Conteúdo da Notícia

Projeto da Justiça estadual beneficia mais de 8.900 estudantes dos ensinos básico e superior

Projeto da Justiça estadual beneficia mais de 8.900 estudantes dos ensinos básico e superior

Ouvir: Projeto da Justiça estadual beneficia mais de 8.900 estudantes dos ensinos básico e superior

O projeto do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) que objetiva esclarecer a sociedade sobre funcionamento, unidades e formas de acesso ao Judiciário já beneficiou 8.961 alunos de instituições públicas e particulares dos ensinos básico e superior. A estatística é referente ao período entre 15 de setembrode 2011 e 30 de setembro deste ano.

Nessa quinta-feira (17/10), o programa “Justiça e Cidadania” contemplou 19 universitários do curso de Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor). Além de conhecer setores administrativos do TJCE, eles assistiram à parte da sessão de julgamentos do Órgão Especial, visitaram o gabinete do desembargador Paulo Camelo Timbó e o plenário onde ocorrem as reuniões da 1ª Câmara Criminal.

Para o desembargador, esse contato permite que os estudantes saibam como é o funcionamento dos setores administrativos e judiciais. “Eles veem a teoria, mas ficam imaginando como é o Tribunal, o Fórum”.

A professora Maria Elia Farias, que acompanhou o grupo, explicou que a turma está estudando ações como habeas corpus e mandado de segurança. “Eles ficaram sabendo mais sobre as formas de acessos à Justiça”. Para Suewellyn Cassimiro, do 2º semestre, a iniciativa permitiu averiguar alguns conhecimentos aprendidos na sala de aula.

Além das visitas, magistrados vão às unidades de ensino proferir palestras sobre temas de interesse social. As escolas e faculdades interessadas em participar devem ligar para (85) 3207.7044 ou 7054.

O “Justiça e Cidadania” foi criado em 2011, por meio de resolução do Órgão Especial. A finalidade é estabelecer canal de comunicação com a sociedade para esclarecer sobre funções, atividades e órgãos do Judiciário.