RESOLUÇÃO DO ÓRGÃO ESPECIAL Nº 05/2018

Local de Publicação Tipo de Matéria Número do ato Data do Ato Disponibilizada em Situação
TRIBUNAL DE JUSTIÇA RESOLUÇÃO ÓRGÃO ESPECIAL 5 15/03/2018 16/03/2018 VIGENTE
Ementa

Institui o Plano Estratégico 2018-2020 da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará e dá outras providências.

RESOLUÇÃO DO ÓRGÃO ESPECIAL Nº 05/2018

Institui o Plano Estratégico 2018-2020 da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará e dá outras providências.

O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ, por seu Órgão Especial, no uso de sua competência legal, por decisão de seus componentes, em sessão realizada em 15 de março de 2018.

CONSIDERANDO a importância do Planejamento Estratégico como ferramenta técnica destinada a proporcionar um intenso conhecimento da instituição e das influências por ela recebidas das mudanças nos aspectos políticos, jurídicos, econômicos, sociais e tecnológicos, visando mantê-la sempre em condições de prestar serviço de qualidade;

CONSIDERANDO o teor da Resolução nº 198, de 1º de julho de 2014, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre o Planejamento e a Gestão Estratégica no âmbito do Poder Judiciário para o período 2015 a 2020;

CONSIDERANDO a Resolução n.º 05, de 23 de abril de 2015, revisada pela Resolução n.º 07, de 19 de maio de 2017, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, que instituem o Plano Estratégico do Poder Judiciário do Estado do Ceará para os anos de 2015 a 2020;

CONSIDERANDO o disposto na Lei Estadual nº 16.208, de 3 de abril de 2017, que reconhece a Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) como órgão de atuação desconcentrada do Poder Judiciário, ao qual incumbe planejar, executar e desenvolver a política de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos para a magistratura, bem como, em articulação com a Secretaria de Gestão de Pessoas, promover a execução da política de treinamento, de capacitação e de apoio do pessoal técnico- administrativo e de apoio às atividades dos servidores da Justiça;

CONSIDERANDO o conteúdo da Resolução nº 8 de 11 de dezembro de 2017, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), que dispõe sobre o Plano Estratégico da Enfam para o período 2014-2020 e a identidade de propósitos das escolas judiciais e de magistratura, o que exige completo alinhamento de seus Planos Estratégicos;

CONSIDERANDO a observância ao princípio constitucional da eficiência no serviço público;

RESOLVE:

Art. 1º. Fica instituído o Plano Estratégico da Escola Superior da Magistratura do Estado Ceará para os anos de 2018 a 2010, constante do Anexo I, sintetizando nos seguintes componentes:

I – Missão: Capacitar os integrantes do Poder Judiciário do Estado do Ceará para aprimorar a prestação jurisdicional e disseminar conhecimento.
II – Visão: Ser referência nacional em escola judicial, reconhecida pela excelência das suas ações educacionais.
III – Atributos de Valor para a Sociedade:
a) Igualdade;
b) Liberdade de expressão;
c) Pluralidade de ideias;
d) Diversidade;
e) Acessibilidade;
f) Meritocracia;
g) Transparência;
h) Inovação.
IV – Objetivos Estratégicos
a) Ofertar capacitação com qualidade para os integrantes do Poder Judiciário;
b) Disseminar conhecimento como forma de interlocução com a sociedade;
c) Otimizar e padronizar os processos;
d) Fortalecer a governança;
e) Garantir a infraestrutura física e tecnológica da biblioteca;
f) Aprimorar a gestão de pessoas;
g) Aprimorar a gestão orçamentária e financeira.
§ 1º Os objetivos estratégicos dos quais trata o inciso IV deste artigo estão dispostos em três perspectivas (Recursos, Procedimentos e Sociedade) conforme orientações da metodologia utilizada em sua construção, o Balanced Scorecard.
§ 2º O anexo I desta Resolução apresenta os elementos listados nos incisos I, II, III e IV deste artigo de forma integrada no Mapa Estratégico do Plano Estratégico da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará 2018-2020.

Art. 2º. Cada objetivo listado no inciso IV do art. 1º desta Resolução está vinculado a, pelo menos, um indicador estratégico, o qual possibilitará a medição do progresso da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) para o alcance do objetivo.
§ 1º A definição dos indicadores estratégicos baseou-se nas diretrizes da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), nas normas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e no Planejamento Estratégico do Poder Judiciário do Estado do Ceará 2015-2020.
§ 2º A cada indicador estratégico de que trata o caput deste artigo está relacionada uma meta institucional que, por sua vez, desdobra- se em metas anuais correspondentes aos anos do período de vigência do Plano Estratégico da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará 2018-2020 do qual trata esta Resolução.
§ 3º Para cada meta institucional de que trata o § 2º deste artigo será designado um gestor de meta, sempre o responsável por algum dos setores internos da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec).
§ 4º Caberá ao gestor de meta estabelecer plano de ação e adotar medidas destinadas ao seu cumprimento, visando, com isso, concretizar de forma satisfatória os objetivos estratégicos do Plano Estratégico da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará 2018-2020.

§ 5º A lista contendo os indicadores e metas do Plano Estratégico da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará 2018-2020 encontra-se no Anexo II desta Resolução.
Art. 3º. Os objetivos estratégicos deste plano serão operacionalizados através de ações e projetos desenvolvidos pelos setores administrativos da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec).
§ 1º No início de cada gestão, a Presidência do TJCE definirá, juntamente com a Direção Geral da Esmec e a Secretaria de Gestão de Pessoas, os projetos a serem empreendidos no período, através do Plano de Capacitação do Poder Judiciário do Estado do Ceará.
§ 2º O ingresso e a exclusão de projetos de ações educacionais e acadêmicas no portfólio de iniciativas da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) ocorrerão mediante aprovação pelo Diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), ouvindo o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Escola sempre que julgar necessário.

Art. 4º. O Plano Estratégico da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará 2018-2020 orientará a concepção e a elaboração dos programas e projetos de ações educacionais, bem como a ações gerenciais a serem desenvolvidas durante sua vigência.

Art. 5º. Caso julgue conveniente, a Direção da Esmec poderá, com o apoio da Secretaria de Planejamento do Tribunal de Justiça, efetuar revisão anual do Plano Estratégico da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará, no intuito de proceder ao ajuste de indicadores e/ou metas.

Art. 6º. A Comissão Permanente de Avaliação Institucional (CPAI), da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará realizará, pelo menos, quatro reuniões por ano, nas quais poderá aferir, a partir dos indicadores, como anda o planejamento das ações educacionais e administrativas, colaborando para tornar efetivo o ciclo de planejamento, monitoramento e a avaliação das mesmas, acompanhando os resultados com base nos dados coletados.

Art. 7º. A divulgação do Planejamento Estratégico da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará 2018-2020 e de ações correlatas será apoiada pela Assessoria de Comunicação Social.

Art. 8º. Os casos omissos serão resolvidos pelo Desembargador Diretor da Esmec, com o apoio do Juiz Coordenador e do Diretor Pedagógico da Esmec.

Art. 9º. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

ÓRGÃO ESPECIAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, aos 15 de março de 2018.

Des. Francisco Gladyson Pontes – Presidente
Des. Antônio Abelardo Benevides Moraes
Des. Francisco de Assis Filgueira Mendes
Des. Francisco Lincoln Araújo e Silva
Desa. Francisca Adelineide Viana
Des. Washington Luís Bezerra de Araújo
Desa. Maria Vilauba Fausto Lopes
Desa. Lisete de Sousa Gadelha
Des. Raimundo Nonato Silva Santos
Des. José Tarcílio Souza da Silva

ANEXO I

MAPA ESTRATÉGICO
DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ESMEC 2018-2020

ANEXO II

FICHA DE INDICADORES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ESMEC 2018-2020

 

 

Indicador 1: Quantidade de cursos ofertados na modalidade EAD

Objetivo Estratégico

Ofertar capacitação com qualidade para os integrantes do Poder Judiciário.

Descrição do indicador

Mede a quantidade de cursos ofertados na modalidade EAD.

Frequência de medição

Mensal

Como medir

Somatório do número de cursos na modalidade EAD ofertados.

Responsável pelos dados

Serviço de Históricos e Serviços Acadêmicos

Linha de base

5

Descrição da Meta

Ofertar 16 cursos EAD em 2020, sendo produzidos pela Esmec 4 em 2018, 6 em 2019 e 8 em 2020.

Metas anuais 2018 2019 2020
12 14 16

Gestor das Metas

Supervisor Operacional de Serviço de Históricos e Serviços Acadêmicos

 

Indicador 2: Quantidade de cursos presenciais ofertados na sede

Objetivo Estratégico

Ofertar capacitação com qualidade para os integrantes do Poder Judiciário.

Descrição do indicador

Mede a quantidade de cursos presenciais ofertados na sede, com no mínimo 10 horas.

Frequência de medição

Mensal

Como medir Somatório do número de cursos ofertados na sede.

Responsável pelos dados

Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento

Linha de base

14

Descrição da Meta

Ofertar 24 cursos presenciais na sede em 2020.

Metas anuais 2018 2019 2020
20 22 24

Gestor das Metas

Coordenador de Formação e Aperfeiçoamento

 

Indicador 3: Quantidade de cursos presenciais ofertados nos polos

Objetivo Estratégico

Ofertar capacitação com qualidade para os integrantes do Poder Judiciário.

Descrição do indicador

Mede a quantidade de cursos presenciais ofertados nos polos, com no mínimo 10 horas.

Frequência de medição

Mensal

Como medir

Somatório do número de cursos ofertados nos polos.

Responsável pelos dados

Coordenação Geral

Linha de base

5

Descrição da Meta

Ofertar 15 cursos presenciais nos polos em 2020.

Metas anuais

2018 2019 2020
9 12 15

Gestor das Metas

Coordenador Geral

Indicador 4: Índice de satisfação com os cursos
Objetivo Estratégico

Ofertar capacitação com qualidade para os integrantes do Poder Judiciário.

Descrição do indicador

Mede opercentual de satisfação com os cursos utilizando a avaliação de reação.

Frequência de medição

Mensal

Como medir

Média da satisfação obtida em cada curso.

Responsável pelos dados

Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento

Linha de base

Não disponível

Descrição da Meta

Obter 90% de satisfação a cada ano.

Metas anuais

2018                                           2019                                                 2020
90%                                             90%                                                 90%
Gestor das Metas

Coordenador de Formação e Aperfeiçoamento

Indicador 5: Quantidade de eventos abertos ao público externo

Objetivo Estratégico

Disseminar conhecimento como forma de interlocução com a sociedade.

Descrição do indicador

Mede a quantidade de eventos abertos ao público externo realizados no ano.

Frequência de medição

Mensal

Como medir

Somatório do número de eventos abertos realizados.

Responsável pelos dados

Coordenação Geral

Linha de base

Não disponível

Descrição da Meta

Realizar 24 eventos abertos por ano.

Metas anuais

2018 2019 2020
24 24 24

Gestor das Metas

Coordenador Geral

 

Indicador 6: Quantidade de eventos/aulas disponibilizados na web

Objetivo Estratégico

Disseminar conhecimento como forma de interlocução com a sociedade.

Descrição do indicador

Mede a quantidade de eventos/aulas disponibilizados na web (trasmitidos ao vivo ou disponibilizados no canal Esmec).

Frequência de medição

Mensal

Como medir

Somatório do número de eventos/aulas disponibilizados na web.

Responsável pelos dados

Serviço de Históricos e Serviços Acadêmicos

Linha de base

17

Descrição da Meta

Disponibilizar, no mínimo, 20 eventos/aulas na web por ano.

Metas anuais

2018

2019

2020

20

20

20

Gestor das Metas

Supervisor Operacional de Serviço de Históricos e Serviços Acadêmicos

Indicador 8: Índice de incremento de visualizações ao site da Esmec

Objetivo Estratégico

Disseminar conhecimento como forma de interlocução com a sociedade.

Descrição do indicador

Mede o percentual de aumento no número de visualizações da revista Themis no Sistema de Editoração Eletrônico de Revistas (SEER).

Frequência de medição

Mensal

Como medir

[(nº de visualizações no ano – nº de visualizações no ano base) / nº de visualizações no ano base] x 100

Responsável pelos dados

Organizadora da Revista Themis

Linha de base

Não disponível

Descrição da Meta

Metas a definir.

Metas anuais 2018                             2019                         2020
–                                   –                                –
Gestor das Metas

Organizadora da Revista Themis

Indicador 8: Índice de incremento de visualizações ao site da Esmec

Objetivo

Estratégico

Disseminar conhecimento como forma de interlocução com a sociedade.

Descrição do

indicador

Mede o percentual de aumento no número de visualizações ao site da Esmec.

Frequência de

medição

Mensal

Como medir

[(nº de visualizações no ano – nº de visualizações no ano base) / nº de visualizações no ano base] x 100

Responsável pelos

dados

Serviço de Históricos e Serviços Acadêmicos

Linha de base

120.000

Descrição da Meta

Elevar em 50% o número de visualizações até 2020.

Metas anuais

2018

2019

2020

20%

35%

50%

Gestor das Metas

Supervisor Operacional de Serviço de Históricos e Serviços Acadêmicos

Indicador 9: Quantidade de produções acadêmicas publicadas

Objetivo

Estratégico

Disseminar conhecimento como forma de interlocução com a sociedade.

Descrição do

indicador

Mede a quantidade de produções acadêmicas publicadas pelo Grupo de Pesquisa.

Frequência de

medição

Bimestral

Como medir

Somatório do número de produções acadêmicas publicadas.

Responsável pelos

dados

Vice-líder do Grupo de Pesquisa

Linha de base

0

Descrição da Meta

Publicar, no mínimo, 5 produções acadêmicas por ano.

Metas anuais

2018

2019

2020

5

5

5

Gestor das Metas

Líder do Grupo de Pesquisa

Indicador10: Índice de otimização e manualização de processos

Objetivo Estratégico

Otimizar e padronizar os processos.

Descrição do indicador

Mede o percentual de processos otimizados e/ou manualizados.

Frequência de medição

Mensal

Como medir

(nº de processos otimizados e/ou manualizados / total de otimizações e/ou manualizações previstas) x 100

Responsável pelos dados

Coordenadoria Administrativa e Financeira

Linha de base

Não disponível

Descrição da Meta

Executar 100% das otimizações e/ou manualizações previstas no ano.

Metas anuais

2018

2019

2020

100%

100%

100%

Gestor das Metas

Coordenadora Administrativa e Financeira

Indicador 11: Quantidade de reuniões de análise da estratégia realizadas

Objetivo Estratégico

Fortalecer a governança.

Descrição do indicador

Mede a quantidade de reuniões de análise da estratégia realizadas.

Frequência de medição

Mensal

Como medir

Somatório do número de reuniões realizadas.

Responsável pelos dados

Coordenação Geral

Linha de base

Não disponível

Descrição da Meta

Realizar 20 reuniões de análise da estratégia por ano.

Metas anuais

2018

2019

2020

20

20

20

Gestor das Metas

Coordenador Geral

Indicador 12:Índice de execução da estratégia

Objetivo Estratégico

Fortalecer a governança.

Descrição do indicador

Mede o percentual de execução da estratégia.

Frequência de medição

Mensal

Como medir

Média dos percentuais de cumprimento de todas as metas.

Responsável pelos dados

Coordenação Geral

Linha de base

Não disponível

Descrição da Meta

Executar 100% da estratégia em 2020.

Metas anuais

2018

2019

2020

80%

90%

100%

Gestor das Metas

Coordenador Geral

Indicador 13: Quantidade de reuniões da CPAI

Objetivo Estratégico

Fortalecer a governança.

Descrição do indicador

Mede a quantidade de reuniões da CPAI (Comissão Permanente de Avaliação Institucional) realizadas.

Frequência de medição

Trimestral

Como medir

Somatório do número de reuniões realizadas.

Responsável pelos dados

Diretoria Pedagógica

Linha de base

Não disponível

Descrição da Meta

Realizar, no mínimo, 4 reuniões por ano.

Metas anuais

2018

2019

2020

4

4

4

Gestor das Metas

Diretor Pedagógico

Indicador 14: Índice de atendimento aos critérios técnicos da Resolução nº 459/2017 do Conselho Estadual de Educação

Objetivo

Estratégico

Garantir a infraestrutura física e tecnológica da biblioteca.

Descrição do

indicador

Mede o percentual de atendimento aos critérios técnicos de infraestrutura física e tecnológica da biblioteca

com base no normativo do Conselho Estadual (espaço físico, serviços e atividades, acervo e pessoal).

Frequência de

medição

Semestral

Como medir

Média dos percentuais de atendimento de cada item no normativo do Conselho Estadual (Resolução nº 459/2017).

Responsável pelos

dados

Biblioteca

Linha de base

41%

Descrição da Meta

Atender 88% dos critérios estipulados no normativo do Conselho de Educação até 2020.

Metas anuais

2018

2019

2020

55%

59%

88%

Gestor das Metas

Bibliotecário

Indicador 15: Índice de quantidade adequada de servidores

Objetivo Estratégico

Aprimorar a gestão de pessoas.

Descrição do indicador

Mede a quantidade de servidores em efetivo exercício nos setores da Esmec em relação à quantidade

necessária.

Frequência de medição

Trimestral

Como medir

(nº de servidores atual / nº de servidores ideal) x 100

Responsável pelos dados

Coordenação Geral

Linha de base

57%

Descrição da Meta

Alcançar 86% da quantidade de servidores adequada até 2020.

Metas anuais

2018

2019

2020

71%

78%

86%

Gestor das Metas

Coordenador Geral

Indicador 16: Índice de servidores capacitados nas competências profissionais

Objetivo Estratégico

Aprimorar a gestão de pessoas.

Descrição do indicador

Mede o percentual de servidores capacitados em cursos relacionados às atividades profissionais

incentivados pelas Esmec, somando 20h por servidor.

Frequência de medição

Trimestral

Como medir

(nº de servidores capacitados nas competências profissionais / nº total de servidores) x 100

Responsável pelos dados

Diretoria Pedagógica

Linha de base

Não disponível

Descrição da Meta

Capacitar 100% dos servidores a cada ano.

Metas anuais

2018

2019

2020

100%

100%

100%

Gestor das Metas

Indicador 17: Quantidade de eventos motivacionais e/ou voltados à saúde e qualidade de vida

Objetivo Estratégico

Aprimorar a gestão de pessoas.

Descrição do indicador

Mede o número de eventos motivacionais e/ou voltados à saúde e qualidade e vida ofertados.

Frequência de

medição

Bimestral

Como medir

Somatório do número de eventos realizados.

Responsável pelos dados

Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento

Linha de base

Não disponível

Descrição da Meta

Realizar 3 eventos por ano até 2020.

Metas anuais

2018

2019

2020

3

3

3

Gestor das Metas

Coordenador de Formação e Aperfeiçoamento

Indicador 18: Índice de clima organizacional

Objetivo Estratégico

Aprimorar a gestão de pessoas.

Descrição do indicador

Mede o resultado obtido na pesquisa de clima organizacional.

Frequência de medição

Semestral

Como medir

Média das respostas positivas obtidas na pesquisa de clima organizacional.

Responsável pelos dados

Coordenadoria Administrativa e Financeira

Linha de base

75%

Descrição da Meta

Alcançar 90% de satisfação em 2020.

Metas anuais

2018

2019

2020

80%

85%

90%

Gestor das Metas

Supervisor Operacional de Serviço de Históricos e Serviços Acadêmicos

Indicador 19: Índice de execução do orçamento

Objetivo Estratégico

Aprimorar a gestão orçamentária e financeira.

Descrição do indicador

Mede o percentual de execução do orçamento em relação ao planejado.

Frequência de medição

Trimestral

Como medir

(valor executado / valor planejado no orçamento) x 100

Responsável pelos dados

Coordenadoria Administrativa e Financeira

Linha de base

23%

Descrição da Meta

Executar 100% do orçamento planejado em 2020.

Metas anuais

2018

2019

2020

50%

75%

100%

Gestor das Metas

Coordenador Administrativo e Financeiro

Texto Original

Institui o Plano Estratégico 2018-2020 da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará e dá outras providências.

O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ, por seu Órgão Especial, no uso de sua competência legal, por decisão de seus componentes, em sessão realizada em 15 de março de 2018.

CONSIDERANDO a importância do Planejamento Estratégico como ferramenta técnica destinada a proporcionar um intenso conhecimento da instituição e das influências por ela recebidas das mudanças nos aspectos políticos, jurídicos, econômicos, sociais e tecnológicos, visando mantê-la sempre em condições de prestar serviço de qualidade;

CONSIDERANDO o teor da Resolução nº 198, de 1º de julho de 2014, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre o Planejamento e a Gestão Estratégica no âmbito do Poder Judiciário para o período 2015 a 2020;

CONSIDERANDO a Resolução n.º 05, de 23 de abril de 2015, revisada pela Resolução n.º 07, de 19 de maio de 2017, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, que instituem o Plano Estratégico do Poder Judiciário do Estado do Ceará para os anos de 2015 a 2020;

CONSIDERANDO o disposto na Lei Estadual nº 16.208, de 3 de abril de 2017, que reconhece a Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) como órgão de atuação desconcentrada do Poder Judiciário, ao qual incumbe planejar, executar e desenvolver a política de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos para a magistratura, bem como, em articulação com a Secretaria de Gestão de Pessoas, promover a execução da política de treinamento, de capacitação e de apoio do pessoal técnico- administrativo e de apoio às atividades dos servidores da Justiça;

CONSIDERANDO o conteúdo da Resolução nº 8 de 11 de dezembro de 2017, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), que dispõe sobre o Plano Estratégico da Enfam para o período 2014-2020 e a identidade de propósitos das escolas judiciais e de magistratura, o que exige completo alinhamento de seus Planos Estratégicos;

CONSIDERANDO a observância ao princípio constitucional da eficiência no serviço público;

RESOLVE:

Art. 1º. Fica instituído o Plano Estratégico da Escola Superior da Magistratura do Estado Ceará para os anos de 2018 a 2010, constante do Anexo I, sintetizando nos seguintes componentes:

I – Missão: Capacitar os integrantes do Poder Judiciário do Estado do Ceará para aprimorar a prestação jurisdicional e disseminar conhecimento.
II – Visão: Ser referência nacional em escola judicial, reconhecida pela excelência das suas ações educacionais. III – Atributos de Valor para a Sociedade:
a) Igualdade;
b) Liberdade de expressão;
c) Pluralidade de ideias;
d) Diversidade;
e) Acessibilidade;
f) Meritocracia;
g) Transparência;
h) Inovação.
IV – Objetivos Estratégicos
a) Ofertar capacitação com qualidade para os integrantes do Poder Judiciário;
b) Disseminar conhecimento como forma de interlocução com a sociedade;
c) Otimizar e padronizar os processos;
d) Fortalecer a governança;
e) Garantir a infraestrutura física e tecnológica da biblioteca;
f) Aprimorar a gestão de pessoas;
g) Aprimorar a gestão orçamentária e financeira.
§ 1º Os objetivos estratégicos dos quais trata o inciso IV deste artigo estão dispostos em três perspectivas (Recursos, Procedimentos e Sociedade) conforme orientações da metodologia utilizada em sua construção, o Balanced Scorecard.
§ 2º O anexo I desta Resolução apresenta os elementos listados nos incisos I, II, III e IV deste artigo de forma integrada no Mapa Estratégico do Plano Estratégico da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará 2018-2020.

Art. 2º. Cada objetivo listado no inciso IV do art. 1º desta Resolução está vinculado a, pelo menos, um indicador estratégico, o qual possibilitará a medição do progresso da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) para o alcance do objetivo.
§ 1º A definição dos indicadores estratégicos baseou-se nas diretrizes da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), nas normas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e no Planejamento Estratégico do Poder Judiciário do Estado do Ceará 2015-2020.
§ 2º A cada indicador estratégico de que trata o caput deste artigo está relacionada uma meta institucional que, por sua vez, desdobra- se em metas anuais correspondentes aos anos do período de vigência do Plano Estratégico da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará 2018-2020 do qual trata esta Resolução.
§ 3º Para cada meta institucional de que trata o § 2º deste artigo será designado um gestor de meta, sempre o responsável por algum dos setores internos da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec).
§ 4º Caberá ao gestor de meta estabelecer plano de ação e adotar medidas destinadas ao seu cumprimento, visando, com isso, concretizar de forma satisfatória os objetivos estratégicos do Plano Estratégico da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará 2018-2020.

§ 5º A lista contendo os indicadores e metas do Plano Estratégico da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará 2018-2020 encontra-se no Anexo II desta Resolução.
Art. 3º. Os objetivos estratégicos deste plano serão operacionalizados através de ações e projetos desenvolvidos pelos setores administrativos da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec).
§ 1º No início de cada gestão, a Presidência do TJCE definirá, juntamente com a Direção Geral da Esmec e a Secretaria de Gestão de Pessoas, os projetos a serem empreendidos no período, através do Plano de Capacitação do Poder Judiciário do Estado do Ceará.
§ 2º O ingresso e a exclusão de projetos de ações educacionais e acadêmicas no portfólio de iniciativas da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) ocorrerão mediante aprovação pelo Diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), ouvindo o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Escola sempre que julgar necessário.

Art. 4º. O Plano Estratégico da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará 2018-2020 orientará a concepção e a elaboração dos programas e projetos de ações educacionais, bem como a ações gerenciais a serem desenvolvidas durante sua vigência.

Art. 5º. Caso julgue conveniente, a Direção da Esmec poderá, com o apoio da Secretaria de Planejamento do Tribunal de Justiça, efetuar revisão anual do Plano Estratégico da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará, no intuito de proceder ao ajuste de indicadores e/ou metas.

Art. 6º. A Comissão Permanente de Avaliação Institucional (CPAI), da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará realizará, pelo menos, quatro reuniões por ano, nas quais poderá aferir, a partir dos indicadores, como anda o planejamento das ações educacionais e administrativas, colaborando para tornar efetivo o ciclo de planejamento, monitoramento e a avaliação das mesmas, acompanhando os resultados com base nos dados coletados.

Art. 7º. A divulgação do Planejamento Estratégico da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará 2018-2020 e de ações correlatas será apoiada pela Assessoria de Comunicação Social.

Art. 8º. Os casos omissos serão resolvidos pelo Desembargador Diretor da Esmec, com o apoio do Juiz Coordenador e do Diretor Pedagógico da Esmec.

Art. 9º. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

ÓRGÃO ESPECIAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, aos 15 de março de 2018.

Des. Francisco Gladyson Pontes – Presidente
Des. Antônio Abelardo Benevides Moraes
Des. Francisco de Assis Filgueira Mendes
Des. Francisco Lincoln Araújo e Silva
Desa. Francisca Adelineide Viana
Des. Washington Luís Bezerra de Araújo
Desa. Maria Vilauba Fausto Lopes
Desa. Lisete de Sousa Gadelha
Des. Raimundo Nonato Silva Santos
Des. José Tarcílio Souza da Silva

ANEXO I

MAPA ESTRATÉGICO
DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ESMEC 2018-2020

ANEXO II

FICHA DE INDICADORES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ESMEC 2018-2020

 

 

Indicador 1: Quantidade de cursos ofertados na modalidade EAD

Objetivo Estratégico

Ofertar capacitação com qualidade para os integrantes do Poder Judiciário.

Descrição do indicador

Mede a quantidade de cursos ofertados na modalidade EAD.

Frequência de medição

Mensal

Como medir

Somatório do número de cursos na modalidade EAD ofertados.

Responsável pelos dados

Serviço de Históricos e Serviços Acadêmicos

Linha de base

5

Descrição da Meta

Ofertar 16 cursos EAD em 2020, sendo produzidos pela Esmec 4 em 2018, 6 em 2019 e 8 em 2020.

Metas anuais 2018 2019 2020
12 14 16

Gestor das Metas

Supervisor Operacional de Serviço de Históricos e Serviços Acadêmicos

 

 

Indicador 2: Quantidade de cursos presenciais ofertados na sede

Objetivo Estratégico

Ofertar capacitação com qualidade para os integrantes do Poder Judiciário.

Descrição do indicador

Mede a quantidade de cursos presenciais ofertados na sede, com no mínimo 10 horas.

Frequência de medição

Mensal

Como medir Somatório do número de cursos ofertados na sede.

Responsável pelos dados

Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento

Linha de base

14

Descrição da Meta

Ofertar 24 cursos presenciais na sede em 2020.

Metas anuais 2018 2019 2020
20 22 24

Gestor das Metas

Coordenador de Formação e Aperfeiçoamento

 

 

 

Indicador 3: Quantidade de cursos presenciais ofertados nos polos

Objetivo Estratégico

Ofertar capacitação com qualidade para os integrantes do Poder Judiciário.

Descrição do indicador

Mede a quantidade de cursos presenciais ofertados nos polos, com no mínimo 10 horas.

Frequência de medição

Mensal

Como medir

Somatório do número de cursos ofertados nos polos.

Responsável pelos dados

Coordenação Geral

Linha de base

5

Descrição da Meta

Ofertar 15 cursos presenciais nos polos em 2020.

Metas anuais

2018 2019 2020
9 12 15

Gestor das Metas

Coordenador Geral

 

 

 

Indicador 4: Índice de satisfação com os cursos

Objetivo Estratégico

Ofertar capacitação com qualidade para os integrantes do Poder Judiciário.

Descrição do indicador

Mede o percentual de satisfação com os cursos utilizando a avaliação de reação.

Frequência de medição

Mensal

Como medir

Média da satisfação obtida em cada curso.

Responsável pelos dados

Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento

Linha de base

Não disponível

Descrição da Meta

Obter 90% de satisfação a cada ano.

Metas anuais

2018 2019 2020
90% 90% 90%

Gestor das Metas

Coordenador de Formação e Aperfeiçoamento

 

 

Indicador 5: Quantidade de eventos abertos ao público externo

Objetivo Estratégico

Disseminar conhecimento como forma de interlocução com a sociedade.

Descrição do indicador

Mede a quantidade de eventos abertos ao público externo realizados no ano.

Frequência de medição

Mensal

Como medir

Somatório do número de eventos abertos realizados.

Responsável pelos dados

Coordenação Geral

Linha de base

Não disponível

Descrição da Meta

Realizar 24 eventos abertos por ano.

Metas anuais

2018 2019 2020
24 24 24

Gestor das Metas

Coordenador Geral

Indicador 6: Quantidade de eventos/aulas disponibilizados na web

Objetivo Estratégico

Disseminar conhecimento como forma de interlocução com a sociedade.

Descrição do indicador

Mede a quantidade de eventos/aulas disponibilizados na web (trasmitidos ao vivo ou disponibilizados no canal Esmec).

Frequência de medição

Mensal

Como medir

Somatório do número de eventos/aulas disponibilizados na web.

Responsável pelos dados

Serviço de Históricos e Serviços Acadêmicos

Linha de base

17

Descrição da Meta

Disponibilizar, no mínimo, 20 eventos/aulas na web por ano.

Metas anuais

2018

2019

2020

20

20

20

Gestor das Metas

Supervisor Operacional de Serviço de Históricos e Serviços Acadêmicos

Indicador 7: Índice de incremento de visualização da revista Themis na plataforma SEER

Objetivo

Estratégico

Disseminar conhecimento como forma de interlocução com a sociedade.

Descrição do

indicador

Mede o percentual de aumento no número de visualizações da revista Themis no Sistema de Editoração

Eletrônico de Revistas (SEER).

Frequência de

medição

Mensal

Como medir

[(nº de visualizações no ano – nº de visualizações no ano base) / nº de visualizações no ano base] x 100

Responsável pelos

dados

Organizadora da Revista Themis

Linha de base

Não disponível

Descrição da Meta

Metas a definir.

Metas anuais

2018

2019

2020

-

-

-

Gestor das Metas

Organizadora da Revista Themis

 

Indicador 8: Índice de incremento de visualizações ao site da Esmec

Objetivo

Estratégico

Disseminar conhecimento como forma de interlocução com a sociedade.

Descrição do

indicador

Mede o percentual de aumento no número de visualizações ao site da Esmec.

Frequência de

medição

Mensal

Como medir

[(nº de visualizações no ano – nº de visualizações no ano base) / nº de visualizações no ano base] x 100

Responsável pelos

dados

Serviço de Históricos e Serviços Acadêmicos

Linha de base

120.000

Descrição da Meta

Elevar em 50% o número de visualizações até 2020.

Metas anuais

2018

2019

2020

20%

35%

50%

Gestor das Metas

Supervisor Operacional de Serviço de Históricos e Serviços Acadêmicos

Indicador 9: Quantidade de produções acadêmicas publicadas

Objetivo

Estratégico

Disseminar conhecimento como forma de interlocução com a sociedade.

Descrição do

indicador

Mede a quantidade de produções acadêmicas publicadas pelo Grupo de Pesquisa.

Frequência de

medição

Bimestral

Como medir

Somatório do número de produções acadêmicas publicadas.

Responsável pelos

dados

Vice-líder do Grupo de Pesquisa

Linha de base

0

Descrição da Meta

Publicar, no mínimo, 5 produções acadêmicas por ano.

Metas anuais

2018

2019

2020

5

5

5

Gestor das Metas

Líder do Grupo de Pesquisa

Indicador10: Índice de otimização e manualização de processos

Objetivo Estratégico

Otimizar e padronizar os processos.

Descrição do indicador

Mede o percentual de processos otimizados e/ou manualizados.

Frequência de medição

Mensal

Como medir

(nº de processos otimizados e/ou manualizados / total de otimizações e/ou manualizações previstas) x 100

Responsável pelos dados

Coordenadoria Administrativa e Financeira

Linha de base

Não disponível

Descrição da Meta

Executar 100% das otimizações e/ou manualizações previstas no ano.

Metas anuais

2018

2019

2020

100%

100%

100%

Gestor das Metas

Coordenadora Administrativa e Financeira

Indicador 11: Quantidade de reuniões de análise da estratégia realizadas

Objetivo Estratégico

Fortalecer a governança.

Descrição do indicador

Mede a quantidade de reuniões de análise da estratégia realizadas.

Frequência de medição

Mensal

Como medir

Somatório do número de reuniões realizadas.

Responsável pelos dados

Coordenação Geral

Linha de base

Não disponível

Descrição da Meta

Realizar 20 reuniões de análise da estratégia por ano.

Metas anuais

2018

2019

2020

20

20

20

Gestor das Metas

Coordenador Geral

Indicador 12:Índice de execução da estratégia

Objetivo Estratégico

Fortalecer a governança.

Descrição do indicador

Mede o percentual de execução da estratégia.

Frequência de medição

Mensal

Como medir

Média dos percentuais de cumprimento de todas as metas.

Responsável pelos dados

Coordenação Geral

Linha de base

Não disponível

Descrição da Meta

Executar 100% da estratégia em 2020.

Metas anuais

2018

2019

2020

80%

90%

100%

Gestor das Metas

Coordenador Geral

Indicador 13: Quantidade de reuniões da CPAI

Objetivo Estratégico

Fortalecer a governança.

Descrição do indicador

Mede a quantidade de reuniões da CPAI (Comissão Permanente de Avaliação Institucional) realizadas.

Frequência de medição

Trimestral

Como medir

Somatório do número de reuniões realizadas.

Responsável pelos dados

Diretoria Pedagógica

Linha de base

Não disponível

Descrição da Meta

Realizar, no mínimo, 4 reuniões por ano.

Metas anuais

2018

2019

2020

4

4

4

Gestor das Metas

Diretor Pedagógico

Indicador 14: Índice de atendimento aos critérios técnicos da Resolução nº 459/2017 do Conselho Estadual de Educação

Objetivo

Estratégico

Garantir a infraestrutura física e tecnológica da biblioteca.

Descrição do

indicador

Mede o percentual de atendimento aos critérios técnicos de infraestrutura física e tecnológica da biblioteca

com base no normativo do Conselho Estadual (espaço físico, serviços e atividades, acervo e pessoal).

Frequência de

medição

Semestral

Como medir

Média dos percentuais de atendimento de cada item no normativo do Conselho Estadual (Resolução nº 459/2017).

Responsável pelos

dados

Biblioteca

Linha de base

41%

Descrição da Meta

Atender 88% dos critérios estipulados no normativo do Conselho de Educação até 2020.

Metas anuais

2018

2019

2020

55%

59%

88%

Gestor das Metas

Bibliotecário

Indicador 15: Índice de quantidade adequada de servidores

Objetivo Estratégico

Aprimorar a gestão de pessoas.

Descrição do indicador

Mede a quantidade de servidores em efetivo exercício nos setores da Esmec em relação à quantidade

necessária.

Frequência de medição

Trimestral

Como medir

(nº de servidores atual / nº de servidores ideal) x 100

Responsável pelos dados

Coordenação Geral

Linha de base

57%

Descrição da Meta

Alcançar 86% da quantidade de servidores adequada até 2020.

Metas anuais

2018

2019

2020

71%

78%

86%

Gestor das Metas

Coordenador Geral

Indicador 16: Índice de servidores capacitados nas competências profissionais

Objetivo Estratégico

Aprimorar a gestão de pessoas.

Descrição do indicador

Mede o percentual de servidores capacitados em cursos relacionados às atividades profissionais

incentivados pelas Esmec, somando 20h por servidor.

Frequência de medição

Trimestral

Como medir

(nº de servidores capacitados nas competências profissionais / nº total de servidores) x 100

Responsável pelos dados

Diretoria Pedagógica

Linha de base

Não disponível

Descrição da Meta

Capacitar 100% dos servidores a cada ano.

Metas anuais

2018

2019

2020

100%

100%

100%

Gestor das Metas

Indicador 17: Quantidade de eventos motivacionais e/ou voltados à saúde e qualidade de vida

Objetivo Estratégico

Aprimorar a gestão de pessoas.

Descrição do indicador

Mede o número de eventos motivacionais e/ou voltados à saúde e qualidade e vida ofertados.

Frequência de

medição

Bimestral

Como medir

Somatório do número de eventos realizados.

Responsável pelos dados

Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento

Linha de base

Não disponível

Descrição da Meta

Realizar 3 eventos por ano até 2020.

Metas anuais

2018

2019

2020

3

3

3

Gestor das Metas

Coordenador de Formação e Aperfeiçoamento

Indicador 18: Índice de clima organizacional

Objetivo Estratégico

Aprimorar a gestão de pessoas.

Descrição do indicador

Mede o resultado obtido na pesquisa de clima organizacional.

Frequência de medição

Semestral

Como medir

Média das respostas positivas obtidas na pesquisa de clima organizacional.

Responsável pelos dados

Coordenadoria Administrativa e Financeira

Linha de base

75%

Descrição da Meta

Alcançar 90% de satisfação em 2020.

Metas anuais

2018

2019

2020

80%

85%

90%

Gestor das Metas

Supervisor Operacional de Serviço de Históricos e Serviços Acadêmicos

Indicador 19: Índice de execução do orçamento

Objetivo Estratégico

Aprimorar a gestão orçamentária e financeira.

Descrição do indicador

Mede o percentual de execução do orçamento em relação ao planejado.

Frequência de medição

Trimestral

Como medir

(valor executado / valor planejado no orçamento) x 100

Responsável pelos dados

Coordenadoria Administrativa e Financeira

Linha de base

23%

Descrição da Meta

Executar 100% do orçamento planejado em 2020.

Metas anuais

2018

2019

2020

50%

75%

100%

Gestor das Metas

Coordenador Administrativo e Financeiro