Conteúdo da Notícia

Gestão do desembargador Luiz Gerardo Brígido terá como foco cidadãos e integrantes do Judiciário

Gestão do desembargador Luiz Gerardo Brígido terá como foco cidadãos e integrantes do Judiciário

Ouvir: Gestão do desembargador Luiz Gerardo Brígido terá como foco cidadãos e integrantes do Judiciário

O novo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, afirmou que os cidadãos, magistrados e servidores do Poder Judiciário serão o foco da sua administração, no biênio 2013/2015. A declaração foi feita durante discurso de posse realizado nesta segunda-feira (28/01), no Palácio da Justiça, bairro Cambeba, em Fortaleza.

Na ordem de prioridades, o desembargador destacou que o cidadão vem em primeiro lugar. “É ele, como contribuinte, que paga os nossos salários e tem direito a uma Justiça célere e eficiente; tem direito a ser bem atendido e com conforto”. Depois, magistrados e servidores, que “necessitam de total apoio para que possam desempenhar as suas atribuições, com agilidade e competência”.

Gerado Brígido ressaltou o que representa assumir o cargo de presidente do Tribunal. “Imensa a emoção. Sinto-me, porém, sereno e sem tempero algum de vaidade pela assunção. Estou consciente da gravíssima responsabilidade que me é transferida e dela não me há receio. Devo este estado de espírito, ao fato de que a recebo das mãos honradas do des. José Arísio Lopes da Costa”.

O novo presidente elogiou o trabalho realizado por seu antecessor. “Um biênio é muito pouco, mas Vossa Excelência avançou demais. Chegou a superar os próprios limites. Fez muito, e silenciosamente. Se mais não realizou, deixou a antes pedregosa estrada devidamente pavimentada para facilitar o meu transitar na nova administração”.

TRANSIÇÃO

Gerardo Brígido disse que, durante a fase de transição, o desembargador José Arísio manteve sua “marca de homem digno e magistrado correto. “Não trancou portas, não escondeu chaves de gaveta. Informou-me de tudo. Fez-me apto a traçar as diretivas da nova administração”.

Sobre a equipe que o auxiliará, o desembargador lembrou a necessidade de se escolher profissionais capacitados para atuar no Judiciário. “Asseguro-lhes que a escolha deses novos integrantes guiou-se essencialmente pelo critério técnico-profissional e da probidade, considerados requisitos fundamentais para a formação da equipe”.

No último dia 16, foi realizada reunião preliminar com os titulares das secretarias e assessorias. “A equipe que comigo se engajará na dificílima missão inicia-se escolhida criteriosamente, em verdadeira caçada as homens e mulheres competentes. A equipe está motivada e altamente comprometida com os encargos que lhe foram confiados”.

O magistrado saudou os chefes dos poderes Executivo e Legislativo e declarou que manterá a harmonia e preservará a independência entre as instituições. “Aceitem minha saudação amiga. Com ela dou-lhes a ver o espírito desarmado e o prenúncio da minha boa vontade de unir-me à vossas Excelências na luta pelo comum”.

GESTÃO COMPARTILHADA

Gerardo Brígido também ressaltou que fará uma administração participativa. “Não administrarei trancado no gabinete, quero a colaboração de todos, da nossa unidade de sentimentos, valores e devoção à causa funcional, haveremos de construir e de entregar, cedo ou tarde, a nós próprios e aos porvindouros, a Justiça que deve ser e que queremos fazer”.

O desembargador explicou que os magistrados serão ouvidos e, na medida das possibilidades materiais, atendidos nas demandas que visem aprimorar o serviço judicial. “Serão tratados como parceiros e compartilharão responsabilidade e loas pelos êxitos acaso obtidos”.

A Associação Cerense de Magistrados (ACM), a Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Ceará (OAB-CE), a Procuradoria Geral de Justiça, a Defensoria Pública Geral do Estado e as entidades que representam os servidores do Judiciário também foram convidadas a trabalhar em conjunto pelo bem do jurisdicionado.

Ao final, Gerardo Brígido agradeceu aos demais desembargadores e familiares, especialmente à filha Lara. “Conselheira e referencial afetivo do meu viver. De espírito, de personalidade e de caráter superior. Menina bondosa e mais ajuizada do que eu, não exagero quando ao orar agradeço ao Criador Supremo pela sua existência, querida filha”.