Judiciário entrega nova Extensão do Cejusc para ampliar solução pré-processual de conflitos em Fortaleza
- 2624 Visualizações
- 15-04-2025
Pensando em facilitar o acesso da população de Fortaleza à mediação e conciliação, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) instalou, nesta terça-feira (15/04), mais uma Extensão do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Pré-Processual. A unidade fica no Centro Universitário Fanor Wyden, no bairro Manoel Dias Branco.
O presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, destacou os resultados exitosos que têm sido conquistados por meio da atuação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e dos Cejusc. “Não são iniciativas tão antigas, mas já construíram história e deixam um legado na formação de cidadãs e cidadãos. Nós sabemos da qualidade das soluções de conflitos quando ocorrem por acordo entre as partes, pois atingem muito mais a realidade que gerou a demanda do que aquelas em que um lado sai perdendo e outro ganhando, em que se interpõem recursos, gerando morosidade”, pontuou.
A unidade inaugurada nesta terça-feira é a 31ª do Estado. Somente em Fortaleza, são 17 espaços realizando atendimentos voltados à resolução pacífica de conflitos por meio da conciliação e da mediação pré-processual, evitando a judicialização. O atendimento da nova extensão é voltado às demandas cíveis, de família e sucessões, conforme as determinações da Resolução nº 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O supervisor do Nupemec, desembargador Francisco Lucídio de Queiroz Júnior, lembrou que unidades carregam, além da atividade judicial, uma importante função social. “O que vem sendo desenvolvido é exatamente essa visão ampla de cidadania. O conflito sempre existiu e nunca vai desaparecer, porque é inerente ao próprio ser humano, mas, quando conseguimos promover a cidadania, encontramos a possibilidade de minimizar grandes problemas”, ressaltou o magistrado.
Para o reitor do Centro Universitário, professor Geam Carles Mendes, além de favorecer o crescimento acadêmico, a parceria com o TJCE representa um marco para a construção de uma sociedade mais pacífica e justa. “O Cejusc Unifanor nasce com uma missão clara: facilitar a resolução de conflitos de forma simples, rápida e humana, promovendo o diálogo como uma ferramenta de transformação social. Aqui, nossos alunos poderão desenvolver não apenas competências técnicas, mas também sensibilidade, empatia e compromisso social, principalmente com aqueles que mais precisam”, declarou o professor, enfatizando que o serviço é gratuito e aberto à comunidade.

Parcerias interinstitucionais viabilizaram a expansão do trabalho do Cejusc Fortaleza em diferentes espaços: Assembleia Legislativa do Estado (Alece), Defensoria Pública do Ceará, Secretaria Executiva da Regional 2, Universidade de Fortaleza (Unifor), Centro Universitário Farias Brito (FBUni), Universidade Federal do Ceará (UFC), Uninassau Parangaba, Faculdade de Ciências e Tecnologia do Nordeste (Facine), Centros Universitários Estácio (Centro, Via Corpvs e Parangaba), Unichristus (Aldeota e Parquelândia), Centro Universitário Fametro (Unifametro), no bairro Centro, e Uniateneu (Messejana e Parquelândia).
Além do presidente do TJCE, do supervisor do Núcleo e do reitor da Unifanor Wyden, participaram da instalação a diretora em exercício do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), juíza Daniela Lima da Rocha; a coordenadora do Nupemec, juíza Jovina D’Avila Bordoni; a coordenadora e o coordenador adjunto do Cejusc Fortaleza, juíza Suyane Macedo de Lucena e juiz Edson Feitosa dos Santos Filho, respectivamente; e a titular 24º Juizado Especial Cível da Capital, juíza Ijosiana Cavalcante Serpa.
Presentes, ainda, a pró-reitora de Graduação da Unifanor Wyden, Isabella Lima Barbosa Campelo; a pró-reitora Administrativa e Financeira, Sayonara Iris Iqueda de Moura; a pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Internacionalização, Ozângela de Arruda Silva; a coordenadora do curso de Direito, professora Isabelle Lucena Lavor; e o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas, Vicente de Paulo Augusto de Oliveira Júnior. Também participaram a procuradora de Justiça Isabel Maria Salustiano Arruda Porto; o advogado Júlio Bezerra Leite.
O evento foi prestigiado pelas servidoras da Justiça estadual Mariana Viana Mont’Alverne, assistente de apoio técnico do Nupemec, e Geanne Catunda de Carvalho Barreto, chefe do Cejusc Fortaleza, bem como por colaboradoras, colaboradores e estudantes.




