Conteúdo da Notícia

Juíza coordenadora do Programa “Começar de Novo” no Ceará visita Casa de Privação Provisória I

Juíza coordenadora do Programa “Começar de Novo” no Ceará visita Casa de Privação Provisória I

Ouvir: Juíza coordenadora do Programa “Começar de Novo” no Ceará visita Casa de Privação Provisória I

A Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Luciano Andrade Lima (CPPL I), em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, recebeu, na manhã desta terça-feira (16/04), a visita da juíza Maria das Graças Almeida de Quental, coordenadora do Programa “Começar de Novo”, no Ceará.

A magistrada, que também é titular da Vara de Penas Alternativas e Habeas Corpus de Fortaleza, foi recebida pelo diretor da CPPL I, Antônio Arruda Filho, pela coordenadora do Sistema Penitenciário no Ceará, Socorro Matias, e pelo defensor público Emerson Castelo Branco.

Na oportunidade, foram discutidas sugestões de melhorias da unidade. Participaram do encontro a desembargadora aposentada Maria Celeste Thomaz de Aragão, coordenadora da Pastoral Carcerária do Ceará, a irmã Gabriela Pinna, membro da Pastoral, os juízes aposentados Inocêncio Uchoa e Sílvio Mota, representantes da Associação de Juízes para a Democracia (ADJ), e Gualter Bezerra, integrante da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará.

Durante a visita, 23 detentos falaram sobre os problemas que afetam a CPPL I, como má alimentação, deficiência no abastecimento de água, atendimento médico precário e péssimas condições de higiene. Eles se queixaram também que o horário das visitas não está sendo cumprido.

A juíza Graça Quental constatou os problemas citados pelos detentos e pediu providências à direção da Casa de Privação.