​ (70.731) 50,0%​ (75.783)
Gestor das Metas Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos

 

Indicador 05: Índice de Composição de Conflito - ICoC
Objetivo Estratégico Fortalecer as soluções consensuais de conflito nas esferas judicial e extrajudicial
Macrodesafio Prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para os conflitos
Descrição do indicador Mede o percentual de uma composição de indicadores que evidenciam os acordos e decisões em cinco diferentes dimensões.
Frequência de medição Mensal
Como medir Calculado pelo CNJ, levando em consideração a média ponderada, por tribunal, nos indicadores dos incisos I a V, previamente padronizados, de forma que o menor valor seja igual a zero e o maior valor igual a um, atribuindo-se peso 3 para os indicadores I e II e peso 1 para os indicadores III a V);

I – Total de processos com sentenças e decisões terminativas homologatórias de acordo, em relação ao total de processos com sentenças e decisões terminativas, considerando os processos de conhecimento não criminais de primeiro grau;

II – Total de processos com sentenças e decisões terminativas homologatórias de acordo, em relação ao total de processos com sentenças e decisões terminativas, considerando os processos de conhecimento não criminais de juizados especiais;

III - Total de processos com sentenças e decisões terminativas homologatórias de acordo, em relação ao total de processos com sentenças e decisões terminativas, considerando os processos de conhecimento não criminais de segundo grau;

IV – Total de processos com sentenças de execução de títulos executivos extrajudiciais não fiscais homologatórias de acordo, em relação ao total de processos com sentenças de execução de títulos executivos extrajudiciais não fiscais;

V - Total de processos não criminais com sentenças em execução judicial ou em cumprimento de sentença homologatórias de acordo, em relação ao total de processos não criminais com sentenças em execução judicial ou em cumprimento de sentença.

Responsável pelos dados Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Secretaria de Governança Institucional
Linha de base 24,37% (em 2024)
Descrição da Meta Alcançar, até 2026, 30,0% no ICoC.
  Metas anuais   2021 2022 2023 2024 2025 2026
- - - - 25% 30%
Gestor das Metas Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos

 

Indicador 06: Taxa de congestionamento bruta
Objetivo Estratégico Promover a celeridade e a qualidade na prestação dos serviços.
Macrodesafio Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional
Descrição do indicador Mede o percentual de processos que não são finalizados no ano.
Frequência de medição Mensal
Como medir Pendentes de baixa / (pendentes de baixa + total de baixados)
Responsável pelos dados Secretaria de Governança Institucional
Linha de base 70,1% (2020)
Descrição da Meta Reduzir, até 2026, a taxa de congestionamento bruta do TJCE, para 56,8%.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
69,9% 68,7% 65,2% 62,6% 59,8% 56,8%
Gestor das Metas Corregedoria-Geral da Justiça

 

Indicador 07: Tempo médio de duração dos processos pendentes líquidos
Objetivo Estratégico Promover a celeridade e a qualidade na prestação dos serviços.
Macrodesafio Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional
Descrição do indicador Mede o tempo médio entre a distribuição do processo de conhecimento e a data-base de cálculo, desconsiderando os suspensos, sobrestados e em arquivo provisório bem como os períodos em que os processos permaneceram em tais situações.
Frequência de medição Mensal
Como medir De acordo com metodologia do indicador de “Tempo médio dos processos pendentes líquidos” do CNJ e parametrização do Datajud
Responsável pelos dados Secretaria de Governança Institucional
Linha de base 1092 (2023)
Descrição da Meta Reduzir o tempo médio de julgamento das ações de conhecimento para 700 dias em 2026.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
- - - 900 700 700
Gestor das Metas Corregedoria-Geral da Justiça

 

Indicador 08: Índice de cumprimento das Metas Nacionais
Objetivo Estratégico Promover a celeridade e a qualidade na prestação dos serviços
Macrodesafio Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional
Descrição do indicador Mede o grau de cumprimento das Metas Nacionais definidas anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Frequência de medição Mensal
Como medir [Somatório (número de metas cumpridas x respectivo peso) / somatório dos pesos] x 100

Sendo:

Meta 1 e Meta 2 = peso 2

Demais metas = peso 1

Responsável pelos dados Secretaria de Governança Institucional
Linha de base 50,0% (2022)
Descrição da Meta Alcançar 95,0% de cumprimento das metas do CNJ até 2026.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
- - 65,0% 95,0% 95,0% 95,0%
Gestor das Metas Corregedoria-Geral da Justiça

 

Indicador 09: Índice de desempenho no Prêmio CNJ Qualidade
Objetivo Estratégico Promover a celeridade e a qualidade na prestação dos serviços.
Macrodesafio Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional
Descrição do indicador Mede o desempenho geral do TJCE no Prêmio CNJ de Qualidade (PCNJQ), considerando todos os eixos de avaliação
Frequência de medição Anual
Como medir (Total de pontos obtidos em todos os eixos do PCNJQ/ Total de pontos possíveis em todos os eixos do PCNJQ) x 100
Responsável pelos dados Secretaria de Governança Institucional
Linha de base 59,4% (2021)
Descrição da Meta Alcançar, até 2026, 75,0% de desempenho geral no Prêmio CNJ Qualidade.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
- 60,0% 65,0% 75,0% 75,0% 75,0%
Gestor das Metas Presidência

 

Indicador 10:  Percentual de unidades certificadas no Programa +Gestão
Objetivo Estratégico Promover a celeridade e a qualidade na prestação dos serviços
Macrodesafio Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional
Descrição do indicador Mede o percentual de unidades que obtiveram certificação no programa +Gestão no ciclo (Prata, Ouro, Diamante ou Excelência)
Frequência de medição Anual
Como medir nº unidades certificadas no ciclo / nº unidades participantes do ciclo) X 100
Responsável pelos dados Secretaria de Governança Institucional
Linha de base 70% (2024)
Descrição da Meta Alcançar, até 2026, 80% de unidades certificadas no ciclo (Prata, Ouro, Diamante ou Excelência) do programa +Gestão.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
- - - - 75% 80%
Gestor das Metas Secretaria de Governança Institucional

 

Indicador 11: Índice de qualidade e efetividade da comunicação ativa do Judiciário
Objetivo Estratégico Intensificar a comunicação ativa e engajada do Judiciário com a sociedade
Macrodesafio Fortalecimento da relação institucional do judiciário com a sociedade
Descrição do indicador Mede a satisfação do público externo com a comunicação ativa do Poder Judiciário do Estado do Ceará.
Frequência de medição Anual
Como medir Média dos resultados positivos na seção “comunicação com a sociedade” das pesquisas respondidas.
Responsável pelos dados Assessoria de Comunicação Social
Linha de base 61,6% (2022)
Descrição da Meta Alcançar, até 2026, 74,0% de satisfação da sociedade com relação à comunicação institucional do TJCE.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
- - 63,0% 72,0% 73,0% 74,0%
Gestor das Metas Assessoria de Comunicação Social

 

Indicador 12: Índice de satisfação com o atendimento
Objetivo Estratégico Garantir o atendimento acessível, acolhedor e resolutivo
Macrodesafio Fortalecimento da relação institucional do judiciário com a sociedade
Descrição do indicador Mede o grau de satisfação do cidadão com o atendimento prestado pelas unidades do Poder Judiciário do Estado do Ceará.
Frequência de medição Anual
Como medir Média dos resultados positivos na seção “atendimento” das pesquisas respondidas.
Responsável pelos dados Secretaria de Governança Institucional
Linha de base 66,0% (2021)
Descrição da Meta Alcançar, até 2026, 84,0% de satisfação da sociedade com relação ao atendimento prestado pelo TJCE.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
- 68,0% 70,0% 82,0% 83,0% 84,0%
Gestor das Metas Diretoria Estadual de Atendimento

 

Indicador 13: Tempo médio dos processos pendentes de julgamento da classe 1116-Execução Fiscal
Objetivo Estratégico Racionalizar as execuções fiscais, demandas repetitivas e grandes litigantes.
Macrodesafio Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional
Descrição do indicador Mede o tempo médio dos processos pendentes de julgamento (com base na data da primeira distribuição).
Frequência de medição Mensal
Como medir Número de dias entre a primeira distribuição e a data de referência / total de processos pendentes de julgamento
Responsável pelos dados Secretaria de Governança Institucional
Linha de base 1.571 (2022)
Descrição da Meta Reduzir, até 2026, o tempo médio de processos pendentes de julgamento para 1.280 dias.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
- - 1.492 dias
redução -5%
1.418 dias
redução -5%
1.347 dias
redução -5%
1.280 dias
redução -5%
Gestor das Metas Corregedoria-Geral da Justiça

 

Indicador 14: Índice de participação dos juizados especiais na demanda do Poder Judiciário
Objetivo Estratégico Fortalecer o sistema de juizados especiais.
Macrodesafio Prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para os conflitos
Descrição do indicador Mede o grau de participação dos processos de conhecimento cível de competência de juizado especial na demanda do Poder Judiciário no 1º grau.
Frequência de medição Mensal
Como medir (CnCNCrimJE / CnCNCrimJE + CnCNCrim1º) X 100

Onde:

CnCNCrim1º – Casos Novos de Conhecimento no 1º Grau Não-Criminais

CnCNCrimJE – Casos Novos de Conhecimento nos Juizados Especiais Não-Criminais

Responsável pelos dados Secretaria de Governança Institucional
Linha de base 31,6% (2022)
Descrição da Meta Aumentar para 35,0% a participação do sistema de juizado na demanda do TJCE, até 2026.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
- - 32,0% 33,0% 34,0% 35,0%
Gestor das Metas Coordenadoria do Sistema dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais e da Fazenda Pública do Ceará

 

Indicador 15:  Tempo médio de Julgamento - Juizados Especiais (Competência Exclusiva)
Objetivo Estratégico Fortalecer o sistema de juizados especiais.
Macrodesafio Prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para os conflitos
Descrição do indicador Mede a relação entre a quantidade de dias para julgamento dos processos e a quantidade de processos de conhecimento julgados no âmbito dos juizados especiais de competência exclusiva
Frequência de medição Mensal
Como medir Soma da quantidade de dias para julgamento dos processos de conhecimento no período / quantidade de processos de conhecimento julgados no período
Responsável pelos dados Secretaria de Governança Institucional
Linha de base 282 (2024)
Descrição da Meta Alcançar, até 2026, o quantitativo de 235 dias como resultado para o tempo médio de julgamento no âmbito do sistema de juizados especiais
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
- - - - 265 235
Gestor das Metas Coordenadoria do Sistema dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais e da Fazenda Pública do Ceará

 

Indicador 16: Tempo médio de tramitação da ação penal
Objetivo Estratégico Aperfeiçoar a gestão da justiça criminal
Macrodesafio Aperfeiçoamento da gestão da justiça criminal
Descrição do indicador Mede Tempo médio dos processos pendentes líquidos, considerando o número de dias decorridos entre o início da ação penal (classes 282, 283, 1033, 1317, 10943, 10944, 11037, 11528) e a data-base de cálculo (último dia do mês de medição).
Frequência de medição Mensal
Como medir Soma dos dias entre a distribuição e a data base das Ações Penais Pendentes de Baixa / Total de Ações Penais Pendentes de Baixa
Responsável pelos dados Secretaria de Governança Institucional
Linha de base 1.707 (2023)
Descrição da Meta Reduzir o tempo médio das ações penais pendentes de baixa para 1.100 dias em 2026.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
- - - 1.500 1.300 1.100
Gestor das Metas Corregedoria-Geral da Justiça

 

Indicador 17: Índice de acessibilidade, segurança e conforto na estrutura física e no mobiliário
Objetivo Estratégico Prover estrutura física segura, acessível, sustentável e flexível.
Macrodesafio Promoção da sustentabilidade
Descrição do indicador Mensura o percentual de conformidade da estrutura física e do mobiliário.
Frequência de medição Semestral
Como medir Média aritmética ponderada dos critérios:

atende acessibilidade (peso 2); atende as normas do CBMCE (peso 3); atende à res. 114/2010 CNJ - disponibilidade de espaço (peso 1); melhorias em eficiência energética (peso 1); mobiliário atende à NR17 (peso 1), multiplicado pelo número de varas de cada edificação judicial.

Responsável pelos dados Secretaria de Administração e Infraestrutura
Linha de base 38,08% (2024)
Descrição da Meta Aumentar o percentual de conformidade da estrutura física e do mobiliária nas edificações judiciais para 50% até 2026.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
- - - - 45,0% 50,0%
Gestor das Metas Secretaria de Administração e Infraestrutura

 

Indicador 18: Índice de recursos aplicados em investimentos
Objetivo Estratégico Fortalecer a gestão e a sustentabilidade orçamentária e financeira
Macrodesafio Aperfeiçoamento da gestão orçamentária e financeira
Descrição do indicador Mede o percentual de recursos próprios do Fermoju, do Funseg e de recursos oriundos de fontes do Tesouro Estadual (excetuando aqueles pagos em folha) bem como os decorrentes de operação de crédito, aplicados em investimentos.
Frequência de medição Mensal
Como medir [Total de recursos aplicados (despesas empenhadas) em investimentos / Total de recursos obtidos (LEI+ CRÉDITOS referentes ao custeio de manutenção + investimentos)] x 100

 

Obs: Com Recursos do Promojud + Investimentos aprovados com saldo do Fermoju

Responsável pelos dados Secretaria de Governança Institucional e Secretaria de Finanças
Linha de base 12,0% (2021)
Descrição da Meta Alcançar, até 2026, 23,0% de recursos obtidos no Fermoju, Funseg e Tesouro (exceto despesas pagas em folha) aplicados em investimentos.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
- 15,0% 17,0% 19,0% 21,0% 23,0%
Gestor das Metas Secretaria de Governança Institucional

 

Indicador 19: Índice de incremento da arrecadação corrente
Objetivo Estratégico Fortalecer a gestão e a sustentabilidade orçamentária e financeira
Macrodesafio Aperfeiçoamento da gestão orçamentária e financeira
Descrição do indicador Mede o grau de incremento das receitas correntes oriundas do Fermoju, Funseg e Fecdoj em relação à arrecadação do ano anterior.

 

Frequência de medição Mensal
Como medir [(Receita corrente arrecadada ano corrente / Receita corrente arrecadada ano anterior) - 1] x100
Responsável pelos dados Secretaria de Finanças
Linha de base R$ 172.538.120,05 (2021)

R$ 136.468.452,21 (2020)

26,4% (incremento de 2021 em relação a 2020)

Descrição da Meta Alcançar, até 2026, 20,0% de incremento na arrecadação corrente anual em relação ao ano anterior.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
- 50,0% 10,0% 10,0% 10,0% 20,0%
Gestor das Metas Secretaria de Finanças

 

Indicador 20: Índice de governança do Judiciário
Objetivo Estratégico Fortalecer a governança institucional e a comunicação interna
Macrodesafio Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária
Descrição do indicador Mede o desempenho do TJCE no prêmio CNJ de Qualidade no eixo de governança.
Frequência de medição Anual
Como medir (Total de pontos concedidos / Total de pontos possíveis) x 100
Responsável pelos dados Secretaria de Governança Institucional
Linha de base 75,0% (2021)
Descrição da Meta Alcançar, até 2026, o percentual de 95,0% de pontos possíveis no eixo de governança no prêmio CNJ de qualidade.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
- 77,0% 82,0% 90,0% 90,0% 95,0%
Gestor das Metas Secretaria de Governança Institucional

 

Indicador 21: Índice de satisfação com a comunicação interna
Objetivo Estratégico Fortalecer a governança institucional e a comunicação interna
Macrodesafio Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária
Descrição do indicador Avalia o nível de satisfação do público interno com a comunicação institucional.

 

Frequência de medição Anual
Como medir Média dos resultados positivos (avaliações positivas “ótimo” ou “bom”) das pesquisas de satisfação com a comunicação interna respondidas.
Responsável pelos dados Assessoria de Comunicação Social
Linha de base 75,9% (2021)
Descrição da Meta Alcançar, até 2026, o percentual de 81,0% de satisfação com a comunicação interna.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
- 76,0% 77,0% 79,0% 80,0% 81,0%
Gestor das Metas Assessoria de Comunicação Social

 

Indicador 22: Percentual de execução do Programa de Modernização do Poder Judiciário
Objetivo Estratégico Prover soluções de TIC inovadoras e integradas para a transformação digital
Macrodesafio Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados
Descrição do indicador Mede o percentual de progresso financeiro dos produtos contemplados no Programa de Modernização do Poder Judiciário (Promojud).
Frequência de medição Semestral
Como medir (Orçamento executado no período / orçamento total do Promojud) x 100
Responsável pelos dados Unidade de Gerenciamento do Promojud
Linha de base N/D
Descrição da Meta Executar 100,0% do Promojud até 2026.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
- 21,0% 36,0%

(execução de 15,0% do orçamento no ano)

 

69,0%

(execução de 33,0%

do orçamento no ano)

 

86,0%

(execução de 17,0% do orçamento no ano)

 

100,0%

(execução de 12,0% do orçamento no ano)

 

Gestor das Metas Unidade de Gerenciamento do Promojud

 

Indicador 23: Índice de conformidade com as políticas de segurança de TIC
Objetivo Estratégico Fortalecer a inteligência de dados e a segurança da informação
Macrodesafio Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados
Descrição do indicador Mede o nível de atendimento aos requisitos de segurança de tecnologia da informação e comunicação (TIC) presentes nos normativos correlatos.
Frequência de medição Mensal
Como medir (Valor de atendimento da N1 + Valor de atendimento da N2 + … + Valor de atendimento da Nn)/(Somatório do valor máximo de cada norma)*100N = normativo de segurança da informação
Responsável pelos dados Secretaria de Tecnologia da Informação
Linha de base 48,5% (2021)
Descrição da Meta Alcançar, até 2026, 90,0% de nível de conformidade com as políticas de segurança de TIC.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
- 50,0% 60,0% 70,0% 80,0% 90,0%
Gestor das Metas Secretaria de Tecnologia da Informação

 

Indicador 24: iGov-TIC-JUD
Objetivo Estratégico Prover soluções de TIC inovadoras e integradas para a transformação digital
Macrodesafio Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados
Descrição do indicador Mede o desempenho do TJCE no iGov-TIC-JUD que avalia o nível de maturidade e competência em Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC dos órgãos do Poder Judiciário (Resolução CNJ nº 370/2021)
Frequência de medição Anual
Como medir Resultado do TJCE no questionário iGov-TIC-JUD, divulgado anualmente pelo CNJ
Responsável pelos dados Secretaria de Tecnologia da Informação
Linha de base 92,01% (2023)
Descrição da Meta Alcançar, até 2026, 90,0% no iGov-TIC-JUD.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
- - - 94,0% 90,0% 90,0%
Gestor das Metas Secretaria de Tecnologia da Informação

 

Indicador 25: Índice de aprimoramento de magistrados
Objetivo Estratégico Aprimorar a gestão de pessoas
Macrodesafio Aperfeiçoamento da gestão de pessoas
Descrição do indicador Mede o percentual de magistrados capacitados, em mínimo, 20h de formação em cursos certificados pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec).
Frequência de medição Mensal
Como medir (nº de magistrados que tiveram no mínimo 20h de capacitações credenciadas pela ESMEC / nº total de magistrados) x 100
Responsável pelos dados Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará
Linha de base 37,0% (2021)
Descrição da Meta Alcançar, até 2026, 52,0% de magistrados capacitados no ano em cursos credenciados pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) com, no mínimo, 20h de formação.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
- 38,0% 43,0% 44,0% 50,0% 52,0%
Gestor das Metas Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará

 

Indicador 26: Percentual de servidores capacitados
Objetivo Estratégico Aprimorar a gestão de pessoas
Macrodesafio Aperfeiçoamento da gestão de pessoas
Descrição do indicador Mede o percentual de servidores capacitados no ano em, no mínimo, 20 horas-aula.
Frequência de medição Bimestral
Como medir (número de servidores capacitados no período / total de servidores) x 100
Responsável pelos dados Secretaria de Gestão de Pessoas
Linha de base 16,0% (2021)
Descrição da Meta Alcançar, até 2026, 40,0% de servidores capacitados no ano em, no mínimo, 20 horas-aula.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
- 20,0% 25,0% 30,0% 35,0% 40,0%
Gestor das Metas Secretaria de Gestão de Pessoas

 

Indicador 27: Índice de clima organizacional
Objetivo Estratégico Aprimorar a gestão de pessoas
Macrodesafio Aperfeiçoamento da gestão de pessoas
Descrição do indicador Mede o percentual de servidores que consideram haver um "bom" ou "ótimo" clima organizacional para desenvolvimento dos trabalhos, em pesquisa institucional aplicada.
Frequência de medição Bianual
Como medir (número de servidores que consideram haver um "bom" ou "ótimo" clima organizacional na pesquisa aplicada / número total de servidores pesquisados) x 100
Responsável pelos dados Secretaria de Gestão de Pessoas
Linha de base 78,7% (2020)
Descrição da Meta Alcançar, até 2026, 87,0% de servidores que consideram haver um "bom" ou "ótimo" clima organizacional na pesquisa aplicada, dentre servidores pesquisados.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
- 81,0% - 84,0% - 87,0%
Gestor das Metas Secretaria de Gestão de Pessoas