Conteúdo da Notícia

Varas de Execução Penal promovem integração entre apenados e familiares

Varas de Execução Penal promovem integração entre apenados e familiares

Ouvir: Varas de Execução Penal promovem integração entre apenados e familiares

As Varas de Execução Penal da Comarca de Fortaleza promoveram, nessa quinta-feira (05/12), evento de integração com os apenados (em liberdade condicional ou regime aberto) e familiares. O segundo encontro “Justiça e Natal – um despertar social” ocorreu no 1º Salão do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua.

A iniciativa teve como apoiadores a Diretoria e o Centro de Treinamento Integrado (CTI) do Fórum, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Ministério Público e a Defensoria Pública estaduais.

A programação incluiu vídeos e mensagens natalinas, leitura de um trecho da Bíblia sobre o nascimento de Jesus Cristo (capítulo 2 do Evangelho de Lucas) e sorteio de 12 redes, doadas pelo Projeto Fábrica Escola, voltado à reinserção social de apenados e egressos.

De acordo com o juiz Cézar Belmino, corregedor de presídios e titular da 3ª Vara de Execução Penal, o objetivo foi “aproximar os órgãos, que trabalham com execução penal, dos apenados e seus familiares, conscientizando a sociedade acerca da importância de se ressocializar o homem e a mulher egressos do sistema prisional”.

Segundo a juíza Luciana Teixeira, titular da 2ª Vara de Execução Penal, a iniciativa coroa o acompanhamento prestado aos apenados durante 2013. “Essa casa [o Fórum], muitas vezes vista como um lugar de punição, é, acima de tudo, um local de acolhimento, um ambiente humano, onde escolhemos corrigir sem destruir”, observou.

O evento contou com a participação do engenheiro civil Francisco de Assis de Souza, da Pastoral do Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão (Mesc), da Paróquia do Cristo Rei. O convidado trouxe uma mensagem sobre paz e mudança de atitude. “Percebemos muito o isolamento quando devemos buscar o acolhimento”, disse.

Para a esposa de um dos egressos presentes, o encontro foi também “o momento de agradecer a oportunidade que os juízes dão aos apenados para que voltem à sociedade”.