
Campanha para doação de sangue e cadastro de medula retorna ao Fórum Clóvis Beviláqua
- 879 Visualizações
- 20-01-2014
Uma nova ação para coletar sangue e cadastrar doadores de medula óssea teve início, nesta segunda-feira (20/01), no Fórum Clóvis Beviláqua. A iniciativa é realizada pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e conta com o apoio da Campanha Fórum Sustentável, que foca em ações internas de responsabilidade socioambiental.
Um ônibus com uma unidade móvel de coleta permanecerá na entrada principal do prédio até a próxima quinta, dia 23, das 9 às 16 horas. A ideia é captar doadores na área e aqueles que visitam ou trabalham no local.
“O Fórum foi um parceiro recente [campanha realizada em outubro de 2013]. Nós temos o objetivo de criar o habito da doação. Por isso voltamos aos locais”, explica a assistente social do Hemoce, Adalise Maia.
A ação é uma campanha de férias feita nos bairros para atingir mais áreas. “Precisamos chamar atenção da população porque é um período em que as doações caem muito”, disse Adalise.
O primeiro voluntário foi o cobrador de ônibus Clevanido Nascimento, que já doou sangue em outras 12 ocasiões. De passagem pelo Fórum, ele destacou a vantagem da localização do posto. “Às vezes a gente não tem tempo e, numa oportunidade como essa, é possível doar”.
PARA DOAR
Quem desejar doar sangue precisa estar bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos de idade, pesar mais de 50kg e apresentar documento oficial com foto. O menor de 18 anos só pode ser doador com autorização do responsável legal. Já o candidato a doar medula óssea deve estar entre 18 e 55 anos e não ter tido câncer.
Em ambos os casos, o voluntário precisa estar saudável, além de preencher e assinar termo de consentimento, disponível no posto de coleta.